BMW leva o Brabham do bi de Piquet de volta à pista

Primeiro carro com motor turbo a conquistar um título na F1, BT52 foi uma das atrações do Festival de Goodwood 2020. Ao volante, Pedro, filho do tricampeão




BMW leva o Brabham do bi de Piquet de volta à pista

Um carro que fez história na Fórmula 1 voltou para a pista neste domingo. O Brabham BMW BT52, conduzido por Nelson Piquet na conquista de seu bicampeonato mundial, em 1983, foi uma das atrações do último dia do Festival de Velocidade de Goodwood de 2020, tradicional evento britânico de automobilismo realizado anualmente no Goodwood House, em West Sussex, a 90 km ao sul de Londres.

O Festival de Goodwood ocorre no interior de uma propriedade privada que pertence ao Duque de Richmond – condado inglês – e reúne diversas atrações para fãs e entusiastas de carros clássicos e do esporte motorizado Em função das normas de afastamento social por causa da pandemia da Covid-19, a edição deste excepcionalmente não foi aberta ao público no local, mas teve transmissão ao vivo por meio do site oficial do evento.

Brabham BT52 pilotado por Pedro Piquet, em Goodwood

Primeiro carro campeão da era turbo da Fórmula 1, o Brabham BT52 também ajudou a BMW a conquistar seu único título na principal categoria do automobilismo mundial. Por tudo isso, o carro desenhado pelo engenheiro sul-africano Gordon Murray, considerado também um dos mais belos da história, faz parte do acervo do BMW Group Classic, o museu de automóveis instalado junto à sede mundial da marca bávara localizado em Munique, na Alemanha.

Na apresentação deste domingo em Goodwood, o carro foi conduzido por Pedro Piquet, filho mais novo do tricampeão, que atualmente disputa a temporada da Fórmula 2.

Pedro Piquet usou a icônica pintura do capacete do pai

Coincidentemente, a exibição de Pedro ao volante do BT52 acontece apenas três dias após a conquista do bicampeonato de Nelson Piquet completar 37 anos, com o 3º no GP da África do Sul, no circuito de Kyalami, naquele 15 de outubro de 1983.

Em 2013, quando o bicampeonato completou 30 anos, o próprio Nelson Piquet conduziu o BT52 no Festival de Goodwood daquele ano.

Três anos depois, Nelsinho Piquet, outro filho do tricampeão, também teve a oportunidade de acelerar o BT52, desta vez em uma estrada nos arredores de Timmelsjoch, nos alpes italianos, durante as comemorações pelos 100 anos de fundação da BMW, e do 31º aniversário de Nelsinho.

Em 2017, o o caçula, Pedro, já havia experimentado o bólido azul e branco, no circuito de Portimão, em Portugal, palco da próxima etapa da Fórmula 1, no fim de semana que vem.

BMW 328 Mille Miglia Touring Coupé

Além do histórico modelo Brabham BMW BT52, o BMW Group Classic marcou presença com outras duas lendas do esporte motorizado que compõem sua coleção histórica: o BMW V12 LMR, carro vencedor da 24 Horas de Le Mans em 1999, e o BMW 328 Mille Miglia Touring Coupé.

Fonte: BMW do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação e Pedro Piquet




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo