Jaguar e Land Rover ampliam conectividade no Brasil

Tecnologia InControl Telematics permite acessar na tela do smartphone diversas funções e dados do veículo, além de adicionar recursos de segurança rodoviária

Jaguar e Land Rover ampliam conectividade no Brasil

Atentas à crescente demanda por soluções inovadoras de conectividade e segurança, as marcas Jaguar e Land Rover passam a oferecer para os seus clientes no Brasil, a partir deste mês, a cobertura da plataforma digital InControl Telematics, criada para conectar de modo inteligente motoristas e demais usuários aos veículos da marca, por meio do smartphone. A nova tecnologia também conecta a tela do sistema de infoentretenimento do carro ao celular.

Ao todo, o novo serviço InControl Telematics conta com funções divididas em três categorias: aplicativos Remote App, no celular, e sistemas de comunicação b-Call e e-Call, incorporadas à tecnologia embarcada no veículo.

Parte dos recursos da nova tecnologia é acessada a partir dos aplicativos Remote App

Os serviços disponíveis pelo Remote APP serão acessados por meio dos aplicativos Jaguar InControl e Land Rover InControl, ambos licenciados para os sistemas operacionais Android e iOS. É a partir deles que o usuário começa a ser capaz de manter a conectividade e a interação com o veículo de qualquer lugar do mundo, através de smartphones.

A conectividade entre o veículo e os aplicativos Remote App acontece a partir transmissão digital de dados (telemática). Com isso, para usufruir dos benefícios da nova tecnologia, o usuário precisará apenas de conexão com a internet, via wi-Fi ou dados móveis (celular).

Novidade está disponível para o Jaguar I-Pace e Land Rover Defender, migrando aos demais a seguir

Na prática, a tecnologia InControl Telematics permitirá aos clientes acessarem, remotamente e em tempo real, diversos comandos e informações do veículo. Entre as ações que poderão ser feitas a apenas um toque no smartphone, enquanto se termina de tomar o café da manhã, por exemplo, estão o acionamento da partida no motor a combustão, para que ele vá aquecendo antes de sair; o ajuste de temperatura do ar-condicionado, possibilitando entrar no carro com a cabine já confortavelmente climatizada; e, mais importante, conferir o nível de combustível e a autonomia, para programar uma possível visita ao posto; no caso dos veículos híbridos ou 100% elétricos, também é possível conferir se dá para rodar mais um pouco com a carga da bateria disponível.

Além disso, do sofá de casa também será possível checar a posição das travas das portas e acioná-las, se necessário, assim como o alarme antifurto; consultar a localização do veículo com instruções para chegar até ele. Já ao sair do shopping, o motorista poderá ativar o sistema Bip & Flash (localizador), que o ajudará a visualizar onde o carro está estacionado, por meio de avisos sonoros e visuais (luzes de emergência e o farol), entre outras funções. Outra função de grande valia são os alertas de manutenção do veículo que proprietários recebem no smartphone, com orientações sobre o que fazer.

Jaguar I-Pace

O sistema InControl Telematics conta também com o diferencial de salvar automaticamente o histórico de viagens realizadas com o carro. Aos registros de trajetos são incluídas estatísticas de rota e quilometragem, dados que podem ser exportados para uma planilha do tipo Excel e enviadas por e-mail, por exemplo.

As atualizações da plataforma InControl Telematics são feitas via Sota (Software Over The Air, ou “programa computacional sobre o ar”, traduzido livremente para o português). Com isso, o veículo é capaz de revisar todo seu sistema sem a qualquer intervenção do proprietário.

Chamada de emergência eCall é feita por um botão protegido no teto da cabine

A outra parte dos benefícios da nova tecnologia telemática da Jaguar Land Rover é formada pela assistência rodoviária e pelos serviços de emergência acessados por meio dos botões bCall e eCall. As ligações de assistência rodoviária – bCall – auxiliam o usuário de forma eficaz no caso de alguma anormalidade com o veículo, contatando os serviços de emergência e de assistência técnica da Jaguar Land Rover, disponíveis 24 horas por dia, de domingo a domingo.

Já os serviços de emergência eCall podem ser acessados por meio de um botão instalado no teto da cabine e protegido por uma tampa (foto), para evitar acionamentos acidentais, já que o sistema também efetua, automaticamente, uma chamada para a polícia (190).

Pacote Wireless Smartphone inclui recarga do celular sem uso de cabo

Com a chegada da nova tecnologia Incontrol Telematics, a Jaguar Land Rover do Brasil incorporou também o Wireless Smartphone Pack, pacote que permite aos clientes se conectarem os aparelhos celulares ao painel do veículo, por meio das plataformas Apple CarPlay ou Android Auto, sem a necessidade de cabos.

Dessa forma, os recursos de mídia ficam disponíveis para os usuários do carro a apenas um toque de distância, bastando estabelecer ou renovar sua conexão de Bluetooth e seguir o passo a passo exibido pelo sistema Pivi Pro, sistema de suporte, já comum entre os carros da Jaguar Land Rover. Assim, o usuário pode conferir uma gama recursos de segurança e assistência ao motorista, que são exibidos na tela central do veículo. A novidade também inclui a comodidade de recarga da bateria do celular sem fio, bastando acomodar o aparelho no nicho localizado no console central.

Land Rover Defender

Os primeiros veículos implementáveis com o sistema Incontrol Telematics são os SUVs premium Land Rover Defender e o 100% elétrico Jaguar I-Pace. Segundo a representação das marcas britânicas no mercado brasileiro, a ideia é que, a partir dos modelos 2022, todos os automóveis da montadora, de forma gradativa, passem a incorporar a nova tecnologia.

Para verificar a possibilidade de ativação e receber orientações detalhadas para o uso otimizado da tecnologia é necessário entrar em contato com a concessionária mais próxima da Jaguar ou Land Rover.

Fonte: Jaguar e Land Rover Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação