LABACE 2023: EMBRAER EXPÕE JATOS PHENOM 300E E PRAETOR 600

Modelos são a linha de frente da fabricante brasileira, sendo o campeão de vendas e o mais avançado de suas classes, respectivamente. Feira abre dia 8, em São Paulo




Labace 2023: Embraer expõe jatos Phenom 300E e Praetor 600

Começou a contagem regressiva para a Labace 2023 – Latin American Business Aviation Conference & Exhibition -, a maior feira internacional de aviação executiva do Brasil, que acontece entre os dias 8 e 10 de agosto, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Mais uma vez, a Embraer será um dos principais expositores do evento. Este ano, a fabricante aeronáutica vai levar para o seu estande o Phenom 300E, o jato leve mais vendido no mundo por 11 anos consecutivos, e o Praetor 600, modelo mais revolucionário e tecnologicamente avançado no segmento de porte supermédio, orgulha-se a empresa.

Embraer Phenom 300

O Phenom 300E é o jato de piloto único (single-pilot) mais rápido e de maior alcance, com velocidade máxima de cruzeiro de 464 nós – cerca de 860 km/h – e alcance (autonomia) de 2.010 milhas náuticas, equivalentes a 3.724 km, com cinco ocupantes e reservas de combustível de acordo com a norma IFR da Nbaa, órgão que regulamenta a aviação executiva nos Estados Unidos.

 

Com o melhor desempenho de subida e de pista em sua classe, o Phenom 300E custa menos para operar e manter do que seus pares, adiciona a Embraer.

Ainda segundo a fabricante, a aeronave é capaz de voar a 45.000 pés (13.716 m), impulsionada por dois motores Pratt & Whitney Canada PW535E1, com 3.478 libras de empuxo, cada.

Embraer Phenom 300

O Phenom 300E oferece uma cabine espaçosa com o Embraer DNA Design e seu compartimento de bagagem está entre os maiores de sua categoria. As maiores janelas da classe oferecem iluminação natural abundante na cabine, bem como no banheiro privativo.

O conforto dos assentos, com reclinação e capacidade de movimento total, é reforçado pela melhor pressurização entre os jatos leves (altitude máxima da cabine de 6.600 pés). O Phenom 300E possui zonas de temperatura distintas para pilotos e passageiros, um guarda-roupa e refreshment center, opções de comunicação de voz e dados e um sistema de entretenimento.

Embraer Phenom 300

O cockpit amigável permite a operação de piloto único e oferece o avançado Prodigy Touch Flight Deck, baseado na aclamada suíte de aviônicos Garmin 3000.

As características incorporadas das aeronaves de uma classe acima incluem reabastecimento de ponto único, um lavatório com serviço externo e uma escada de entrada semelhante à de jatos maiores.

SUPERMÉDIO LIGEIRO

Embraer Praetor 600

O Praetor 500 e o Praetor 600 são os jatos executivos tecnologicamente mais avançados de suas categorias, afirma a Embraer. O Praetor 500 ultrapassou as metas de certificação, obtendo um alcance intercontinental de 3.340 milhas náuticas (6.186 km) com quatro passageiros e reservas de combustível também em conformidade com as normas da Nbaa.

O Praetor 600 que será exposto na Labace 2023 é o jato supermédio de maior alcance do mundo, capaz de voos sem paradas entre Paris e Nova Iorque ou de São Paulo a Miami. Com quatro passageiros a bordo e as reservas obrigatórias de combustível, o Praetor 600 tem alcance intercontinental de 4.018 milhas náuticas (7.441 km).

Embraer Praetor 600

O conceito de acabamento Embraer DNA Design explora eloquentemente cada dimensão da cabine de passageiros dos jatos Praetor, que tem altura de 1,83 m, piso plano, granito e lavabo a vácuo.

Os recursos exclusivos, como a tecnologia de redução de turbulência e a mais baixa altitude de cabine com 5.800 pés (1.768 m), numa cabine muito silenciosa, têm elevado os padrões de experiência do cliente em ambas as categorias de jatos médios e supermédios, destaca a fabricante. O maior compartimento de bagagem nas duas categorias é complementado por um generoso armário dentro do lavabo traseiro, privativo e completo.

Embraer Praetor 600

A tecnologia avançada na cabine de passageiros é outra característica do Embraer DNA Design, começando pelo Upper Tech Panel, um painel que exibe informações de voo e oferece recursos de gerenciamento de cabine também disponíveis em dispositivos pessoais por meio da tecnologia Honeywell Ovation Select.

Conectividade de alta capacidade e de alta velocidade para todos a bordo estão disponíveis por meio da banda com velocidades de até 20 Mbps e capacidade para streaming de vídeo, outro recurso exclusivo em jatos médios na indústria.

Embraer Praetor 600

A Embraer chega ao evento mais importante da aviação executiva na América Latina em um momento de forte demanda pelos seus jatos executivos, refletida na carteira de pedidos (backlog) até 2025.

Além da intensa atividade de vendas e crescimento contínuo, informa a empresa, ela também intensifica seus esforços em sustentabilidade para atingir as metas ESG, incluindo a neutralidade de carbono em suas operações até 2040, emissões líquidas zero da aviação até 2050 e uso de 100% de fontes de energias renováveis até 2030.

Embraer Praetor 600

A empresa continua a aumentar o uso de Combustível Sustentável de Aviação (SAF), incluindo em sua unidade em Melbourne, na Flórida, Estados Unidos e investe no desenvolvimento de tecnologias alternativas de propulsão de baixa ou zero emissão, como eletrificação, eletricidade híbrida e hidrogênio.

A Embraer Serviços & Suporte também é reconhecida como uma das melhores empresas pela Pesquisa de Suporte de Produtos, segundo a imprensa especializada internacional.

UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fonte: Embraer I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1018 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo