Festa em casa e com tuta la famiglia reunida. É neste clima de almoço de domingo no quintal da mama que a Ferrari está vivendo o Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1 deste final de semana, no lendário circuito de Monza – quando, tradicionalmente, acontece a maior concentração de tifosi por m² do planeta.
A prova deste ano ganhou um colorido especial adicionado pela equipe do Cavalinho Rampante, que vai aproveitar o mar vermelho a inundar as arquibancadas e todos os espaços possíveis ao redor da pista para comemorar a vitória histórica na última 24 Horas de Le Mans, em seu retorno à categoria principal do Mundial de Endurance após 50 anos de ausência.
Para marcar a ocasião no álbum de fotografias da família, a equipe de Maranello criou uma pintura comemorativa para os monopostos de Charles Leclerc e Carlos Sainz, replicando o layout em vermelho e amarelo das duas Ferrari 499P que assombraram a 100ª edição da mais importante e tradicional corrida de longa duração do mundo, disputada em junho, na França.
Em sua primeira vez no também mítico circuito de La Sarthe, de 13,6 km de percurso, os dois protótipos híbridos da Ferrari demonstraram total adaptação e domínio desde os treinos livres, assegurando as duas primeiras posições do grid de largada e, após as 24 horas imprevisíveis de disputa, conquistaram a vitória e a quinta posição na classificação geral.
A pole position foi cravada pelo piloto italiano Antonio Fuoco, com a Ferrari 499P de nº 50, que superou por apenas 0m773s o compatriota Alessandro Pier Guidi, com o outro hipercarro de Maranello, de nº 51 – até ali, o mais rápido na pista.
A vitória na edição centenária da 24 Horas de Le Mans, no entanto, coube a Guidi, que dividiu o carro com James Calado e Antonio Giovinazzi, percorrendo 342 voltas na pista francesa. No outro carro, a tripulação formada por Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen viu a chance de disputa pelo pódio ser eliminada por causa de reparos durante a noite, apesar de recuperarem várias posições no restante da prova.
Esta foi a décima vitória geral da Ferrari na 24 Horas de Le Mans, sucedendo as conquistadas em 1949, 1954, 1958 e 1960-1965. A história da Ferrari no circuito de La Sarthe agora soma 39 vitórias, incluindo todas as categorias que fazem parte da prova.
A pintura comemorativa das duas Ferrari SF-23 de Fórmula 1 incluirá as listras amarelas em “V” que percorrem as laterais dos hipercarros de endurance, presentes no nariz e na tampa do motor.
Os dois modelos já têm em comum a cor vermelha rosso le mans, com acabamento fosco no caso dos monopostos de rodas descobertas e brilhante nos protótipos de longa duração. Os números inscrição dos carros de Leclerc e Sainz – 16 e 55 – também serão amarelos.
Além disso, os macacões de corrida também foram especialmente desenhados para este GP da Itália, com as cores amarela, vermelha e preta da Casa de Maranello e o logotipo ong F, que também aparece na asa traseira.
As estampas especiais também se estenderão aos capacetes de Leclerc e Saiz: predominantemente amarelo para o monegasco e inteiramente preto para o espanhol.
HISTÓRIA
Os festejos em Monza se irradiarão para além do asfalto. As paredes da passarela que leva do paddock até a garagem dos boxes, por exemplo, contarão com ilustrações dos marcos da Ferrari na Fórmula 1, bem como em outras categorias.
Três exemplos muito diferentes de carros da Ferrari, mas todos compartilhando o DNA de corrida, estarão em exibição na Fan Zone, atrás do paddock. Obviamente, o 499P vencedor de Le Mans estará lá, assim como um 296 GT3, a nova arma de Maranello para as corridas de GT, vencedora da 24 Horas de Nurburgring deste ano, e o F2003-GA que conquistou o GP da Itália de 2003, conduzido por Michael Schumacher.
Outra Ferrari icônica, a F1-87/**C com a qual Gerhard Berger e Michele Alboreto venceram em Monza, estará em exibição na praça Trento e Trieste, na cidade que dá nome ao autódromo, como parte da iniciativa Fuori GP (“fora da pista”).
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: Ferrari I Imagens: Divulgação