Stock Car abre a temporada cheia de novidades

Categoria chega a Goiás com carros reformulados, estreia da Toyota ao lado da Chevrolet e mudanças desportivas. Copa Shell HB20 também faz sua etapa de abertura

Stock Car abre a temporada cheia de novidades

O Campeonato Brasileiro de Stock Car retorna à pista neste final de semana, no Autódromo Internacional de Goiânia, para a abertura da temporada de 2020, após o adiamento de quatro meses causado pela pandemia do novo coronavírus. Seguindo as recomendações de prevenção à Covid-19, a competição fará pela primeira vez um evento sem a presença do público, respeitando o rígido protocolo de segurança aprovado pelas autoridades sanitárias.

A retomada das atividades da principal categoria do automobilismo brasileiro traz uma série de importantes novidades técnicas e desportivas, que prometem mexer com a relação de forças dentro da competição. A primeira delas é a estreia da montadora Toyota, que coloca o seu sedã médio Corolla para disputar as vitórias com o veterano Chevrolet Cruze.

Stock Car 2020: Toyota Corolla x Chevrolet Cruze

No campo técnico, a novidade mais aguardada é a estreia dos carros novamente construídos a partir da carroceria original. O projeto dos dois modelos começou a ser testado no final de 2019, incorporando a mesma estrutura monobloco dos carros de produção, novos apêndices aerodinâmicos e material compósito com fibra de carbono.

Com isso, a categoria retorna ao conceito de “carros de estoque”, o qual já havia lhe servido de base desde a temporada inaugural, em 1979, inicialmente utilizando o monobloco do Chevrolet Opala, e depois do Omega, a partir de 1994.

Na temporada de 2000, os carros da Stock Car seguiram a evolução desenvolvida pela Nascar, a categoria equivalente nos Estados Unidos, com chassi tubular e carenagem de fibra de vidro. No ano seguinte, a Stock adotou o motor de oito cilindros em V, também semelhante ao da série estado-unidense, em substituição ao seis cilindros em linha do Opala.

Stock Light: categoria de acesso mantém carros de 2019

A Stock Light, categoria de acesso à Stock Car, que também fará a abertura da temporada neste final de semana pista goiana, continuará utilizando, ao menos por enquanto, os carros com estrutura tubular, sem identificação com modelos de série.

Com regulamento similar ao da categoria principal, a Light também é disputada em duas provas por final de semana, uma no sábado e outra no domingo.

Motor V-8 da Stock Car tem 6,2 litros de cilindrada e chega aos 550 cv de potência

De volta aos novos carros da Stock Car, a única mudança no motor V-8 de 6,2 litros de cilindrada, com potência de 460 cavalos – e capacidade para chegar a 550 cv quando o piloto aciona o “push to pass” (impulso para passar) – é o sistema de escapamento adequado às novas carrocerias. A transmissão manual, fabricada pela Xtrac, mantém as seis velocidades para frente, mais a ré, com trocas feitas por meio de aletas instaladas no volante (paddle shifters), desenvolvidas pela Magneti Marelli.

Somando o novo visual, o ronco mais agudo e o efeito visual de labaredas emitidas pelo escapamento nas trocas de marcha, os novos carros têm tudo para atrair ainda mais a atenção dos fãs de velocidade.

Toyota Corolla Stock Car

No cenário desportivo, a novidade mais evidente é a formação de duplas extremamente fortes em termos de disputa de campeonato.

Entre as principais forças dentro de cada box estão os times de Cacá Bueno e Julio Campos (Cruze), Thiago Camilo e Cesar Ramos (Corolla), Ricardo Zonta e Bruno Baptista (Corolla), Átila Abreu e Galid Osman (Cruze) e o formado pelo atual campeão Daniel Serra e o bicampeão Ricardo Maurício (Cruze). Além, é claro, da aguardada estreia da parceria entre Rubens Barrichello e o argentino Matías Rossi (Corolla).

Chevrolet Cruze Stock Car

Outra mudança desportiva é a realização das tomadas de tempo em apenas duas fases, as chamadas Q1 e Q2. No início do treino, todos os pilotos entrarão na pista na tentativa de classificação para a fase seguinte – que será disputada pelos 15 melhores do Q1.

O pole position será definido já nesta segunda sessão – e não em uma terceira, como vinha acontecendo até o ano passado, tornando, agora, ainda mais intensa a disputa pela posição de honra da largada.

As sessões cronometradas para definição do grid da Stock Car serão transmitidas ao vivo, no sábado, a partir das 16h20 pelo canal Sportv. As duas corridas de domingo terão transmissão, também ao vivo, a partir das 11h15, desta vez pelo Sportv2.

Confira as primeiras imagens em mvimento da nova Stock Car:

A programação em Goiânia contará também com as provas da Copa Shell HB20, que acaba de ganhar o sinal verde para a realização de sua primeira etapa de 2020.

Além da entrada da petrolífera holandesa como principal patrocinadora do Campeonato, a categoria apoiada pela Hyundai traz como novidade a mudança da formação do grid de largada para a segunda prova.

Hyundai Copa Shell HB20

A partir de agora, em vez de inverter os dez primeiros colocados, o número de pilotos que trocam de posição será determinado pelo número correspondente ao décimo de segundo do tempo da última volta do décimo colocado. Ou seja, se o décimo colocado registrar a última volta em 1:50.900, os nove primeiros invertem; se a volta for em 1:50.200, apenas os dois primeiros trocam de posições.

O formato da competição em rodada dupla foi mantido, com uma corrida
disputada no sábado e outra no domingo.

Fontes: Stock Car e Copa Shell HB20 I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação

About Universo Motor 1074 Articles
Jornalista e editor de conteúdo