O número 1.923 tem um significado especial para a BMW Motorrad. Ele representa o ano em que esta divisão dedicada à produção de motocicletas foi criada dentro da Bayerische Motoren Werke (BMW), a Fábrica de Motores da Baviera.
Por este motivo, ele foi escolhido como o limite máximo de unidades a serem produzidas da cruiser BMW R 18 – 100 Anos, edição comemorativa inspirada na clássica BMW R 5, dos meados do século passado.
Com linhas clássicas e estilosas e o maior motor boxer já produzido na história da BMW Motorrad, a R 18 – 100 Anos se destaca pelo visual clássico, valorizado por uma profusão de detalhes cromados. Os sistemas de iluminação dianteiro e traseiro totalmente de LED se confundem com o estilo vintage.
Como importante mercado para a marca, o Brasil não poderia ficar de fora das comemorações e foi o destino escolhido para 30 destas preciosidades, que já estão à venda nas concessionárias nacionais com preço básico sugerido de R$ 189.900.
A combinação de cores da BMW R 18 – 100 Anos alia pintura preta e superfícies cromadas de alto brilho, bem como filetes duplos na cor branca, enfatizando a esportividade nostálgica, e o emblema “100 Anos”.
O conceito de pintura sobre cromo também é encontrado no paralama traseiro, complementado pelas linhas brancas paralelas, enquanto o dianteiro e as tampas laterais têm finalização na cor preta. Chama a atenção, ainda, o escapamento inteiramente reluzente fornecido pela Akrapovic, que se deu ao capricho, ainda, de reproduzir o logotipo da BMW no miolo de saída da peça.
O banco revestido de couro tem costuras em mosaico e acabamento em dois tons, mesclando preto com vermelho oxford, o que só reforça o caráter requintado e exclusivo do modelo.
Além disso, a R 18 – 100 Anos é equipada com pacote Option 719, linha com acessórios de customização da BMW Motorrad que inclui peças com detalhes usinados, pintados e, muitas vezes, feitos a mão, artesanalmente.
A peça central da R 18 é o motor boxer de dois cilindros, concebido exclusivamente para este modelo. Com potência de 91 cv, a 4.750 rpm, e 16 kgf.m de torque, a 3.000 giros, o motor ainda ecoa um belíssimo ronco, marca registrada do segmento Cruiser da BMW.
O câmbio de seis marchas tem transmissão final por eixo cardã, o que reduz o ruído e a necessidade de manutenções frequentes.
O modelo também oferece três modos de pilotagem padrão, algo incomum no segmento, para poder se adaptar às preferências individuais do piloto. Há ainda ASC (Controle Automático de Estabilidade), MSR (Controle dinâmico do freio motor), Hill Start Control para facilitar as partidas em subidas, controle de velocidade de cruzeiro e sistema de partida sem chave.
Os elementos de suspensão da nova BMW R 18 também dispensam ajuste eletrônico. Em vez disso, um garfo telescópico e um suporte de suspensão central permitem a regulagem dos amortecedores. Assim como na lendária BMW R 5, os tubos do garfo telescópico dianteiro são encapsulados e têm curso de 120 mm; na traseira, a distância de ação é de 90 mm.
O sistema de freios consiste de disco duplo na dianteira e outro simples na traseira, todos montados com pinças fixas de quatro pistões e monitorados por ABS nas duas rodas.
Por fim, vale lembrar: a R 32, primeira motocicleta da fábrica bávara, foi apresentada em setembro de 1923. Isso anunciou o início da produção da BMW sobre duas rodas e lançou uma história de sucesso que se renova a cada dia.
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: BMW Motorrad Brasil e Global I Imagens: Divulgação