Volvo entrega seus primeiros caminhões autônomos no Brasil

Unidades serão aplicadas em uma usina de açúcar. Motoristas continuam no comando e os veículos rodarão autocontrolados apenas em áreas restritas das lavouras




Volvo entrega seus primeiros caminhões autônomos no Brasil [Volvo]

Um ano após a apresentação do modelo VM com tecnologia autônoma numa operação real no Brasil, a Volvo anuncia a entrega comercial das primeiras sete unidades do veículo, destinadas ao Grupo Usaçucar, de Maringá (PR). Com o negócio, que não teve o valor revelado, a Volvo torna-se a primeira marca a fazer a entrega comercial de um caminhão com tecnologia autônoma no mundo.

Volvo VM 2018 autônomo [Volvo]
Desenvolvido pela área de engenharia avançada no Brasil, com apoio da matriz na Suécia, o VM com tecnologia autônoma é equipado com um avançado sistema que permite a operação em modo autoguiado quando está dentro da lavoura de cana. O veículo é capaz de “visualizar” de forma virtual as linhas de plantação e seguir sozinho por elas, sem interferência direta do condutor. Com isso, a expectativa é que se reduza drasticamente o pisoteamento das mudas novas – especialmente nas operações à noite durante a época da colheita, realizadas 24 horas por dia -, que causam perdas de até 20% da safra seguinte.

Volvo VM 2018 autônomo [Volvo]
Segundo a Volvo, a precisão de 2,5 cm da direção autônoma é um número impossível de ser atingido por um motorista. Para conseguir tamanha exatidão, o VM autônomo tem um sistema de geolocalização que identifica exatamente o caminho a ser seguido e aciona o sistema de direção. No entanto, nova tecnologia não elimina o papel do motorista, que continua responsável por conduzir o veículo entre a plantação e a usina, diversas vezes durante o turno de trabalho.

Volvo VM 2018 autônomo [Volvo]
“Funciona como num avião comercial: o piloto continua responsável pelas decolagens e pousos, além de monitorar constantemente o voo, mesmo quando o piloto automático está ativado. O motorista continua acompanhando e cuidando de tudo, mesmo quando o sistema autônomo está conduzindo sozinho”, explica Alan Holzmann, diretor de planejamento estratégico de produto da Volvo na América Latina.

Volvo VM 2018 autônomo [Volvo]
Ainda de acordo com marca sueca, atualmente diferentes tipos de automação estão sendo testados em seus veículos comerciais por meio de operações reais em todo o mundo, tais como caminhões de mineração (Suécia) e caminhões de coleta de lixo (Inglaterra), bem como protótipos autônomos de ônibus e equipamentos de construção.




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário