Fãs de corridas, liguem seus motores e corram para o cinema! Após o adiamento de duas semanas, aumentando ainda mais a expectativa entre os aficionados brasileiros por velocidade, acaba de entrar em cartaz em todo o País o filme Ferrari.
Dirigido por Michael Mann, o longa-metragem retrata a vida de Enzo Ferrari, fundador da fábrica de supercarros e da escuderia do Cavallino Rampante, durante o verão de 1957, abrangendo seus dramas pessoais e os desafios enfrentados pela sua mítica empresa.
Embora a produção adicione elementos cinematográficos, a história retratada agora nas telas é baseada em fatos extraídos da biografia Enzo Ferrari: The Man, the Cars, the Races, the Machine, escrita pelo jornalista estado-unidense Brock Yates, publicada em 1991.
O roteiro do filme inclui uma das provas mais importantes do automobilismo internacional, a Mille Miglia, disputada desde 1927 em um percurso de 1.500 km pelas estradas entre Roma e Brescia, na Itália, que contava com a participação das principais equipes e pilotos da época.
Até 1957, ano de sua última edição como prova de longa duração, a Mille Miglia fez parte do Campeonato de Carros Esporte, precursor do atual Mundial de Endurance (FIA WEC), que terá sua etapa brasileira, a Rolex 6 Horas de Interlagos, programada para 14 de julho.
De volta ao filme, “Ferrari” traz Adam Driver no papel principal. O elenco conta também com a mexicana Penélope Cruz interpretando Laura Ferrari, Shailene Woodley como Lina Lardi, além de Sarah Gadon, Jack O’ Connell, e Daniela Piperno.
Outra participação de destaque é a de Patrick Dempsey – conhecido por viver o neurocirurgião Derek “McDreamy” Shepherd na série Grey’s Anatomy – que em Ferrari é Piero Taruffi, piloto, esportista e engenheiro conhecido como a “raposa prateada”, vencedor a Mille Miglia de 1957 pela Ferrari.
O filme também conta com a atuação do brasileiro Gabriel Leone, em seu primeiro longa internacional, interpretando Alfonso de Portago, piloto anglo-espanhol que correu cinco vezes pela Scuderia Ferrari de Fórmula 1.
Desafortunadamente, Portago morreu em decorrência do acidente a mais de 250 km/h na Mille Miglia de 1957, causado pelo estouro de um pneu dianteiro da sua Ferrari 335 Sport Scaglietti, matando, também, seu co-piloto Edmund Nelson e dez espectadores – o que levou à extinção da prova italiana. A partir de 2012, a Mille Miglia voltou a ser realizada anualmente, mas agora como competição para automóveis clássicos.
SINOPSE DE UM DRAMA
Chegando ao final dos anos de 1950, em meio aos bastidores da então iniciante Fórmula 1, o ex-piloto Enzo Ferrari está em crise. A falência assombra a empresa que ele e a esposa, Laura, construíram uma década atrás.
Seu casamento instável é ainda mais abalado pela perda do único filho do casal, Dino, vítima de distrofia muscular (razão pela qual o comendador adotou os óculos escuros pelo resto da vida), e o relacionamento extraconjugal com Lina Lardi. Em 1957, ele decide contrapor essas perdas apostando tudo em uma corrida – a icônica Mille Miglia.
A estreia mundial de Ferrari aconteceu no 80º Festival Internacional de Cinema de Veneza, no último mês de agosto, e teve lançamento nos cinemas nos Estados Unidos em 25 de dezembro.
A produção recebeu avaliações positivas da crítica e garantiu um lugar entre os dez melhores filmes de 2023 do National Board of Review. Assista ao trailer:
Para saber qual o cinema mais próximo em que o filme está em cartaz ou adquirir ingressos antecipadamente, basta clicar aqui.
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: 6 Horas de Interlagos, NewsNow e Wikipedia I Imagens: Divulgação
Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.