Mini John Cooper Works leva o “time dos sonhos” para o Dakar 2019

Equipe britânica escalou os multicampeões Peterhansel, Despres e Sainz para pilotar seus buggys. Atual nº 1 do Mundial de Rali estará em um dos outros cinco protótipos  




Mini John Cooper Works monta o “time dos sonhos” para o Dakar 2019 [Divulgação]

A largada para o Rally Dakar 2019 está logo aí. A 41ª edição da prova de off-road mais longa e difícil do mundo será disputada entre os dias 6 e 17 de janeiro, no Peru. Os 534 pilotos e navegadores inscritos, distribuídos no total de 334 veículos – entre carros, motos, quadriciclos (UTVs) e caminhões -, enfrentarão o percurso de 5 mil quilômetros de areia e cascalho, com partida e chegada na capital, Lima.

 A Mini Motorsport, divisão esportiva da marca britânica, em parceria com a X-raid, fabricante e preparadora alemã de veículos para competições fora de estrada, vai participar da corrida através do deserto peruano com oito carros.

Mini John Cooper Works Buggy 2019 [Divulgação]
Novamente, a marca alinhará três buggys Mini John Cooper Works, que estrearam na prova do ano passado, mais cinco protótipos Mini John Cooper Works Rally (um a mais do que na edição anterior), divididos em quatro times X-raid Mini JCW Rally e a Orlen X-raid.

Em busca de algo acima do que a 5ª posição no resultado final alcançada em 2017 – melhor classificação entre os quatro Mini que chegaram ao final da prova – a esquadra britânica convocou uma tropa de elite para comandar suas máquinas neste ano.

Peterhansel, Sainz e Després [Divulgação]
Para ocupar os cockpits dos três buggys, a Mini vai formar o que pode ser chamado de o dream team (time dos sonhos) dos pilotos de rali, reunindo os pilotos franceses Stéphane Peterhansel e Cyril Després, e o espanhol Carlos Sainz. Juntos, eles contabilizam mais de 20 vitórias no Rally Dakar.

Conhecido como o “Senhor Dakar”, Peterhansel venceu extraordinariamente o icônico rali do deserto por 13 vezes, em seis edições nas motocicletas e nas outras sete sobre quatro rodas.

Mini John Cooper Works Buggy 2019 [Divulgação]
Cyril Despres é o mais jovem do trio e venceu o Dakar por cinco vezes nas motocicletas (2005, 2007, 2010, 2021 e 2013). O piloto se transferiu para a categoria dos carros em 2015 e, desde então, já venceu em duas ocasiões (2016 e 2017) o Silk Way Rally – disputado ao longo de 5 mil km entre Moscou, na Rússia, e Pequim, na China.

Carlos Sainz conquistou o título do Dakar 2018 pela Peugeot, tendo triunfado anteriormente em 2010. Em meados do ano passado, o espanhol se juntou à equipe da Mini Motorsport. Antes de se mudar para as competições off road, Sainz foi coroado duas vezes como campeão mundial de rali da FIA (Federação Internacional do Automóvel), em 1990 e 1992.

Mini John Cooper Works Buggy 2019 [Divulgação]
Nos últimos meses, a equipe da X-raid vem trabalhando duro no desenvolvimento do Mini Cooper Works Buggy. Segundo a preparadora, além de uma significativa redução de peso, outros componentes do buggy foram otimizados – particularmente na parte eletrônica -, fatores que melhoraram o desempenho do carro.

Mini John Cooper Works Buggy 2019 [Divulgação]
O Mini John Cooper Works Buggy tem motor 3.0 turbodiesel de seis cilindros em linha, baseado na unidade que equipa o BMW X5 50d. Com exatos 2.993 cm³ de cilindrada, ele rende, na versão de competição, 355 cv de potência a 3.500 rpm, e torque de 78,5 kgfm a 2.150 rpm.

A transmissão, com tração traseira, utiliza a caixa Xtrac, de seis velocidades, com diferencial integrado e embreagem AP Racing. Nessa atual configuração, o modelo pode chegar à velocidade máxima de 190 km/h.

Mini John Cooper Works Buggy 2019 [Divulgação]
A carroceria do buggy da JCW é formada por uma estrutura tubular de aço (gaiola), com carenagem integral moldada em fibra de carbono. O protótipo projetado e montado pela X-raid mede 4.332 mm de comprimento, 2.200 de largura e 1.935 mm de altura. A distância entreeixos é de 3.100 mm, com bitolas de 1.855 mm. Seu peso é de 1.675 kg (seco) e o tanque de combustível tem capacidade para 325 litros.

O sistema de freios fornecido pela Brembo usa discos de 355 mm de diâmetro e 32 mm de espessura nas quatro rodas. Os pneus BF Goodrich têm medidas 37 x 12,5 R17, incluindo os dois estepes por veículo.

Mini John Cooper Works Rally 2019 [Divulgação]
Os outros quatro protótipos da equipe X-raid Mini JCW Rally serão comandados pelas duplas compostas pelo piloto cazaque Yazeed Al-Rajhi e seu navegador alemão Timo Gottschalk; pelos espanhóis Joan “Nani” Roma e Alex Haro; os argentinos Orlando Terranova e Ronnie Graue; e pelos experientes Boris Garafulic, do Chile, e Filipe Palmeiro, de Portugal.

O quinto Mini JCW Rally, da equipe Orlen X-raid, será ocupado por Jakub “Kuba” Przygonski e Tom Colsoul. Com quatro vitórias em nove etapas do Mundial de rali da FIA de 2018, Przygonski garantiu o título de campeão da temporada – motivação que só ele terá para enfrentar o Rally Dakar prestes a começar.




Sobre Universo Motor 1008 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário