Ótima notícia para os aventureiros sobre duas rodas! Começou nesta segunda-feira (4) a pré-venda no mercado nacional da inédita BMW R 1300 GS, a mais nova bigtrail da marca bávara. Em uma comparação genérica, esta categoria de motocicleta está para o universo das bikes o que os utilitários esportivos (ou SUVs) de alta patente representam para os carros.
Apresentada ao mundo em setembro do ano passado, na Alemanha, como parte das comemorações pelo centenário de fundação da BMW Motorrad, a R 1300 GS também já possui naturalização brasileira, depois de entrar em produção na planta da fabricante germânica em Manaus, há duas semanas. Conheça a máquina:
Agora, antes mesmo de o lançamento desembarcar de vez nas concessionárias de todo o país, brevemente, um lote limitado a 500 unidades do modelo estará disponível para reservas de forma on-line.
O lançamento, que continua o legado da dinastia GS nascida há mais de 40 anos, estreia no mercado brasileiro em cinco configurações – R 1300 GS, R 1300 GS Plus, R 1300 GS Trophy, R 1300 GS Triple Black e R 1300 GS Option 719 – com preço básico de R$ 99.900. A tabela com toda a linha e as condições de pré-venda estão detalhadas no final do texto.
A inédita família da bike premium apresenta design totalmente novo, mas mantendo o tradicional flyline GS – a linha de personalidade que flui ao longo de toda lateral da moto -, ao mesmo tempo em que reflete extrema compacidade. O modelo emagreceu 12 kg em relação à antecessora, a bem-sucedida BMW R 1250 GS, elevando ainda mais sua capacidade de manobra e facilidade de pilotagem.
Uma das razões para esta significativa redução de peso é o lendário motor boxer de dois cilindros em sua melhor versão construída até hoje – com exato 1,3 litro, mais compacto e potente do que nunca -, tornando-o a peça central da BMW GS, mais uma vez.
Outra característica que preserva os genes da família Gelände Strasse (GS) – em alemão, “campo e estrada” -, é o arranjo entre o assento e o guidão – o que garante ergonomia e conforto, além da distribuição ideal de peso nos eixos – e o desenho esguio da traseira.
Em termos de novidades no design apresentado pela R 1300 GS, uma delas o tanque de combustível em alumínio, com superfícies mais planas do que nos modelos anteriores. E para facilitar a melhor posição de pilotagem, a altura do guidão pode ser ajustada em até 30 mm.
Outro elemento inédito que se destaca no visual da nova BMW “made in Manaus” é o conjunto óptico frontal. De série, ele incorpora os faróis Matrix LED com design inovador, formado por unidades de iluminação de última geração voltadas para todas as direções.
Com isso, a R 1300 GS apresenta o farol bastante compacto e com assinatura de luz que a identifica imediatamente. Os indicadores de direção (piscas), também de LEDs, são integrados aos protetores de mão no guidão. Como equipamento opcional, são oferecidas as luzes de iluminação diurna (DLR) com padrão Headlight Pro, em formato poligonal.
Em relação à paleta de cores, as configurações R 1300 GS e R 1300 GS Plus serão oferecidas na cor light white (branca). Já a GS Trophy, inspirada na competição off-road homônima promovida pela BMW Motorrad, tem a cor racing blue metallic (azul).
Já a R 1300 GS Triple Black vem com a combinação e três tons escuros, enquanto a topo de linha Option 719 Tramuntana se diferencia pela cor aurelius green metallic (verde).
ALMA RENOVADA
No centro da nova ciclística desta GS de última geração está o quadro principal feito em chapa de aço, que além de ser otimizado quanto aos pontos de fixação dos demais componentes, oferece maior nível de rigidez comparado ao antecessor, revela a fabricante.
Em contrapartida, no subchassi traseiro, a antiga estrutura tubular de aço foi substituída por uma construção em alumínio fundido. Também contribuem para maior precisão e estabilidade de direção as novas guias da roda dianteira (EVO Telelever), com elemento flexível, e da traseira (EVO Paralever), revisada.
Na Europa, a nova R 1300 GS pode vir de fábrica com ajuste Eletrônico Dinâmico de Suspensão (DSA) como equipamento opcional. Com ele, dependendo do modo de pilotagem selecionado, da condição de uso e das manobras, o ajuste automático do apoio de mola garante a compensação da carga, seja em rides solitários, com garupa ou muita bagagem.
Também solicitados à parte, podem ser incluídos o novo controle adaptativo de altura do veículo e a suspensão esportiva. Assim, enquanto o primeiro oferece ajuste totalmente das suspensões – também conforme as condições em tempo real -, o segundo implementa mais 20 mm de curso nas molas dianteiras e traseira, além de maior rigidez de absorção de impactos, garantindo mais estabilidade no uso off-road.
O conjunto de freios, com disco duplo na dianteira e simples na traseira, traz, de série, a tecnologia BMW Motorrad Full Integral ABS Pro, o que garante frenagens eficientes em qualquer condição, sem bloqueios e eventuais perdas de aderência.
Por fim, toda a ciclística da BMW R 1300 GS se apoia em rodas com aros de 19 polegadas, na frente, e 17”, na traseira. A depender da configuração da moto, elas têm desenho com cinco raios duplos de alumínio ou raiação múltipla de aço inoxidável. Os pneus de série são os Metzeler Tourance Next 2, de uso misto, mas, opcionalmente, podem dar lugar aos Metzeler Karoo 4, especiais para off-road.
MENOR E MELHOR
BMW R 1300 GS
Mantendo a tradição de mais de quatro décadas, novamente a peça central da nova R 1300 GS é o lendário motor boxer de dois cilindros. Porém, agora, trata-se da unidade com esta configuração mais potente já feita em série pela BMW Motorrad.
Apesar do seu novo design, mais compacto do que nunca – graças ao câmbio de seis marchas acoplado sob o propulsor e à nova disposição do comando de válvulas -, a cilindrada aumenta para exatamente 1.300 cm³. Como resultado, ele gera a potência inédita de 145 cv a 7.750 rpm – alcançando a razão de 111,5 cv/litro – e torque máximo de 15,2 kgf.m a 6.500 rpm.
A transmissão final é feita por eixo cardã, uma das características técnicas das bigtrails da fabricante tedesca.
O piloto ou pilota da R 1300 GS terá à disposição, agora, quatro modos de pilotagem, um a mais do que no modelo anterior, proporcionando maior adaptação às preferências pessoais.
Os modos de condução Rain (chuva) e Road (estrada) permitem adaptar as características de condução à maioria das condições em viagens de longa distância.
No modo de condução Eco é possível atingir a autonomia máxima de combustível, enquanto o inédito modo Enduro oferece experiência de condução melhorada no todo-o-terreno.
VERSÕES E CONTEÚDOS
A lista de equipamentos da família R 1300 GS produzida em Manaus vai trazer, de série, o painel de instrumentos multifuncional com tela colorida de 6,5″ (16,5 cm) – que inclui a tecnologia TFT (Thin Film Transistor, ou transistor de película fina, que garante maior nitidez das imagens -, pela qual se tem acesso a inúmeras funcionalidades.
Também vêm de fábrica o Controle Dinâmico de Tração (DTC) e o Controle de Cruzeiro Dinâmico (DCC), com função de freio, até para a básica R 1300 GS. Contudo, cada uma das cinco configurações também tem suas particularidades de tecnologia e conforto.
Logo acima da opção de entrada, a R 1300 GS Plus virá de fábrica com coletor de escapamento cromado, rodas raiadas douradas, preparação para sistema de navegação e sistema central de trava — itens presentes também nas outras três versões a seguir.
As configurações R 1300 GS GS Trophy, Triple Black e Option 719 partilham de três assistentes de pilotagem adicionais. O primeiro é o Controle de Cruzeiro Ativo (ACC, na sigla em inglês), usado para definir a velocidade desejada, bem como a distância até o veículo da frente
Os outros dois são os Alertas de Colisão Frontal (FCW), que pode acionar os freios automaticamente, e o de Mudança de Faixa (SWW), que monitora as pistas de ambos os lados da moto e propicia mudanças de posição de forma mais segura na via.
A configuração GS Trophy ainda dispõe do banco “conforto alto” e suportes para top case (baú traseiro) e bagageiros laterais (alforjes).
Já a Triple Black vem equipada com o banco “conforto baixo”, suportes para malas laterais, farol pro e parabrisa eletrônico ajustável.
Por fim, a Option 719 Tramuntana reúne suportes para top case e malas laterais, faróis auxiliares, farol pro, parabrisa eletrônico ajustável e detalhes com acabamento exclusivo.
Confira os preços da nova bigtrail de topo de linha da BMW Motorrad no Brasil:
VERSÃO | COR | PREÇO |
R 1300 GS | Branca | R$ 99.900 |
R 1300 GS Plus | Branca | R$ 118.900 |
R 1300 GS Trophy | Azul metálica | R$ 118.900 |
R 1300 GS Triple Black | Preta | R$ 118.900 |
R 1300 GS Option 719 | Verde metálica | R$ 126.900 |
RESERVE JÁ A SUA
Para adquirir a nova R 1300 GS em pré-venda, a compra deve ser efetuada por meio da loja oficial da BMW Motorrad no Mercado Livre. Ao clicar no botão “Reserva”, o usuário precisará se cadastrar e, caso deseje prosseguir com a compra, deverá fazer o pagamento de R$ 10.000, via PIX ou boleto, e indicar a concessionária de preferência para a retirada da motocicleta.
Também já será possível reservar um novo conjunto de malas pelo valor adicional de apenas R$ 1.000. Após a pré-reserva efetivada, o cliente será contatado pelo concessionário indicado e informado sobre a previsão de entrega.
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: BMW MOTORRAD BRASIL I Imagens: Divulgação
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