A BMW acaba de anunciar a chegada ao mercado brasileiro do M5 Competition, a versão ainda mais equipada do sedã médio esportivo produzido em Dingolfing, na Alemanha, e lançada na Europa no ano passado.
O modelo tem como destaque o pacote Competition, oferecido pela primeira vez no M5 aqui no país, o qual adiciona itens exclusivos de aparência e de desempenho, como o sistema de exaustão M Sport e o teto de fibra de carbono, além dos modos de pilotagem M1 e M2.
Ostentando o design muscular e esportivamente vibrante, o M5 Competition traz sob o capô atravessado por nervuras o insano V-8 biturbo, de 4,4 litros de cilindrada e potência de 625 cv, combinado à caixa automática Steptronic de oito marchas.
O conteúdo de tecnologia inclui duas grandes telas digitais no painel, assistente BMW ConnectedDrive, que oferece uma série de funcionalidades de conforto e de conveniência, e sistemas de assistência para condução semiautônoma.
O design extremo do BMW M5 Competition se diferencia pela grade com acabamento totalmente escurecido Shadow Line, parachoque dianteiro com desenho exclusivo e as rodas com aro de 20”, que trazem a digital do design M. Os avançados faróis BMW Laserlight oferecem feixe de luz concentrado e com alcance incomparável de até 600 m.
O modelo é oferecido com oito opções de cores para a carroceria: branco alpino, preto safira, cinza brands hatch, cinza donington, azul snapper rocks, azul marina bay, bluestone e vermelho montegi.
Internamente, o novo M5 Competition conta com várias opções de revestimento, incluindo couro merino silverstone/preto; couro merino marrom aragon/preto; couro merino preto/preto; e couro merino bege midrand/preto.
O painel com a arquitetura BMW Live Cockpit Professional que oferece ao usuário informações e monitoramento da condução por intermédio de duas telas, ambas de 12,3” (31,2 cm), uma flutuante, no centro do painel, e outra no quadro de instrumentos, que contam com interfaces disponíveis para operação por meio de controle de voz.
A tela multifuncional à frente do motorista exibe uma série de informações relevantes, tais como as luzes indicadoras de mudança de marcha e os dados de navegação e de velocidade e o modo de tração, entre outras.
Completam o conjunto a funcionalidade BMW M Head-up display, que projeta no campo de visão do motorista todas as informações necessárias para o condutor não perder o foco no trânsito, como rotas do sistema de navegação e velocidade do veículo, e o Surround View com câmera de ré e imagens projetadas na tela central, além de e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
A direção com assistência elétrica M Servotronic ajusta a atuação progressivamente de acordo com a velocidade, assegurando mais facilidade nas manobras e maior rigidez em estadas ou pistas, com respostas imediatas e precisas.
Outros diferenciais são os benefícios em conveniência, como abertura e fechamento automático do porta-malas; função Soft Close, que puxa as portas automaticamente, fechando-as por completo caso fiquem entreabertas; ar-condicionado automático digital com controle de quatro zonas; iluminação ambiente interna e bancos esportivos do motorista e do passageiro com ajuste elétrico de lombar, ventilação e aquecimento.
A conectividade e o entretenimento a bordo do novo M5 Competition são proporcionados pela central multimídia BMW ConnectedDrive, que fornece uma série de serviços de conveniência como acesso a portais de notícias, relacionamento com a rede de concessionárias (por meio do novo aplicativo My BMW), pontos de conveniência ao redor, preparação para Apple CarPlay e Android Auto e até chamadas de emergência, além da nova funcionalidade de integração com o assistente virtual Amazon Alexa.
O sistema de áudio Bowers & Wilkins Diamond engloba o amplificador de dez canais com 1400 Watts, 16 alto-falantes e tecnologia Quantum Logic Surround, com equalizador de sete bandas (Dynamic Sound Equalising), que proporciona a qualidade de som de altíssima fidelidade em todos os assentos do veículo.
O modelo também oferece o conforto da Digital Key, um dispositivo digital que substitui a chave física e permite trancar, destrancar e ligar o veículo por meio do celular.
A configuração da chave digital pode ser feita por intermédio do aplicativo My BMW, e o proprietário do carro também pode criar chaves virtuais e compartilhá-las via iMessage com até cinco pessoas, inclusive no Apple Watch, o smartphone de pulso.
O M5 Competition está equipado com alguns dos mais avançados sistemas de condução semiautônomos da BMW, com destaque para o Driving Assistant Professional, que permite a direção inteligente em situações de congestionamentos, trânsito lento ou viagens longas.
E, também na hora de estacionar, o veículo oferece ao motorista a comodidade e segurança Parking Assistant Plus, sistema que mede os espaços para estacionar automaticamente por meio de câmeras e de sensores, executando as manobras com máxima precisão, economia de tempo e conforto.
Mas, por ser tratar de um modelo da divisão M, vamos ao que realmente interessa: o que está por baixo do capô. Para fazer valer sua proposta de altíssimo desempenho, o M5 Competition vem com motor de oito cilindros em V, biturbo, com 4.395 cm³ de cilindrada, capaz de gerar a potência total de 625 cv a 6.000 rpm, e o torque máximo de 76,5 kgf.m já a partir de 1.800 rpm, até 5.600 giros.
A transmissão M Steptronic de oito velocidade propicia trocas de marchas excepcionalmente mais curtas e precisas a cada comando no acelerador. A tecla Drivelogic no seletor do câmbio oferece três modos – Eficiente, Sport ou Pista, essa última com trocas extremamente rápidas. O resfriamento da transmissão a óleo assegura que a transmissão funcione em sua melhor temperatura, mesmo quando o carro é exposto a ritmos extremos na pista.
Ela trabalha combinada ao sistema de tração nas quatro rodas com gerenciamento inteligente M xDrive, que varia a força distribuída entre os eixos conforme as condições de rodagem, bem como transfere todo o torque para as rodas traseiras para criar efeito de zero a 100 km/h, o que pode ser alcançado em apenas 3,3 segundos, e até os 200 km/h em 11s1. A velocidade máxima do BMW M5 é de 250 km/h, e pode chegar aos 305 com o pacote M Driver, que elimina o limitador de velocidade e inclui um curso de pilotagem.
O monitoramento de pressão dos pneus e as rodas de 20”, bem como freios M Sport de carbono cerâmica proporcionam a dirigibilidade mais segura.
O único item que não agrada no novo M5 Competition é o preço sugerido de R$ 1.006.950. Mas, se esse valor não for um problema para você, a boa notícia é que o veículo já está disponível em toda a rede de concessionárias BMW do país.
Fonte: BMW do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação