A Jeep está desbravando um outro caminho no Brasil com a chegada do inédito Compass S 4xe híbrido plug-in, que adiciona ao trem de força tradicional, a combustão, um motor movido a bateria, instalado no eixo traseiro. O modelo é o segundo veículo eletrificado lançado pela marca sinônimo de 4×4, exatamente um ano depois da apresentação da versão híbrida do icônico Wrangler nos Estados Unidos.
Apesar de o Compass ser produzido em Goiana (PE) desde seu lançamento mundial, em 2016, a versão eletrificada 4xe (pronuncia-se four by e) vem importada da Itália e oferecida exclusivamente na configuração mais completa da gama do modelo, a Série S, que traz de série todos os itens opcionais da família do SUV e não tem cobrança extra de cor da pintura.
Elevando os atributos que tornaram os Jeep emblemas da categoria para um patamar inédito, sua motorização híbrida resulta na potência combinada de 240 cv e o sistema de tração 4×4 oferece quatro modos de condução. Fora isso, entre os principais equipamentos de série, há uma ampla oferta de avançadas assistências à condução.
O Compass 4xe é o primeiro fruto de uma série de produtos eletrificados que a Jeep reserva para o Brasil e já está disponível nas 40 concessionárias da marca espalhadas pelo país, com preço sugerido de R$ 349.990 e em condições especiais de lançamento até o final deste mês, que estão detalhadas no final do texto.
O design externo do Compass 4xe traz algumas particularidades em relação às demais versões, começando pelas quatro cores exclusivas: prata glacier, preto, branco alpine e azul shade.
A cor azul também está presente em torno das plaquetas de identificação (badges) onde se lê “Jeep” e “Compass” no capô, portas dianteiras e porta-malas.
Ainda na traseira fica o logotipo “4xe”, que tem a última letra pintada também em azul, para reforçar a presença da tecnologia híbrida plug-in no modelo.
Além disso, o Compass 4xe possui um segundo “bocal” de abastecimento, localizado no paralama traseiro esquerdo, destinado ao conector de recarga.
O Jeep eletrificado tem sua personalidade reforçada pelos faróis com design exclusivo e iluminação totalmente de LED (diodo emissor de luz), rodas de liga leve de 19” de dez raios duplos com acabamento preto brilhante e o teto solar panorâmico translúcido e escurecido.
Voltando o foco para centro das atenções do novo Compass 4xe, ele traz sob o capô o já consagrado motor T270 turbo, com quatro cilindros em linha e 1.332 cm³ de capacidade cúbica, que nessa configuração é movido somente a gasolina e alcança 180 cv de potência a 5.750 rpm e 27,5 kgf.m de torque desde os 1.750 giros.
Esse propulsor é acoplado a um câmbio automático de seis marchas e auxiliado por um motor elétrico, que também cumpre a função de gerador. O conjunto traciona o eixo dianteiro e gera eletricidade para as baterias.
No eixo posterior fica o segundo motor elétrico, capaz de render 60 cv de potência e o torque de 25,5 kgf.m, disponível em qualquer rotação. Esse conjunto compacto é conectado diretamente às rodas traseiras, permitindo que o Compass 4xe mantenha a tração 4×4, mas sem a necessidade do eixo cardã, responsável por levar o movimento do motor para as rodas de trás nos sistemas convencionais de transmissão integral.
A gestão eletrônica do trem de força garante que o veículo disponha da tração nas quatro rodas automaticamente sempre que necessário, sem interferência do motorista.
Ocupando parte do espaço originalmente destinado ao cardã, no nível do assoalho sob os bancos traseiros – oferecendo maior espaço para as pernas e conforto aos ocupantes -, o conjunto de baterias de tração fica dentro de um invólucro metálico, que serve como proteção contra impactos e imersão em água. Além de baixar o centro de gravidade da carroceria para mais perto do solo, favorecendo a estabilidade do veiculo, essa solução aumenta em dez litros o espaço do porta-malas em relação aos demais Compass, passando para 420 l; no entanto, o tanque de combustível foi reduzido de 55 para 36,5 l.
Dotadas de refrigeração independente e inversor de corrente integrado, esses reservatórios de eletricidade possuem tensão de 400 Volts e capacidade total de 11,4 kWh, possibilitando ao veículo rodar até 44 quilômetros sem a necessidade de acionar o motor a combustão, de forma silenciosa e livre de emissões de poluentes no local. Quando a carga das baterias baixa, o motor elétrico dianteiro gera energia para ser enviada ao propulsor traseiro, garantindo a tração 4×4 em qualquer circunstância.
O sistema de recarga do tipo plug-in do Compass 4xe – ou seja, por meio do conector localizado na lateral traseira do veículo – segue o padrão europeu Type 2 (o mais comum no Brasil), e possui luzes indicativas sobre o nível de carga da bateria. Ele permite que a energia seja reabastecida de duas maneiras.
A primeira é usando o carregador doméstico portátil, incluso no modelo, que é e conectado a uma tomada de 110V/220V de três pinos, pelo qual o veículo é recarregado totalmente entre quatro e 20 horas, conforme a tensão escolhida.
Os clientes também podem optar por um carregador de parede (wallbox) da Weg ou EnelX, ambos homologados pela Jeep. O aparelho dispensa instalação trifásica e tem potência de 7,4 kW, possibilitando a recarga completa em 1h40 minutos, no modo mais rápido, ou em nove horas, no mais lento.
O aparelho permite programar o carregamento para o horário em que a tarifa for mais barata, por meio do botão de recarga programada ao lado do conector do veículo, reduzindo o custo do abastecimento. O agendamento da recarga também pode ser feito pelo sistema multimídia ou por meio do smartphone no aplicativo conectado à plataforma Adventure Intelligence.
Outro modo de repor a energia das baterias é de frenagem regenerativa. Ao pisar no freio de forma suave, os próprios motores elétricos passam a atuar como geradores de eletricidade; e, dessa forma, além de recarregar a bateria, a velocidade do veículo é reduzida sem o uso dos freios a disco nas quatro rodas.
Esse recurso pode ser intensificado ao acionar o botão “e-Coasting” (costeamento eletrônico) situado próximo à tela multimídia. Ao ser ativado, ele eleva a regeneração de energia em desacelerações, sempre que o acelerador é aliviado. O “e-Coasting” conta com dois modos de atuação, suave e intenso. Esse último aumenta a transformação de energia cinética em elétrica nas desacelerações, permitindo até, em alguns casos, que seja possível dirigir o Compass 4xe sem pisar no freio. Caso o motorista freie de forma mais forte ou a frenagem autônoma de emergência (AEB) identifique o risco de colisão, os freios a disco são acionados.
De acordo com Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (Pbev), o Compass 4xe pode rodar até 25,4 km/l na cidade, com autonomia de 927 quilômetros. Na rodovia, pelos mesmos padrões, o consumo é de 24,2 km/l. A maior “quilometragem” em percurso urbano, no caso, se deve ao maior uso dos freios, o que ajuda a recuperar energia e economizar combustível.
Os índices de eficiência surpreendentes contrastam com os números de desempenho apresentados pelo SUV que tem peso total de 1.908 kg (em ordem de marcha): com potência combinada de 240 cv, a aceleração de zero a 100 km/h no Compass 4xe pode ser alcançada em 6,8 segundos e a velocidade máxima pode chegar a 206 km/h.
O motorista pode escolher entre quatro modos distintos de condução, que ajustam parâmetros como mapa da troca de marchas, sensibilidade do acelerador e nível assistência da direção elétrica. No modo “Auto”, o carro faz todo o trabalho e analisa continuamente dados como velocidade, inclinação da carroceria e aderência em cada roda para disponibilizar o melhor desempenho e eficiência de energia.
O modo “Snow” (neve) adequa o conjunto mecânico para condução em pisos bem escorregadios, como paralelepípedos ou grama molhados, no caso do cenário brasileiro. No modo “Sand/Mud” (areia/lama), o Compass 4xe fica pronto para encarar trilhas enlameadas ou com piso de baixa consistência. O programa “Sport” é para quem quer aproveitar o máximo dos 240 cv de potência combinada e a estabilidade da suspensão independente nas quatro rodas com tração 4×4.
Além dessas opções de condução, o Compass 4xe adiciona duas funcionalidades exclusivas: “Electric” e “e-Save” (economia eletrônica), que se somam ao modo “Hybrid” padrão. Cada uma delas têm funções específicas, descritas abaixo:
No modo “Electric”, o Compass 4xe utiliza somente o motor elétrico traseiro, possibilitando uma condução 100% livre de emissões. Com essa configuração é possível acelerar a até 130 km/h e rodar 44 quilômetros a cada carga da bateria, o suficiente para cumprir a rota diária urbana da maior parte dos motoristas. O motor térmico (ou a combustão) só entrará em ação caso o motorista pise fundo no acelerador ou se a bateria chegar ao nível mínimo de carga.
Já a opção “e-Save” conta com dois modos de funcionamento e permite manter a carga ou reabastecer a bateria, utilizando o motor a gasolina. No modo passivo, o “e-Save” mantém o nível de energia, uma vez que a central eletrônica usa a frenagem regenerativa e o motor a combustão, evitando que o nível de carga da bateria baixe.
No segundo modo, o ativo, o “e-Save” usa o motor elétrico acoplado ao de combustão para carregar a bateria, fazendo com que o motorista não precise recorrer a uma estação de recarga, já que a bateria é reabastecida automaticamente até chegar a 80% da capacidade.
Todas essas possibilidades de condução são complementadas pelas opções de tração “4WD Lock” (4×4 com bloqueio dos diferenciais dianteiro e traseiro), “4WD Low” (4×4 com relação reduzida) e “HDC” (Hill Descent Control, ou controle de descida de elevação), que enfatizam a capacidade off-road do Jeep híbrido.
Segundo a fabricante, a agilidade do seu novo modelo em condições fora do asfalto é a melhor do segmento, pois o tempo de resposta do motor elétrico é muito menor, enviando mais força às rodas traseiras mais rapidamente do que em um veículo convencional. O conjunto híbrido plug-in também deu ao Compass 4xe uma capacidade de reboque de até 600 kg; como comparação, nas versões com motor T270 turbo flex ou TD380 turbo diesel, esse poder cai para 400 kg.
Ao mesmo tempo, o novo Jeep Compass 4xe inclui uma ampla oferta de equipamentos de conforto e segurança, muitos deles exclusivos. E, por isso, dispensa itens opcionais.
Entre os destaques, traz sete airbags; o teto-solar panorâmico Command View; faróis com facho alto automático; assistente de estacionamento semiautônomo; sistema Adas (Advanced Driver Assistance System) com controlador de velocidade adaptativo; alerta de mudança de faixa com correção de direção; leitor automático de placas; alerta de veículo no ponto cego; e frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, ciclistas ou motociclistas.
O pacote avança com o sistema de visão 360 graus, inédito em toda a linha Compass. Usando câmeras posicionadas sob os retrovisores externos, na grade do radiador e na tampa traseira, o motorista pode ter uma visão panorâmica ao redor do carro.
Além de facilitar manobras, a tecnologia é extremamente útil nos percursos off-road, permitindo a visualização de obstáculos mesmo em trilhas fechadas e inclinadas.
Por dentro, a cabine luxuosa revestida em couro sintético do novo Compass recebeu costuras contrastantes exclusivas, que adornam o painel com quadro de instrumentos totalmente digital de 10,25 polegadas (26,03 cm). Outra diferença no interior do modelo é a presença de novos comandos ao redor do motorista, específicos para ajustar o trem de força eletrificado.
Inédito, também, é o sistema de som premium Alpine, composto por oito alto-falantes, subwoofer e 506 Watts de potência. Fora isso, a segunda fileira de bancos conta com uma saída dedicada de ar-condicionado no console central, dois conectores USB (sendo um do tipo C) e assentos tripartidos, ampliando a versatilidade para acomodar bagagens e equipamentos de variados tamanhos e formas.
A central multimídia Adventure Intelligence tem tela flutuante de 10,1 polegadas (25,6 cm) e incorpora as plataformas Android Auto e Apple Carplay, que permite a conexão sem fio com o smartphone. Além disso, o Compass 4xe traz quatro conectores USB (sendo dois do tipo C), para recarga de dispositivos eletrônicos, incluindo telefones celulares.
Graças a essa conectividade, o motorista pode consultar a autonomia restante, consumo de combustível em tempo real, programar e ver o tempo de recarga das baterias e, até, ativar o ar-condicionado à distância, a partir de um smartphone ou usando a assistente virtual Alexa. Importante destacar que o Compass 4xe vem equipado com a Alexa in Vehicle, assim como o recém-lançado Jeep Commander.
Para o Compass 4xe, a plataforma conectada Adventure Intelligence adicionou recursos especialmente voltados à eletrificação. São eles:
– “Recarregue Agora”: caso o veículo esteja plugado em uma estação de recarga, bastará o toque em um botão (do smartphone, smartwatch ou central multimídia) para iniciar automaticamente o reabastecimento.
– “Programação de Recarga”: permite definir uma rotina de datas e horários para o início e término das recargas, por dia da semana e a recorrência.
– “Telas do Veículo Híbrido”: o cliente poderá alternar várias telas como “Preferências de recarga”, Cronograma de recarga”, “Fluxo de energia” e “Histórico de direção”.
– “Configurações de nível de recarga”: permite escolher, por meio da central multimídia, entre cinco diferentes níveis de recarga, relacionadas a tipos diferentes de correntes elétricas.
O Compass 4xe também inclui a “Cart”, a plataforma de comércio eletrônico do grupo Stellantis, no qual a marca Jeep está inserida. Além da parceria com a Conectcar, que oferece 12 meses de isenção de mensalidade ao ativarem o adesivo instalado no parabrisa, no caso do modelo elétrico outra comodidade é a de encontrar postos de recarga nos arredores, dentro da busca por pontos de interesse (POI), permitindo ao cliente traçar a rota até a estação.
O Compass 4xe dispõe de condições especiais para compras realizadas por meio do Jeep Bank no lançamento, válidas até o final deste mês. Os clientes podem optar pelo plano linear com condições diferenciadas a partir de 30% de entrada e carência até 180 dias para o pagamento da primeira parcela do financiamento, ou pelo plano sazonal, em 36 meses, com 50% de entrada e seis pagamentos semestrais.
Além disso, primeiro cliente que comprar o Compass 4xe em cada ponto de venda ganhará o carregador Weg. Os demais consumidores podem adquirir o wallbox nas concessionárias Jeep.
Adiante disso, a marca oferece taxas competitivas para os planos lineares (de 1,27% a 1,49% de acordo com o percentual de entrada e o número de parcelas) e taxas especiais para o Next Jeep, plano de financiamento com recompra garantida e benefícios, que variam de 1,29% a 1,49% (também dependendo dos mesmos itens já citados).
O plano de manutenção do Compass 4xe tem cinco revisões previstas, com preços de R$ 652 (15 mil km), R$ 1.056 (30 mil km), R$ 652 (45 mil km), R$ 1.982 (60 mil km) e R$ 890 (75 mil km).
A parceria da Jeep com a Estapar também oferece a todos proprietários do Compass 4xe a recarga gratuita nas chamadas “Ecovagas” dos estacionamentos da empresa em todo o país, pagando apenas o valor da estadia.
Em breve, novos pontos de carregamento estarão disponíveis com benefícios especiais aos clientes Jeep em áreas de maior frequência, como regiões com muitos restaurantes, rodovias, condomínios e centros empresariais.
Fonte: Jeep do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação