BMW do Brasil lança 330e M Sport de forma inédita pelo Instagram

Já disponível ao público pela rede social, sedã híbrido gera quase 300 cv de potência, roda até 66 km/h no modo 100% elétrico e pode ser recarregado na tomada




BMW do Brasil lança 330e M Sport de forma inédita pelo Instagram

Ampliando a estratégia de vendas online e as facilidades para que o consumidor não precise sair de casa para ter acesso aos produtos, a BMW do Brasil lança em seu canal de vendas no Instagram (@bmwdobrasil) o novo 330e M Sport, a versão híbrida do carro mais vendido da história da fabricante alemã. Produzido em Munique, Alemanha, o M3 híbrido foi confirmado em abril para o mercado brasileiro e agora desembarca nas concessionárias com preço de R$ 297.950, para se juntar às outras quatro opções do sedã médio disponíveis no país: 320i Sport, 320i Sport GP, 320i M Sport e 330i M Sport, todas a gasolina.

Esta é a primeira vez que a BMW lança um produto por meio de redes sociais no Brasil. Segundo a empresa, os interessados no novo modelo precisam apenas fazer o cadastro na página da marca na plataforma de relacionamento e aguardar pelo contato da rede de revendedores para finalizar a negociação.

BMW 330e M Sport 2020

Além do sistema de propulsão sistema híbrido – que alia o motor 2.0 turbo, de quatro cilindros, a um elétrico, totalizando a potência de 292 cavalos, mais a bateria de íons de lítio de alta voltagem, recarregável na rede elétrica (plug-in) – o BMW 330e M Sport ostenta o design moderno e dinâmico da sétima geração do sedã médio, facilmente reconhecível pela ampla grade em forma de duplo aro e pela assinatura hexagonal da iluminação de rodagem diurna composta de LEDs (diodos emissores de luz), combinada aos faróis a laser.

Em termos de equipamentos, além do pacote M Sport – que inclui itens como kit aerodinâmico, suspensão, freios e bancos especiais, entre outros, o novo BMW 330e oferece os mais avançados assistentes de condução semiautônoma. Entre eles, o que permite ao modelo manter distância e velocidade em relação ao automóvel à frente, bem como de reconhecer e permanecer nas faixas de rodagem e até estaciona e refaz percursos em marcha à ré, sem intervenção do motorista.

O novo Série 3 híbrido ficou maior em relação à geração anterior. O modelo está 85 milímetros mais comprido, totalizando 4.709 mm; 16 mm mais largo, chegando a 1.827 mm (sem os retrovisores externos); e na altura, são 15 mm a mais, elevando-se para 1.444 mm, o que favorece ocupantes mais altos.

O espaço interno também foi beneficiado com o aumento de 41 mm na distância entreeixos, estendida para 2.851 mm, de um centro da roda a outro. O porta-malas ganhou dez litros, totalizando, na versão híbrida, 375 litros – mas ainda acanhado, por se tratar de um veículo familiar, para acomodar as bagagens de cinco pessoas. Também reduzido, o tanque de combustível tem capacidade para 40 litros (19 l a menos do que nas configurações a gasolina), o que é compensado com o ganho de autonomia trazido pela propulsão elétrica.

BMW 330e M Sport 2020

Em relação ao visual, o novo 330e M Sport apresenta a reestilização moderada do design retrô e muscular adotado pelo modelo há várias gerações, enfatizando o caráter moderno e dinâmico do sedã esportivo.

A ampla grade em forma de duplo aro, agora unida ao centro – nova assinatura global da BMW em todos os seus modelos -, e o conjunto óptico atualizado dominam a parte frontal do modelo. A esportividade do sedã é reforçada pelo novo vinco que surge desde o difusor de ar sob o parachoque e se eleva até os contornos das máscaras dos faróis a laser. Chama a atenção, ainda, no centro da grade inferior, a lente do radar de aproximação, integrado aos vários sistemas de condução autônoma do veículo.

BMW 330e M Sport 2020

Visto pelo perfil esquerdo, pode ser observado o plug (tomada) para recarga elétrica surge próximo à caixa de rodas dianteira, e a aparência dinâmica resulta da linha de cintura alta, vincos pronunciados e saias laterais.

Na traseira, as atenções se voltam ao spoiler sobre a tampa do porta-malas, à dupla saída de escape e aos traços horizontalizados das lanternas finas, tridimensionais e com luzes de LED, esportivamente escurecidas.

BMW 330e M Sport 2020

A esportividade é garantida com a adoção do Pacote M Sport, que inclui freios de alto desempenho; suspensão mais rígida e rebaixada; volante e cintos de segurança especiais; kit aerodinâmico com difusor dianteiro, saias laterais e spoiler traseiro; rodas de alumínio M Double Spoke com aro de 19 polegadas; bancos dianteiros envolventes; e revestimento do teto moldado (BMW Individual Anthracite) na cor preta.

BMW 330e M Sport 2020

Outros destaques ficam por conta do carpete com luzes de boas-vindas, molduras das janelas e a coluna “C” (traseira), com o design Hofmeister (ou “viga-mestra”, em forma de “Y” invertido), outra característica tradicional dos carros da BMW.

O modelo está disponível em quatro opções de cores externas: a sólida Branco Alpino e as metálicas Preto Safira; Cinza Mineral e Azul Portimão. Internamente, o revestimento em couro Vernasca (natural com acabamento sintético), disponível nas seguintes combinações de tonalidades: totalmente preto, mocha e preto ou cognac e preto.

BMW Connected APP

Em relação aos equipamentos, o BMW 330e M Sport oferece alguns dos mais avançados sistemas de auxílio à condução. Segundo a fabricante, assim como nos smartphones, as atualizações dessas plataformas eletrônicas embarcadas poderão ser feitas em qualquer lugar com acesso à internet, por meio do BMW Connected APP instalado no smartphone ou diretamente na tela multimídia do veículo, permitindo que ele esteja sempre com a mais recente programação.

O BMW Inteligent Personal Assistant permite o controle de diversas funções do carro por meio de comandos de voz e de inteligência artificial (IA). A tecnologia também identifica hábitos do motorista e adapta suas funções como, por exemplo, o ajuste da temperatura do ar-condicionado, automaticamente.

BMW 330e M Sport 2020

Para auxiliar o motorista durante a condução, o Driving Assistant Professional permite a direção inteligente em situações como congestionamentos, trânsito lento ou viagens longas, com o uso do radar no parachoque dianteiro, já mencionado acima, e da câmera instalada no alto do parabrisa. O sistema inclui funções como assistente de mudança de faixa com sistema ativo de proteção lateral, que avisa sobre veículos dentro do ponto cego de visibilidade, e o alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro, útil para sair de vagas de estacionamento.

Já o recurso Reversing Assistant memoriza os últimos 50 m percorridos, podendo conduzir o veículo autonomamente pelo mesmo trajeto em marcha à ré, facilitando a saída de locais ou vias estreitas, sem espaço para efetuar manobras.

BMW 330e M Sport 2020

O sistema Parking Assistant Plus, por sua vez, por meio de câmera de ré e de sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, mede os espaços para estacionar e realiza todas as manobras, automaticamente, com máxima precisão e segurança.

Toda a movimentação pode ser vista em tempo real na tela central do painel, por meio das funções do Surround View: Top View, Panorama View e 3D View. As câmeras de visão geral permitem a visualização do entorno do veículo, facilitando as manobras de estacionamento e evitando colisões. Por meio de toques na tela central, a área ao redor do veículo pode ser explorada em 360°, com visão total do carro projetada digitalmente (3D).

BMW ConnectedDrive

O BMW ConnectedDrive, por sua vez, é um assistente que fornece uma série de serviços aos ocupantes do veículo, tais como acessos a notícias, concierge (lojas, restaurantes, hotéis e entretenimento nas proximidades) e suporte técnico para o cliente 24 horas por dia. Fora isso, a tecnologia também permite comandar remotamente algumas funcionalidades do veículo por meio do smartphone.

Também pela tela do telefone celular o BMW Connected App permite que se tenha uma visão 360° do veículo em quaisquer ângulo e lugar, com o uso da tecnologia BMW Remote 3D View. Dessa forma, além de sempre lembrar o local do estacionamento, o recurso proporciona maior segurança, mostrando como estão os arredores do veículo antes de ir até lá.

BMW 330e M Sport 2020

Trazida dos aviões de caça, a tecnologia Head-Up Display possibilita a projeção colorida de todas as informações necessárias para o condutor em seu campo de visão no parabrisa, a fim de manter o foco no trânsito. No caso do novo BMW 330e M Sport, os dados incluem velocidade do veículo, rotas de navegação e até avisos do Driving Assistant, descrito acima.

Paralelamente, o pacote Connected Professional engloba o novo BMW Live Cockpit, conceito de ergonomia literalmente voltada ao motorista em que os comandos e informações se apresentam em duas telas digitais: uma de 12,3”, com tecnologia sensível ao toque, instalada no centro do painel, e a do sistema iDrive, de 10,25”, localizada no quadro de instrumentos atrás do volante. O sistema também disponibiliza memória de 20 GB para armazenamento de arquivos de áudio, além da preparação para funções operacionais com controle de voz, adicionadas opcionalmente.

BMW 330e M Sport 2020

O conteúdo básico de segurança do 330e M Sport inclui seis airbags, controles de estabilidade e de tração, faróis de neblina de LED e pneus com tecnologia Run-Flat, que permite continuar rodando mesmo vazio. Adicionando mais comodidade, o sistema BMW Comfort Access 2.0 efetua o acendimento automático das luzes de boas-vindas quando o motorista se aproxima a 3 m do veículo com a chave; a 1,5 m, as portas se destrancam e, afastando-se por 2 m, o veículo tranca-se novamente. É possível programar a abertura de todas as portas ou somente a do motorista. Fora isso, a abertura do porta-malas pode ser feita apenas com a aproximação do pé sob o parachoque traseiro.

Por fim, a BMW ainda destaca que, da mesma forma em que os demais veículos híbridos e elétricos de seu catálogo no Brasil, o novo 330e M Sport oferece uma proteção sonora para pedestres, por meio de alto-falantes externos que emitem sinais de alerta sobre a passagem do veículo, mas sem afetar o conforto acústico da cabine.

BMW 330e M Sport 2020

No entanto, o centro das atenções do 330e M Sport é a sua propulsão híbrida, que combina o motor a combustão de quatro cilindros BMW TwinPower Turbo 2.0 – com potência de 184 cavalos (de 5.000 a 6.500 rpm) e torque de 30,5 kgf.m (entre 1.500 a 4.000 rpm) – ao sistema de tração BMW eDrive, formado por um motor elétrico, pela bateria de íons de lítio de alta voltagem, com capacidade de fornecer 12 kWh, e por um sistema inteligente de gerenciamento de energia. No caso do 330e M Sport, o BMW eDrive gera a potência equivalente a 113 cv (de zero a 3.170 rpm) e torque de 26,1 kgf.m (de zero a 3.170 rpm). 

Somando tudo, a propulsão híbrida do 330e M Sport coloca à pronta entrega no pedal da direita a potência combinada de 292 cv – ganho de 34 cv sobre o 330i M Sport a gasolina – e o torque combinado de 42,8 kgf.m, acréscimo de 2,03 kgf.m. Acoplada à transmissão automática Steptronic, de oito velocidades, ela permite que o BMW 330e M Sport entregue um desempenho invejável, como a aceleração de zero a 100 km/h em apenas 5,9 segundos e a velocidade máxima de 230 km/h.

BMW 330e M Sport 2020

Ao anunciar o Série 3 híbrido no Brasil, no mês passado, a BMW afirmou que o modelo vai oferecer a maior autonomia do motor elétrico em sua categoria no mercado nacional. Segundo a fábrica, ele poderá rodar até 66 km a cada carga completa da bateria, de acordo como o ciclo Wltp (Worldwide Light Vehicles Test Procedure), que é um procedimento adotado globalmente para aferir consumo de energia e os níveis de emissões de poluentes em veículos automotores, incluindo elétricos e híbridos.

O carregamento da bateria pode ser feito de forma gratuita nos mais de 180 pontos de recarga do BMW Group no Brasil ou, ainda, usando a estação de recarga rápida Wallbox para instalação doméstica, que o cliente recebe como cortesia. Segundo a BMW, o equipamento tem potência máxima de recarga de 21kW e carrega 80% da bateria do 330e M Sport em 2 horas e 40 minutos, aproximadamente. Fora isso, o sistema de regeneração de energia cinética dos freios, no qual o motor de tração elétrico se converte em gerador durante as frenagens, enviando a eletricidade recuperada para a bateria.

Outra vantagem apontada pela montadora é que a bateria de íons de lítio possui garantia de seis anos e pode ser reparada, se necessário.

BMW 330e M Sport 2020

O motorista dispõe de diferentes modos de condução nos quais o veículo pode usar apenas eletricidade. No modo Hybrid, a velocidade máxima é de 110 km/h. Já no Electric, a velocidade máxima sobe para 140 km/h, também livre de emissões.

Por sua vez, o modo Battery control – que pode ser ativado em conjunto com outros modos de condução como Hybrid e o Sport – mantém ou mesmo recarrega a bateria para um nível definido pelo condutor. Segundo a BMW, essa função é especialmente útil para aqueles que desejam andar no modo 100% elétrico. Como exemplo, em uma viagem, pode-se ativá-la já perto do destino, garantindo bateria suficiente para rodar sem emissões dentro da cidade.

BMW 330e M Sport 2020

A nova geração do BMW 330e M Sport traz, ainda, um recurso totalmente novo, o XtraBoost, sistema de impulsão momentânea semelhante aos dos atuais carros da Fórmula 1 e Stock Car.

Ativado por meio do modo Sport, ele libera 40 cavalos de potência a mais, mantendo essa potência máxima por dez segundos – tempo suficiente para entregar acelerações incrivelmente vigorosas e precisas, seja para ultrapassar com maior margem de segurança ou mesmo para sentir as costas colarem no banco, em trechos de estrada onde as condições e o limite de velocidade permitirem.

Fonte: BMW do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo