Copa Shell está de volta na pele dos Hyundai HB20

Petrolífera é a nova patrocinadora principal da categoria monomarca e traz de volta nome reconhecido nas pistas nacionais. Temporada 2020 ainda não tem datas




Copa Shell está de volta na pele dos Hyundai HB20

A organização da Copa HB20, categoria nacional de turismo monomarca disputada com os modelos da montadora sul-coreana, e a operação brasileira da Shell firmaram um acordo para as próximas duas temporadas da competição.

A empresa de produção e distribuição de derivados de petróleo, que tem sede mundial em Haia, na Holanda, adquiriu a principal cota de patrocínio do campeonato – o que inclui o chamado naming rights (direitos de nomeação) – e passa a ser chamado oficialmente Copa Shell HB20. Além disso, todos os carros de corrida serão abastecidos com etanol e óleos lubrificantes da marca. Segundo a empresa, a ação replica no Brasil o conceito “Da pista para rua”, traço de sua estratégia centenária de marketing que vai além do patrocínio e exposição da marca, e se caracteriza pelo envolvimento técnico nos esportes a motor.

Largada da Copa Hyundai HB20 em Interlagos

Em sua primeira temporada, disputada em 2019, a agora Copa Shell HB20 despontou como o evento de automobilístico nacional que mais cresceu, realizando etapas conjuntas com a Stock Car e Copa Truck, nos quais reuniu grids com mais de 30 carros. A fim de reduzir custos, as etapas são realizadas no formato “rodada dupla”, ou seja, com duas corridas disputadas a cada fim de semana.

Por conta desse sucesso, o calendário de 2020 foi ampliado para nove etapas, com início previsto para os dias 4 e 5 de abril, em Londrina (PR). No entanto, em razão da pandemia de coronavírus, a programação do campeonato teve de ser adiada e as novas datas ainda não foram anunciadas.

Copa Shell de Marcas e Pilotos

A parceria entre a Copa HB20 e a Shell assinala o retorno de uma marca consagrada no automobilismo brasileiro, após mais de 25 anos. Entre as décadas de 1980 e 1990, o Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos era chamado oficialmente de Copa Shell e se estabeleceu como um sucesso de público, fazendo parte, inclusive, durante alguns anos, da programação do GP do Brasil de Fórmula 1, com etapas disputadas como corrida preliminar.

Hyundai Copa HB20

Criada pela HRacing e com o suporte oficial da Hyundai, a Copa HB20 tornou-se o principal campeonato de carros de tração dianteira baseados em modelos de rua do Brasil. Também com o objetivo de tornar a categoria a mais acessível possível aos competidores, o regulamento permite apenas leves ajustes mecânicos.

Com isso, os carros de corrida são derivados completamente da configuração de série HB20 R Spec, que sai de fábrica com motor 1.6 de quatro cilindros e 16 válvulas, e transmissão manual de seis velocidades. A preparação do motor eleva a potência máxima de roda em 20%, comparada à original, totalizando cerca de 160 cv – o que permite aos modelos ultrapassarem os 200 km/h em grandes retas.

Hyundai Copa HB20

No interior da cabine as modificações em relação ao modelo original resultam da instalação dos equipamentos de segurança exigidos pelo regulamento.

São eliminados os revestimentos, assentos e o painel, para dar lugar à estrutura tubular (santantônio), banco especial do tipo “concha”, cinto de segurança de cinco pontos, chave geral (interna e externa) para corte da energia elétrica, bem como o sistema anti-incêndio, também acionável por dentro ou por fora do carro, com saídas para o próprio habitáculo e para o compartimento do motor.

Fonte: Copa HB20 I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação e arquivo Gunnar Vollmer




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo