Chevrolet S10 ganha internet a bordo e novo visual

Além do wi-fi nativo, inédito no segmento, modelo estreia sistema de frenagem autônoma de emergência e a identidade exclusiva para a versão High Country




Chevrolet S10 ganha internet a bordo e novo visual

Comemorando 25 anos de estrada, a Chevrolet S10 chega à linha 2021 lotada de novidades, que vão muito além do design atualizado e mais imponente, e que estreia o visual exclusivo para a configuração de topo de linha High Country.

A picape média mais vendida do país foi aprimorada substancialmente nos aspectos de conectividade, desempenho e segurança. Entre as inovações, o modelo da Chevrolet é o primeiro no segmento com wi-fi nativo, ou seja, integrado à eletrônica embarcada do veículo desde a linha de montagem, o que oferece algumas facilidades para o usuário, como descrito adiante. Sob o capô, a opção de motorização 2.8 diesel vem com novo turbocompressor e a recalibragem da injeção de combustível, resultando em maior rendimento com menor consumo, segundo a marca da gravata. Fora isso, a proteção a bordo está ainda mais envolvente, com a estrutura da cabine reforçada e os seis airbags, de série, em todas configurações, além da estreia do sistema de frenagem autônoma de emergência, também inédito na categoria.

Chevrolet S10 High Country e LTZ

O que não muda é a variedade de opções disponíveis para configurar a picape. Ao todo, são 12 as combinações possíveis entre as três versões de carroceria (cabine simples ou dupla e chassi-cabine); cinco níveis de acabamento: LS, Advantage, LT, LTZ e High Country; motorizações 2.5 flex e 2.8 turbodiesel diesel; transmissão manual ou automática, ambas de seis velocidades (MT6 e AT6); e tração traseira (4×2) ou integral (4×4).

As principais configurações e preços básicos da nova linha Chevrolet S10 estão detalhadas na tabela ao final do texto.

Chevrolet S10 LTZ 2021

O uso de aços com especificações avançadas tornou a estrutura da carroceria da S10 até 20% mais resistente em caso de impacto frontal, afirma a Chevrolet.

Em relação ao visual, a principal modificação no design da nova S10 se concentra na parte frontal, enfatizando a imponência da picape. Seguindo o estilo atual da linha de utilitários globais da Chevrolet, o parachoque totalmente redesenhado abre maior espaço para a grade de ventilação do motor agregada a ele. Nas configurações LS, Advantage, LT e LTZ, a trama em colmeia na cor preta destaca as barras horizontais cromadas e o logo da Chevrolet ao centro.

Chevrolet S10 High Country 2021

O conjunto de faróis principais com luzes halógenas é o mesmo do modelo anterior, integrado com a iluminação de condução diurna (DLR) composta por LEDs (diodo emissor de luz). Neste aspecto, a novidade fica por conta das luzes auxiliares, que foram reposicionadas um pouco mais acima, aumentando a aptidão para as atividades no campo ou off-road da picape preferida pelo produtor rural. Além de mais protegidas contra impactos de galhos, pedras e obstáculos rasteiros, elas oferecem maior iluminação em trechos de vegetação alta, por exemplo, seja mato ou plantações.

Outra melhoria voltada ao fora de estrada é a moldura com acabamento metalizado na parte inferior do parachoque dianteiro, simulando um skid plate (ou “peito de aço”), cujo desenho aumentou o ângulo de ataque para 29º (dois a mais), resultando em maior a capacidade do veículo em superar obstáculos. Na traseira, o anteparo traz apliques cromados nas extremidades da peça, refletindo maior elegância ao utilitário.

Chevrolet S10 LS 2021

A opção de cabine simples, disponível apenas com o motor 2.8 turbodiesel, mantém a capacidade de carga de 1.200 kg, quando equipada com câmbio manual e tração 4×2, ou 1.120 kg, com tração 4×4; já para as configurações de cabine dupla, a capacidade de carga é de 1.049 kg, com volume útil de 1.329 litros – o maior da categoria, assegura a fabricante.

Para complementar as novidades na aparência externa, a picape é oferecida com mais duas cores inéditas para a pintura da carroceria – Cinza Topázio e Azul Eclipse -, que se juntam às já conhecidas Branco Summit, Cinza Graphite, Prata Switchblade, Preto Ouro Negro e Vermelho Edible Berries.

Chevrolet S10 High Country 2021

Para reforçar o seu aspecto de exclusividade, a opção topo de linha High Country estreia o visual diferenciado das demais configurações.

O acabamento customizado inclui a grade frontal com o nome “Chevrolet” em alto relevo sobre a barra central. A tradicional gravata dourada, emblema da marca, pela primeira vez aparece deslocada do centro, localizada agora no canto inferior esquerdo.

Chevrolet S10 High Country 2021

Na lateral, a S10 High Country chama a atenção pelas novas rodas esportivas com aro de 18”, que combina as bordas usinadas com o centro e os raios em preto brilhante. Os pneus têm medidas de 265/60. Outro aspecto lateral marcante é a barra anticapotamento envolvente (santantonio), que que se alia perfeitamente à coluna traseira da cabine.

O compartimento de carga tem como principal novidade o amortecedor da tampa traseira, que torna a operação de manuseio muito mais suave; o item é oferecido como acessório para todas as configurações.

Chevrolet S10 2.8 turbodiesel 2021

Embaixo do capô dianteiro, a novidade que chega com a linha 2021 é atualização do motor turbodiesel 2.8, o preferido dos consumidores, segundo a Chevrolet. A unidade de quatro cilindros em linha, com exatos 2.776 cm³ de cilindrada, passa a ser sobrealimentada pela mesma turbina que equipa a picape Chevrolet Colorado disponível nos Estados Unidos, o que traz a vantagem de oferecer acelerações mais progressivas, tornando a S10 mais “esperta” e divertida de guiar, ainda de acordo com a montadora. 

Para a integração do novo componente, foi desenvolvida uma nova calibração para o motor, que manteve a potência máxima de 200 cv, com pico de torque de 51 kgf.m. As vantagens trazidas por essas modificações, segundo a Chevrolet, são as arrancadas e ultrapassagens mais ágeis, e a maior economia de combustível. Acoplado à transmissão automática de seis marchas, o turbodiesel permite, agora, à nova S10 acelerar de zero a 100 km/h em 10,1s – 0s2 a menos do que a versão anterior, segundo dos dados de fábrica.

Já a economia de combustível variou de 3 a 10%, dependendo da configuração e da condição. Nos modelos com câmbio manual, por exemplo, o custo por quilômetro rodado com diesel ficou muito próximo ao de um compacto 1.0 flex, compara a marca.

Chevrolet S10 LTZ 2021

A motorização alternativa 2.5 Ecotec, flexível, também de quatro cilindros, com 2.457 cm³, 16 válvulas, não teve alterações e mantém a potência máxima de 206 cv a 6.000 rpm, e o torque de 27,3 kgf.m a 4.400 rpm, ambos com etanol.

Conforme os dados fornecidos pela fabricante, quando também combinado à transmissão automática de seis velocidades, ele permite médias de consumo na cidade de 5,3 km/l, com etanol, e de 7,9 km/l, com gasolina, enquanto na estrada as marcas são de 6,4 e 9,4 km/l, respectivamente. A velocidade máxima é de 163 km/h.

Chevrolet S10 High Country 2021

Desde o modelo anterior, a S10 oferece um extenso pacote de novas tecnologias, entre elas o acionamento remoto do motor, direção elétrica capaz de compensar inclinação da via em longos percursos, controles eletrônicos avançados de estabilidade e de tração, e os alertas de saída involuntária de faixa e de colisão frontal.

A picape média da Chevrolet também se diferencia no segmento pela oferta de equipamentos exclusivos, tais como o sistema de telemática OnStar e o CPA (Centrifugal Pendulum Absorber, ou absorvedor de pêndulo centrífugo, em português), que, na prática, são seis contrapesos adicionados ao conversor de torque da transmissão – recurso também copiado da Chevrolet Colorado – que ajudam a reduzir os níveis de ruído e de vibração do motor, bem como o consumo de combustível, segundo a fabricante.

Chevrolet S10 2021

A partir da linha 2021, o conteúdo de segurança ganha importantes reforços, como a câmera de ré, que projeta imagens de alta definição, com linhas linha-guia específica e imagem aumentada (zoom) para facilitar a operação. Outro recurso interessante deste sistema é que o usuário consegue acionar temporariamente a câmera traseira em plena viagem para conferir a situação do reboque.

Importante destacar, ainda, que a S10 conta com o controle eletrônico de oscilação do trailer (TSC), capaz de identificar eventuais excessos de oscilação lateral da carreta e, de maneira automática, frear seletivamente as rodas da picape, até a completa estabilização do conjunto.

Chevrolet S10 2021

Outro recurso que estreia na nova S10 é o sistema de frenagem autônoma de emergência, que reduz a velocidade da picape automaticamente ao identificar que o condutor está distraído ou que o veículo logo à frente realizou uma manobra abrupta, ou, ainda, se há um pedestre atravessando a via. Este recurso funciona de 8 a 80 km/h e pode diminuir os danos ou até evitar o acidente.

A S10 utiliza também a câmera desse sistema, localizada no alto do parabrisa, para ajudar o condutor em frenagens de emergência. No caso de o motorista pisar no freio repentinamente, mas o sistema entender que a pressão aplicada no pedal não será suficiente, a tecnologia intensifica a força de frenagem, de forma autônoma.

Chevrolet S10 High Country 2021

Para completar o conteúdo de proteção aos ocupantes, a nova S10 passa a oferecer, de série, os seis airbags em todas as configurações – equipamento restrito, até então, à High Country.

Nas versões de cabine dupla, a picape também vem com sistema Isofix para fixação de cadeirinha infantil, com ancoragem superior (Toptether).

Chevrolet S10 2021

Por fim, para agilizar a vida do usuário, o wi-fi nativo que estreia na nova S10 – e, a partir de agora, seu principal diferencial sobre a concorrência -, oferece o sinal até 12 vezes mais estável que o de um smartphone. Ao mesmo tempo, sua capacidade de se manter mais tempo conectada à rede 4G (em função da antena de teto que amplifica o sinal) se traduz em maior velocidade de transmissão de dados – e sem consumir o pacote da assinatura do smartphone.

A conectividade nível quatro, a mais avançada disponível no mercado, permite uma série de facilidades ao proprietário da S10, como as atualizações remotas (Over the Air) de sistemas eletrônicos do veículo. Mais do que isso, a picape da Chevrolet agora é capaz de identificar a necessidade de troca de óleo, por exemplo, e enviar um alerta para o WhatsApp do motorista, que também pode iniciar a refrigeração da cabine à distância, como forma de experimentar uma das várias funções do novo aplicativo myChevrolet.

Chevrolet S10 2021

A Nova S10 incorpora também a mais moderna geração do multimídia MyLink, com tela LCD sensível ao toque de 8”. A novidade, aqui, é a projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play, aplicada pela primeira vez em um modelo da marca no país.

Confira os preços das principais configurações da linha Chevrolet S10 2021

Configuração Motor Câmbio Tração Preço
Advantage2.5 FlexManual4×2R$ 125.390
LT2.5 Flex Automático4×2R$ 141.990
LTZ2.5 Flex Automático 4×2R$ 146.790
LTZ2.5 Flex Automático 4×4R$ 156.690
LS2.8 TurbodieselManual4×4R$ 169.200
LT2.8 Turbodiesel Automático4×4R$ 187.590
LTZ2.8 Turbodiesel Automático 4×4R$ 206.190
High Country2.8 Turbodiesel
Automático 4×4R$ 213.290

Fonte: Chevrolet do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo