Peugeot Landtrek é lançada com viagem de 26 mil km pela América Latina

Expedição de estreia da picape média cruzará continente desde o México até o sul da Argentina. Modelo tem opções de cabine simples e dupla, e motor diesel ou gasolina

Peugeot Landtrek é lançada com viagem de 26 mil km pela América Latina

Iluminada pelo sol ardente da Baja California, a Peugeot iniciou hoje (25), em Los Cabos, na costa mexicana banhada pelo Pacífico, uma longa rota panamericana até o frio extremo de Ushuaia, na Argentina, a cidade mais ao sul do planeta, para promover o lançamento mundial da picape média Landtrek. O modelo inédito e global marca a entrada da fabricante francesa no segmento com capacidade de carga de uma tonelada.

Revelada em janeiro deste ano, a Peugeot Landtrek traz uma série atributos que a diferenciam dos concorrentes, segundo a marca, incluindo uma das maiores caçambas do segmento e a modularidade dos assentos inovadora.  A nova picape estará disponível com cabine dupla e com motor turbo a gasolina ou a diesel, dependendo do mercado a que se destina.

Peugeot Landtrek

A comercialização da nova Peugeot Landtrek se dará em duas etapas: a primeira no México, Equador, Peru, Guatemala, Panamá, Paraguai, República Dominicana, Uruguai, Haiti e Chile. Em uma fase seguinte, está previsto o seu lançamento na Argentina, Brasil e Colômbia.

A escolha da América Latina para a estreia do modelo se deve, segundo a Peugeot, ao fato de a região responder por cerca de 17% do total de 2,4 milhões de picapes vendidas anualmente em todo o mundo, representando 77% dos utilitários leves vendidos nesses países.

Peugeot Landtrek

O design exterior robusto da nova Peugeot Landtrek se destaca pela forte personalidade, incorporando uma série de elementos característicos da marca, com a grade vertical que acolhe o símbolo do leão em seu centro e as assinaturas luminosas de LED verticais, dependendo da versão.

Inspirado em outros modelos da fabricante, o desenho das rodas de alumínio foi concebido para garantir excelente robustez em condições de utilização intensas.

Peugeot Landtrek

As dimensões de 5,33 m de comprimento e 1,92 m de largura correspondem ao segmento das picapes médias, e permitem a capacidade de carga de até 1,2 ton, conforme a versão.

A Peugeot destaca que as medidas da caçamba são um elemento central da arquitetura da picape, fazendo dela uma das mais espaçosas do segmento. Na versão com cabine simples, o compartimento de carga oferece 2.430 mm de comprimento, e 1.630 mm para a dupla. A largura varia de 1.638 mm, de lateral a lateral, a 1.220 mm, entre as caixas de rodas.

Peugeot Landtrek

Para atender a múltiplos usos, a Landtrek oferece duas opções de motorização. A versão a diesel, com 1.910 cm³ de cilindrada, rende 150 cv de potência a 4.000 rpm, e torque de 35,6 kgfm entre 1.800 e 2.800 rpm, graças ao turbocompressor com geometria variável.

O acionamento do eixo de comando de válvulas é feito por corrente de aço, para reduzir os custos de manutenção. A transmissão é manual (Getrag), com seis velocidades. Segundo a Peugeot, o consumo combinado entre cidade e estrada é de 12,8 km/l.

Peugeot Landtrek

Na opção a gasolina, o propulsor de 2.378 cm³, também com turbo, desenvolve 210 cv a 5.600 rpm, e o torque máximo de 32,6 kgf.m de 2.000 a 4.000 rpm.

Neste caso, ele pode ser combinado à mesma transmissão manual da versão a diesel ou à caixa automática Punch, também de seis marchas, com modos de condução sequencial (manual), Sport e Eco.

Peugeot Landtrek

Além das possibilidades de tração 4×2 ou 4×4, a nova picape média da Peugeot já vem de fábrica equipada com o sistema Hill Descent Control, que mantém o veículo em velocidade baixa em declives mais acentuados, sem a interferência do motorista.

Por sua vez, o Trailer Swing Control, assistente para conduções com reboque, combinado ao controle de tração (ESP), reage automaticamente a movimentos inesperados do implemento, estabilizando o conjunto por meio da frenagem individual e coordenada das rodas da picape.

Peugeot Landtrek

O interior da nova Peugeot Landtrek retoma uma série de equipamentos presentes em outros modelos da marca, oferecendo conforto em quaisquer condições de rodagem ou de carga do veículo. Os ocupantes também contam com a proteção de seis airbags.

O espaço e a modularidade são beneficiados pelos bancos traseiros rebatíveis em 60/40 ou mesmo 100%, podendo suportar uma carga útil de até 100 kg.

Peugeot Landtrek

O conteúdo de tecnologia dispõe de equipamentos de última geração, similares aos dos SUV’s da marca, como a tela tátil de 10 polegadas (25,4 cm), com alta definição, compatível com as plataformas Apple CarPlay e Android Auto para conexão à internet por meio do smartphone, e o disco rígido de 10 GB para armazenamento de arquivos de música, por exemplo.

Além disso, dependendo da versão, o veículo conta com o sistema de visão panorâmica de 360° baseado em câmaras periféricas, incluindo uma visão 3D que facilita de forma inédita a detecção de obstáculos ou a passagem por caminhos estreitos, recurso útil tanto para o off-road quanto para o uso cotidiano na cidade.

Peugeot Landtrek

A Peugeot colocará à prova a confiabilidade, a qualidade, a robustez e o conforto da Landtrek ao longo de uma viagem de 26 mil quilômetros, durante 50 dias, que começou hoje, no México, e cruzará o continente.

Três unidades da Landtrek sairão de Los Cabos, que fica no ponto mais ao sul do istmo da Baixa Califórnia, na costa oeste do México, para atravessar todo o território asteca antes de chegar ao Equador, e de lá seguir a rota até a cidade de Ushuaia, na chamada Terra do Fogo, extremo sul da Argentina.

A expedição batizada Nova Peugeot Landtrek Conectando as Américas, será divulgada nas redes sociais da marca até que se encerre, na região também conhecida como “Fim do Mundo”, prevista para acontecer em 8 de fevereiro do próximo ano.

A Peugeot ainda não divulgou a quando a picape chega no Brasil. Mas até lá, já é possível ir conferindo os detalhes de design e de acabamento, assim como ela se sai nas mais diversas situações, nesse vídeo de apresentação:

Fonte: Peugeot do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação