O Hyundai HB20 comemora dez anos de seu lançamento e recebe visual atualizado seguindo a identidade de design global da marca, Sensuous Sportiness – ou, “esportividade sensual”, traduzido do inglês. Assim, sai de linha o desenho frontal que ficou conhecido como “boca de bagre” – uma tentativa de repetir no compacto o desenho da grade frontal do sedã médio Sonata 2020 – eleita como “O Redesenho do Ano”, pela consultoria automotiva ALG, dos Estados Unidos – mas, que, na prática, não surtiu o mesmo efeito estético.
Prova disso é que, apenas dois anos depois do lançamento da segunda geração do modelo da Hyundai criado exclusivamente para o Brasil – cuja nomenclatura une as iniciais da marca e do País (o 20 refere-se ao tamanho do chassi) -, e consolidado como o veículo mais vendido da montadora sul-coreana em nosso mercado, seu design está sendo totalmente repaginado.
Ao mesmo tempo, em busca de elevar o conceito de segurança do modelo, que recebeu nota zero pelo Latin Ncap – o Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe -, o conteúdo de proteção aos ocupantes e de conveniência foram consideravelmente incrementados, segundo a fabricante, com a introdução do Hyundai SmartSense, um pacote de recursos de segurança ativa (Adas) abrangente, que inclui prevenção de colisões dianteira e traseira, assistência de permanência e centralização em faixa, aviso de saída segura e monitoramento de ponto cego, além de partida remota do motor e inovações em conectividade veicular por meio do sistema multimídia Hyundai Bluelink.
Fora isso, o hatch compacto, produzido em Piracicaba (SP), cresceu em tamanho e, para elevar a percepção de alto padrão do veículo, a marca afirma ter aprimorado a qualidade do acabamento interno.
A nova linha Hyundai HB20, que estará disponível nas concessionárias a partir de agosto, será oferecida num total sete configurações, que englobam cinco possibilidades de acabamento – Sense, Comfort, Limited, Platinum e Platinum Plus -, duas versões de motorização flex 1.0, aspirada ou turbo, e três de transmissão, com opções manuais de cinco ou seis marchas, e a automática, de seis velocidades.
A opção de entrada do hatch, a HB20 Sense, tem preço básico sugerido de R$ 76.690 para todo o Brasil, exceto no estado de São Paulo, onde tem acréscimo de R$ 2.600, totalizando R$ 79.290. As combinações de acabamentos e motorizações, com os respectivos valores, estão detalhadas na tabela ao final do texto.
Procurada pela reportagem de Universo Motor para justificar os valores mais elevados para todas as configurações do hatch exatamente no estado onde ele é produzido, a assessoria de imprensa da Hyundai afirma que “os preços sugeridos do Novo Hyundai HB20 variam devido à alíquota de Icms para automóveis, que é maior em São Paulo, se comparado aos demais estados brasileiros. Isso se aplica a todos os veículos, independente (sic) do fabricante ou do local em que são produzidos, pois trata-se de um imposto estadual sobre a circulação de mercadorias e serviços.”
Em relação ao sedã HB20S, a assessoria complementou que as configurações serão divulgadas oportunamente, nos próximos meses, mas um pouco diferentes em relação às do hatch.
Para desfazer qualquer semelhança com os peixes da ordem dos Siluriformes, a dianteira do HB20 foi completamente reestilizada. O novo design é mais retilíneo e geométrico, aumentando a sensação de tamanho do carro.
No entanto, o compacto cresceu de verdade, com o comprimento aumentado em 75 milímetros, sendo 50 mm no balanço dianteiro (distância entre o centro da roda e a extremidade do parachoque adjacente) e 25 mm no balanço traseiro.
O parachoque está mais volumoso, onde ganha destaque a nova grade principal, com contorno de linhas retas e formato de hexágono, trazendo em sua tela a trama em colmeia com elementos tridimensionais. De cada lado da peça, grandes nichos também poligonais abrigam os faróis auxiliares e, logo acima, as luzes indicadoras de direção.
Na metade superior do painel frontal, os faróis ganharam desenho trapezoidal e são delineados pelo DRL halógeno, de série, nas bordas que se encontram com a estreita grade superior. Na configuração de topo de linha, a Platinum Plus, o DLR tem luzes de LED (diodo emissor de luz). Para todas as configurações, o capô deixou de ter uma superfície totalmente lisa e abaulada, apresentando, agora, vincos em relevo na parte central, que se estendem da borda inferior até o parabrisa, e nas laterais, junto aos recortes que margeiam os paralamas, agregando a ideia de robustez.
A traseira do novo Hyundai HB20 foi reestilizada e também cresceu. Ela traz agora lanternas integradas que cruzam o carro de lado a lado, em linha com outros modelos recentes da Hyundai, como os novos Tucson e Elantra.
A harmonia entre o novo parachoque com elementos em preto fosco, onde estão alojadas as novas lanternas traseiras em LED e as luzes de seta e de ré, bem como a tampa do porta-malas com maiores dimensões, tornam o visual ainda mais tecnológico e moderno.
As dimensões externas estendidas combinam com as novas rodas de liga leve de 16” com acabamento diamantado e design poligonal, que cresceram em relação às de aro 15”, utilizadas anteriormente.
Para as cores da carroceria, são seis tons de pinturas: branco atlas e preto ebony, para cores sólidas; prata brisk, prata sand e cinza silk, nas pinturas metálicas; e o tom perolizado sapphire blue, que era exclusivo do HB20 sedã e agora passa a estar disponível também no hatch.
O novo Hyundai HB20 conta com os motores Kappa 1.0, aspirado, e Kappa 1.0 Tgdi, esse com injeção direta, turbocompressor e intercooler, ambos com 998 cm³ de volume interno e que utilizam a configuração de três cilindros, com quatro válvulas em cada, para entregar o desempenho de um propulsor maior, mas com o consumo de compacto, seguindo o protocolo de emissões L7.
Na versão de aspiração atmosférica, o tricilíndrico conta com duplo comando de válvulas no cabeçote (Dohc), com acionamento variável na admissão (Cvvt). A alimentação é feita por meio de injeção eletrônica multiponto sequencial. Com esse arranjo, ele rende 75 cavalos de potência, com gasolina, e 80 cv, com etanol, nos dois casos a 6.000 rpm. O torque máximo é de 9,4 e 10,2 kgf.m, na mesma sequência de combustíveis e a 4.500 giros. As configurações do HB20 2023 equipadas com esse motor trazem transmissão manual de cinco velocidades.
De acordo com os resultados dos testes de consumo de combustível feitos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para o Programa Brasileiro de Etiquetagem, o PBE, as três configurações do HB20 2023 equipadas com o Motor Kappa 1.0 aspirado obtiveram, com etanol, as médias de 9,8 km/l, na cidade, e de 10,7 km/l, na rodovia.
Com gasolina, os índices foram de 13,1 e 15 km/l, respectivamente. Com essas médias, essas opções receberam a nota máxima em eficiência energética (A), e o selo Conpet como mais econômico da categoria.
Por sua vez, o 1.0 TGDI é a evolução da versão aspirada, acima. Graças à sobrealimentação fornecida pelo turbo e injeção pressurizada, combinada ao sistema de duplo comando de válvula continuamente variável para admissão e escape (Dohc Dual Cvvt), a força é entregue desde as rotações mais baixas, a partir de 1.500 rpm, e segue firme até 3.500 rpm.
A potência máxima é de 120 cv tanto com etanol quanto com gasolina, a 6.000 rpm. O pico de torque é de 17,5 kgf.m, também com os dois combustíveis, desde os 1.500 rpm. Com isso, as ultrapassagens e acelerações são mais ágeis, com o torque total sempre disponível. Nesse caso, o novo HB20 pode vir com câmbio manual ou automático, ambos com seis marchas.
Já na versão Kappa 1.0 Tgdi, o melhor desempenho em consumo foi da configuração Platinum, que além de vir com câmbio manual de seis marchas, também tem peso total de 1.063 kg, que resulta em 47 kg a menos do que a opção de topo Platinum, com transmissão automática.
As médias com o combustível vegetal foram de 9,5 km/l, em ciclo urbano, e de 10,9 km/l, no rodoviário; já com o produto fóssil, o gasto foi de 13,7 km/l, na cidade, e 15,5 km/l, na rodovia. A configuração recebeu o conceito “B”, mas, ainda assim, também recebeu o selo Conpet, como o mais eficiente entre os 1.0 turbo.
O interior do novo compacto da Hyundai traz uma combinação harmoniosa de cores predominantemente escuras. Exclusivamente para o HB20 Platinum Plus, a forração dos bancos na cor preta mescla tecido e couro sintético, mesmo material que reveste outros elementos de contato, incluindo volante, manopla do câmbio, apoio de braço no console central e acabamento das portas.
O novo quadro de instrumentos Supervision Cluster, disponível a partir da configuração Platinum, é um totalmente digital, colorido e interativo, que disponibiliza três opções de cor de fundo, à escolha do motorista, e a configuração personalizada de itens de segurança e conforto. Além disso, para a versão Platinum Plus, o ar-condicionado digital torna-se automático, com três níveis de intensidade.
No centro do painel, a tela multimídia blueMedia de 8 polegadas (20,3 cm), flutuante, dá acesso ao sistema Hyundai Bluelink, com conectividade sem fio ao smartphone via Google Android Auto e Apple Car Play sem fio. Ele inclui, também, a possibilidade de comandos por de voz, acionado por meio de um botão no volante.
Junto com o lançamento do novo Hyundai HB20, o período de degustação gratuita do sistema de conectividade veicular foi estendido de seis meses para três anos. Essa gratuidade, válida a partir da data de compra do veículo, se aplica também de forma retroativa a todos os clientes que compraram veículos equipados com Bluelink recentemente, tanto da família HB20 quanto da linha de SUVs Hyundai Creta.
E para atender as demandas de um público cada vez mais conectado, seja através de celulares ou de outros aparelhos eletrônicos, o novo Hyundai HB20 passa a contar com até três entradas USB, sendo uma delas do tipo A, para transmissão de dados para a central multimídia, e as outras do tipo C (uma para os ocupantes da frente e outra para os de trás), para carregamento rápido de bateria.
Também há opção de carregamento por indução (sem fio) da bateria do celular em um nicho localizado logo abaixo dos comandos do ar-condicionado.
O conteúdo de tecnologias na linha 2023 do Hyundai HB20 foi reforçado com o controle de cruzeiro e limitador de velocidade tornando-se padrão em todas as opções de acabamento.
E, para as opções Limited, Platinum e Platinum Plus, estão disponíveis os recursos de monitoramento da traseira via câmera e sensor de estacionamento traseiro, além da função de acendimento automático dos faróis.
A partir da configuração Platinum, outro destaque é o módulo da chave multifuncional. Além da comodidade de permitir o travamento e destravamento das portas por proximidade, com o toque de um botão na maçaneta, e a partida do motor por botão no painel, ele agora adiciona a possibilidade de ligar o propulsor e climatizar o carro à distância.
Fora isso, as duas opções mais equipadas da linha também trazem alavancas para troca de marchas no volante (shift paddles) e o sistema Stop & Go (ISG), que desliga e liga o motor automaticamente em paradas momentâneas no trânsito, a fim de reduzir o consumo de combustível e as emissões.
O aspecto de segurança recebeu atenção especial da Hyundai para esta nova linha do HB20. Por isso, o pacote de proteção avançada SmartSense traz funções adicionais, algumas delas inéditas no segmento, tornando o hatch o veículo compacto que mais oferece itens de segurança ativa, segundo a marca.
Um dos recursos inéditos é o Assistente de Centralização em Faixa (LFA), que monitora a posição do veículo em relação à sinalização horizontal de trânsito e ao veículo que vai à frente, atuando de forma autônoma no volante para manter o novo Hyundai HB20 no centro da pista de rodagem.
A configuração de topo Platinum Plus adiciona o Assistente de Tráfego Cruzado Traseiro (Rcca), que ajuda a evitar colisões ao sair de uma vaga em ré, usando radares que detectam quando um veículo se aproxima, emitindo um aviso sonoro e até mesmo freando o carro, se preciso.
Outro alerta estreante é o de Saída Segura, que impede acidentes que podem ser causados por portas abertas quando outros veículos se aproximam. O sistema emite avisos se um carro, ao se aproximar por trás, for detectado no momento em que um ocupante abre a porta.
Além disso, também estará disponível o Assistente de Ponto Cego (BCA), que usa sensores para indicar ao motorista a existência de veículos não enquadrados no campo de visão dos retrovisores. Essa indicação é feita diretamente nos espelhos externos.
O BCA é uma função ativa, e, se necessário, pode, de forma autônoma, impedir o esterço do volante para o lado em que o outro veículo se aproxima, reduzindo o risco de colisão.
Com o objetivo de eliminar as falhas apontadas nos testes de colisão feitos pelo Latn Ncap, todas as versões do novo Hyundai HB20 passam a contar, de série, com seis airbags (quatro a mais do que no modelo anterior), adicionando ao par frontal obrigatório por lei as bolsas infláveis laterais e de cortina.
A esses recursos, somam-se os freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), e a sinalização de frenagem de emergência (ESS), que aciona o pisca-alerta no caso de um acionamento brusco dos freios pelo motorista, para alertar os veículos que vêm atrás.
Também nesse sentido, foram incluídos à lista padrão os controles de estabilidade eletrônico e de tração (ESP e TCS), que, a reboque, incluem o assistente de partida em rampa (HAC).
Dentro da cabine, completam o pacote comum a todas as versões os cintos de três pontos para todos os ocupantes, apoios de cabeça nos assentos dianteiros e traseiros com regulagem de altura, que amenizam o efeito chicote, e a ancoragem Isofix para assentos infantis – duas outras vulnerabilidades do modelo anterior do HB20 apontadas nos testes de colisão.
Foram adicionados, também, limpador e desembaçador do vidro traseiro, travamento automático das portas e do porta-malas a 20 km/h, trava de segurança para crianças nas portas traseiras e destravamento automático das portas, em caso de acidente.
Na atual situação de vendas no mercado nacional – conturbada desde o início da pandemia por causa falta de microprocessadores eletrônicos -, a renovação do Hyundai HB20 ocorre no momento em que o modelo ocupa a liderança de vendas no país entre os automóveis de passeio no primeiro semestre de 2022, segundo o ranking da Fenabrave. De janeiro a junho deste ano, o hatchback da Hyundai comercializou 42.834 unidades.
No mês de passado, no entanto, a primeira posição em vendas entre os automóveis de passeio ficou com o veteraníssimo VW Gol, que emplacou 9.435 unidades, o que representa 3.126 veículos a mais do que o HB20, com 6.309 automóveis comercializados.
Contudo, por mais incrível que pareça, a liderança absoluta do mercado nacional entre carros e comerciais leves continua sendo carregada pela picape compacta Fiat Strada, que acumulou 9.840 unidades emplacadas em junho, consolidando sua predominância desde janeiro deste ano, com 51.046 vendas registradas.
Veja mais detalhes do HB20 2023 nesse vídeo produzido para o lançamento:
Confira os preços da linha Hyundai HB20 2023:
Configuração | Motor | Câmbio / marchas | Preço BR | Preço SP |
Sense | 1.0 12V Flex | Man. / 5 | R$ 76.690 | R$ 79.290 |
Comfort | 1.0 12V Flex | Man. / 5 | R$ 79.990 | R$ 82.690 |
Limited | 1.0 12V Flex | Man. / 5 | R$ 85.490 | R$ 88.390 |
Comfort | 1.0 Tgdi 12V Flex | Man. / 6 | R$ 93.790 | R$ 96.990 |
Comfort | 1.0 Tgdi 12V Flex | Aut. / 6 | R$ 99.390 | R$ 102.790 |
Platinum | 1.0 Tgdi 12V Flex | Aut. / 6 | R$ 105.390 | R$ 108.990 |
Platinum Plus | 1.0 Tgdi 12V Flex | Aut. / 6 | R$ 114.390 | R$ 118.390 |
Fonte: Hyundai Motor do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação
Modelo | Hyundai HB20 Platinum Premium |
Origem | Brasil |
Preço sugerido | R$ 114.390 |
Garantia | 5 anos |
Tipo | Hatchback compacto, 4 portas |
Construção | Chassi com estrutura de aço e carroceria de aço estampado |
Nível de segurança contra impactos* | N/D |
*Graduação máxima: cinco estrelas
Comprimento | 4.015 mm |
Largura (s/ espelhos) | 1.720 mm |
Altura | 1.470 mm |
Vão livre do solo | 160 |
Entreeixos | 2.530 mm |
Peso total (tanque cheio/etanol) | 1.150,5 kg |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | N/D |
Ocupantes | 5 |
Capacidade do porta-malas | 300 litros |
Tanque de combustível | 50 litros |
Tipo | Dianteiro, transversal, três cilindros em liha, flexível em combustível, bloco e cabeçotes de alumínio, quatro válvulas por cilindro |
Diâmetro x curso | 71 x 84 mm |
Cilindrada | 998 cm³ |
Taxa de compressão | 11,5:1 |
Potência | 75 cv (Etanol) ou 80 (Gasolina) cv / 6.000 rpm |
Potência específica | 80,1 cv/litro |
Peso/potência | 14,3 kg/cv |
Torque | 17,5 (E/G) kgf.m / 1.500 rpm |
Tipo | Automática |
Marchas | 6 |
Tração | Dianteira |
Dianteira | Independente, tipo McPherson, com braços oscilantes inferiores, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais |
Traseira | Semi-independente, eixo de torção, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais |
Dianteiro | Discos de aço ventilados |
Traseiro | Tambores |
Equipamentos | ABS e EBD (distribuição eletrônica de frenagem) |
Assistência | Elétrica |
Raio de giro | N/D |
Rodas | Alumínio, aros de 6 x 16″ |
Pneus | 195/55 R16 |
Combustível | Etanol | Gasolina |
Urbano (km/l) | 8,6 | 12,2 |
Rodoviário (km/l) | 10,2 | 14,3 |
Conforme dados de fábrica
Classificação | A |
Selo Conpet (nível máximo no segmento) | Não |
Conforme Inmetro
Dióxido de carbono (CO2) | 91,9 |
Óxido de nitrogênio (NOx) | 14,9 |
Classificação | A |
Conforme Inmetro
Aceleração (zero a 100 km/h) | 10,7 |
Velocidade máxima | 190 |
Conforme dados de fábrica