Comemorando 25 anos de estrada, a Chevrolet S10 chega à linha 2021 lotada de novidades, que vão muito além do design atualizado e mais imponente, e que estreia o visual exclusivo para a configuração de topo de linha High Country.
A picape média mais vendida do país foi aprimorada substancialmente nos aspectos de conectividade, desempenho e segurança. Entre as inovações, o modelo da Chevrolet é o primeiro no segmento com wi-fi nativo, ou seja, integrado à eletrônica embarcada do veículo desde a linha de montagem, o que oferece algumas facilidades para o usuário, como descrito adiante. Sob o capô, a opção de motorização 2.8 diesel vem com novo turbocompressor e a recalibragem da injeção de combustível, resultando em maior rendimento com menor consumo, segundo a marca da gravata. Fora isso, a proteção a bordo está ainda mais envolvente, com a estrutura da cabine reforçada e os seis airbags, de série, em todas configurações, além da estreia do sistema de frenagem autônoma de emergência, também inédito na categoria.
O que não muda é a variedade de opções disponíveis para configurar a picape. Ao todo, são 12 as combinações possíveis entre as três versões de carroceria (cabine simples ou dupla e chassi-cabine); cinco níveis de acabamento: LS, Advantage, LT, LTZ e High Country; motorizações 2.5 flex e 2.8 turbodiesel diesel; transmissão manual ou automática, ambas de seis velocidades (MT6 e AT6); e tração traseira (4×2) ou integral (4×4).
As principais configurações e preços básicos da nova linha Chevrolet S10 estão detalhadas na tabela ao final do texto.
O uso de aços com especificações avançadas tornou a estrutura da carroceria da S10 até 20% mais resistente em caso de impacto frontal, afirma a Chevrolet.
Em relação ao visual, a principal modificação no design da nova S10 se concentra na parte frontal, enfatizando a imponência da picape. Seguindo o estilo atual da linha de utilitários globais da Chevrolet, o parachoque totalmente redesenhado abre maior espaço para a grade de ventilação do motor agregada a ele. Nas configurações LS, Advantage, LT e LTZ, a trama em colmeia na cor preta destaca as barras horizontais cromadas e o logo da Chevrolet ao centro.
O conjunto de faróis principais com luzes halógenas é o mesmo do modelo anterior, integrado com a iluminação de condução diurna (DLR) composta por LEDs (diodo emissor de luz). Neste aspecto, a novidade fica por conta das luzes auxiliares, que foram reposicionadas um pouco mais acima, aumentando a aptidão para as atividades no campo ou off-road da picape preferida pelo produtor rural. Além de mais protegidas contra impactos de galhos, pedras e obstáculos rasteiros, elas oferecem maior iluminação em trechos de vegetação alta, por exemplo, seja mato ou plantações.
Outra melhoria voltada ao fora de estrada é a moldura com acabamento metalizado na parte inferior do parachoque dianteiro, simulando um skid plate (ou “peito de aço”), cujo desenho aumentou o ângulo de ataque para 29º (dois a mais), resultando em maior a capacidade do veículo em superar obstáculos. Na traseira, o anteparo traz apliques cromados nas extremidades da peça, refletindo maior elegância ao utilitário.
A opção de cabine simples, disponível apenas com o motor 2.8 turbodiesel, mantém a capacidade de carga de 1.200 kg, quando equipada com câmbio manual e tração 4×2, ou 1.120 kg, com tração 4×4; já para as configurações de cabine dupla, a capacidade de carga é de 1.049 kg, com volume útil de 1.329 litros – o maior da categoria, assegura a fabricante.
Para complementar as novidades na aparência externa, a picape é oferecida com mais duas cores inéditas para a pintura da carroceria – Cinza Topázio e Azul Eclipse -, que se juntam às já conhecidas Branco Summit, Cinza Graphite, Prata Switchblade, Preto Ouro Negro e Vermelho Edible Berries.
Para reforçar o seu aspecto de exclusividade, a opção topo de linha High Country estreia o visual diferenciado das demais configurações.
O acabamento customizado inclui a grade frontal com o nome “Chevrolet” em alto relevo sobre a barra central. A tradicional gravata dourada, emblema da marca, pela primeira vez aparece deslocada do centro, localizada agora no canto inferior esquerdo.
Na lateral, a S10 High Country chama a atenção pelas novas rodas esportivas com aro de 18”, que combina as bordas usinadas com o centro e os raios em preto brilhante. Os pneus têm medidas de 265/60. Outro aspecto lateral marcante é a barra anticapotamento envolvente (santantonio), que que se alia perfeitamente à coluna traseira da cabine.
O compartimento de carga tem como principal novidade o amortecedor da tampa traseira, que torna a operação de manuseio muito mais suave; o item é oferecido como acessório para todas as configurações.
Embaixo do capô dianteiro, a novidade que chega com a linha 2021 é atualização do motor turbodiesel 2.8, o preferido dos consumidores, segundo a Chevrolet. A unidade de quatro cilindros em linha, com exatos 2.776 cm³ de cilindrada, passa a ser sobrealimentada pela mesma turbina que equipa a picape Chevrolet Colorado disponível nos Estados Unidos, o que traz a vantagem de oferecer acelerações mais progressivas, tornando a S10 mais “esperta” e divertida de guiar, ainda de acordo com a montadora.
Para a integração do novo componente, foi desenvolvida uma nova calibração para o motor, que manteve a potência máxima de 200 cv, com pico de torque de 51 kgf.m. As vantagens trazidas por essas modificações, segundo a Chevrolet, são as arrancadas e ultrapassagens mais ágeis, e a maior economia de combustível. Acoplado à transmissão automática de seis marchas, o turbodiesel permite, agora, à nova S10 acelerar de zero a 100 km/h em 10,1s – 0s2 a menos do que a versão anterior, segundo dos dados de fábrica.
Já a economia de combustível variou de 3 a 10%, dependendo da configuração e da condição. Nos modelos com câmbio manual, por exemplo, o custo por quilômetro rodado com diesel ficou muito próximo ao de um compacto 1.0 flex, compara a marca.
A motorização alternativa 2.5 Ecotec, flexível, também de quatro cilindros, com 2.457 cm³, 16 válvulas, não teve alterações e mantém a potência máxima de 206 cv a 6.000 rpm, e o torque de 27,3 kgf.m a 4.400 rpm, ambos com etanol.
Conforme os dados fornecidos pela fabricante, quando também combinado à transmissão automática de seis velocidades, ele permite médias de consumo na cidade de 5,3 km/l, com etanol, e de 7,9 km/l, com gasolina, enquanto na estrada as marcas são de 6,4 e 9,4 km/l, respectivamente. A velocidade máxima é de 163 km/h.
Desde o modelo anterior, a S10 oferece um extenso pacote de novas tecnologias, entre elas o acionamento remoto do motor, direção elétrica capaz de compensar inclinação da via em longos percursos, controles eletrônicos avançados de estabilidade e de tração, e os alertas de saída involuntária de faixa e de colisão frontal.
A picape média da Chevrolet também se diferencia no segmento pela oferta de equipamentos exclusivos, tais como o sistema de telemática OnStar e o CPA (Centrifugal Pendulum Absorber, ou absorvedor de pêndulo centrífugo, em português), que, na prática, são seis contrapesos adicionados ao conversor de torque da transmissão – recurso também copiado da Chevrolet Colorado – que ajudam a reduzir os níveis de ruído e de vibração do motor, bem como o consumo de combustível, segundo a fabricante.
A partir da linha 2021, o conteúdo de segurança ganha importantes reforços, como a câmera de ré, que projeta imagens de alta definição, com linhas linha-guia específica e imagem aumentada (zoom) para facilitar a operação. Outro recurso interessante deste sistema é que o usuário consegue acionar temporariamente a câmera traseira em plena viagem para conferir a situação do reboque.
Importante destacar, ainda, que a S10 conta com o controle eletrônico de oscilação do trailer (TSC), capaz de identificar eventuais excessos de oscilação lateral da carreta e, de maneira automática, frear seletivamente as rodas da picape, até a completa estabilização do conjunto.
Outro recurso que estreia na nova S10 é o sistema de frenagem autônoma de emergência, que reduz a velocidade da picape automaticamente ao identificar que o condutor está distraído ou que o veículo logo à frente realizou uma manobra abrupta, ou, ainda, se há um pedestre atravessando a via. Este recurso funciona de 8 a 80 km/h e pode diminuir os danos ou até evitar o acidente.
A S10 utiliza também a câmera desse sistema, localizada no alto do parabrisa, para ajudar o condutor em frenagens de emergência. No caso de o motorista pisar no freio repentinamente, mas o sistema entender que a pressão aplicada no pedal não será suficiente, a tecnologia intensifica a força de frenagem, de forma autônoma.
Para completar o conteúdo de proteção aos ocupantes, a nova S10 passa a oferecer, de série, os seis airbags em todas as configurações – equipamento restrito, até então, à High Country.
Nas versões de cabine dupla, a picape também vem com sistema Isofix para fixação de cadeirinha infantil, com ancoragem superior (Toptether).
Por fim, para agilizar a vida do usuário, o wi-fi nativo que estreia na nova S10 – e, a partir de agora, seu principal diferencial sobre a concorrência -, oferece o sinal até 12 vezes mais estável que o de um smartphone. Ao mesmo tempo, sua capacidade de se manter mais tempo conectada à rede 4G (em função da antena de teto que amplifica o sinal) se traduz em maior velocidade de transmissão de dados – e sem consumir o pacote da assinatura do smartphone.
A conectividade nível quatro, a mais avançada disponível no mercado, permite uma série de facilidades ao proprietário da S10, como as atualizações remotas (Over the Air) de sistemas eletrônicos do veículo. Mais do que isso, a picape da Chevrolet agora é capaz de identificar a necessidade de troca de óleo, por exemplo, e enviar um alerta para o WhatsApp do motorista, que também pode iniciar a refrigeração da cabine à distância, como forma de experimentar uma das várias funções do novo aplicativo myChevrolet.
A Nova S10 incorpora também a mais moderna geração do multimídia MyLink, com tela LCD sensível ao toque de 8”. A novidade, aqui, é a projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play, aplicada pela primeira vez em um modelo da marca no país.
Confira os preços das principais configurações da linha Chevrolet S10 2021
Configuração | Motor | Câmbio | Tração | Preço |
Advantage | 2.5 Flex | Manual | 4×2 | R$ 125.390 |
LT | 2.5 Flex | Automático | 4×2 | R$ 141.990 |
LTZ | 2.5 Flex | Automático | 4×2 | R$ 146.790 |
LTZ | 2.5 Flex | Automático | 4×4 | R$ 156.690 |
LS | 2.8 Turbodiesel | Manual | 4×4 | R$ 169.200 |
LT | 2.8 Turbodiesel | Automático | 4×4 | R$ 187.590 |
LTZ | 2.8 Turbodiesel | Automático | 4×4 | R$ 206.190 |
High Country | 2.8 Turbodiesel | Automático | 4×4 | R$ 213.290 |
Fonte: Chevrolet do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação