VOLKSWAGEN T-CROSS THE TOWN: AUMENTA QUE ESSE AÍ É ROCK´N´ROLL!

Edição limitada do SUV compacto antecipa festival e reforça a boa e velha parceria da marca com eventos musicais. Ouça o clipe da pesada gravado na ‘fábrica do som’




Volkswagen T-Cross The Town: aumenta que esse aí é rock’n’roll!

A Volkswagen do Brasil é a patrocinadora oficial do The Town, o maior festival de música, cultura e arte da cidade de São Paulo, que espera reunir 500 mil pessoas nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro no Autódromo de Interlagos.

E para marcar mais esta ação em sua permanente estratégia de marketing que associar seus lançamentos com grandes eventos de música – iniciada na Europa há quase trinta anos, com a chegada da terceira geração do Golf – a subsidiária brasileira apresenta o T‑Cross The Town.

VW T-Cross The Town

Criado a partir da configuração 200 TSI do  – equipado com motor 1.0 flex, de até 128 cv de potência, e câmbio automático de seis velocidades -, a mais nova edição “rock’n’roll” da VW ganha itens de série somente encontrados nas configurações mais completas, além de detalhes estéticos exclusivos.

 

O Volkswagen T‑ Cross The Town terá apenas três mil unidades produzidas, com preço sugerido de R$ 149.990 – o que permite o acesso, inclusive, pelo público PCD (Pessoas com Deficiência).

Os clientes que levarem a primeira série especial do T-Cross para sua garagem ganharão um presente especial preparado pela marca: uma caixa personalizada contendo itens da edição limitada VW Collection The Town, incluindo uma mochila dobrável com o logo “VW + The Town”, squeeze (garrafinha) de metal e boné.

VW T-Cross The Town

Do lado de fora, o “SUVW” (como a montadora prefere classificá-lo), aparece com pintura bicolor. A coluna C (traseira) e o teto pintados na cor preto ninja, mesma tonalidade que cobre as capas dos retrovisores externos, que são rebatíveis, o rack de teto e os logotipos (badges) “T‑Cross” e “200 TSI”, ambos na tampa do porta-malas.

As demais partes da carroceria podem sair de fábrica em quatro opções de cor predominante: preto ninja, azul norway, cinza platinum e prata pyrit. As rodas de liga leve, com aro de 17”, ganham a pintura na cor preta, com acabamento diamantado.

VW T-Cross The Town

Nas laterais, um dos diferenciais da série limitada é o logotipo “The Town” localizado próximo da linha de cintura, ligeiramente abaixo dos retrovisores.

De série, o T‑Cross The Town traz, também, tem faróis de neblina e lanternas traseiras em LED, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, mais a câmera de ré.

VW T-Cross The Town

A edição especial também vem com acabamento interior inédito. Os bancos são revestidos de couro sintético na cor preta, contrastando com a costura aparente em azul.

Os apoios de braço dianteiros, embutidos nos revestimentos das portas, são acolchoados e, parcialmente, em vinil. Além disso, as forrações do teto e das colunas são escurecidas, trazendo uma aparência premium ao acabamento do T‑Cross.

VW T-Cross The Town

O cockpit totalmente digital é formado pelo painel de instrumentos com visor de 8” (20,3 cm), à frente do volante de direção multifuncional, e pelo sistema multimídia VW Play, com tela tátil de 10,25” (26 cm), posicionada no centro do painel principal. Os ocupantes dispõem, ainda, de duas entradas USB tipo C no console central para recarga de celulares, por exemplo.

SHOW DE ENERGIA, MAS SEM BEBEDEIRA

VW T-Cross The Town

O T‑Cross The Town sai de fábrica com o motor flex de três cilindros e 12 válvulas conhecido como 200 TSI, que traz nessa nomenclatura o torque máximo na escala de Newton/metro (Nm) e as iniciais da tecnologia Turbocharged Stratified Injection, que pode ser traduzido como “turbo com injeção estratificada” – ou “direta”, como é conhecida popularmente. Na prática, tudo isso significa que o engenho com apenas 999 cm³ de cilindrada (1.0) é capaz de gerar a potência de 116 cv, a gasolina, ou 128 cv, com etanol, ambas a 5.500 rpm. O torque já mencionado equivale a 20,4 kgf.m, disponível na faixa de rotação entre 2.000 e 3.500 giros, com ambos os combustíveis.

São números semelhantes aos de um carro com motor 2.0 convencional (sem turbocompressor e injeção direta), porém com médias de consumo muito menores. De acordo com o Inmetro, nesta configuração com câmbio automático de seis marchas, o modelo pode rodar até 14,4 km/l de gasolina, na estrada, ou 12 km/l na cidade; com etanol puro, os números são de 10 e 8,3 km/l, respectivamente.

VW T-Cross The Town

Contribui para esses resultados a função Stop- Start, que desliga e liga o motor automaticamente no anda e para do trânsito ou nos semáforos, economizando o precioso líquido do tanque e diminuindo as emissões de poluentes. Outro destaque é o sistema de partida a frio para uso com etanol puro, que dispensa o tanquinho auxiliar de gasolina.

Para a segurança, o modelo inclui de série o ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo, ou piloto automático) e freios com AEB (sigla, em inglês, de Frenagem Autônoma de Emergência) e discos nas quatro rodas.

FÁBRICA DO SOM

VW T-Cross The Town

A campanha de lançamento do T‑Cross The Town inclui um filme, que começa a ser veiculado esta semana na TV e nas redes sociais da VW.

A peça exibe os bastidores de uma montagem fictícia do T‑Cross The Town, com pessoal da linha de montagem usando instrumentos musicais como ferramentas e, claro, ouvindo o bom e velho rock’n’roll. Segundo a montadora, é uma alusão divertida ao “SUVW que é feito de música”. Sinta o peso do metal:

Algumas semanas atrás, quando anunciou o patrocínio ao The Town, a marca já havia colocado uma playlist no ar dedicada ao evento, disponível no serviço de streaming Spotfy.

O FESTIVAL

O The Town é uma criação dos mesmos produtores do Rock in Rio, o maior festival de música e entretenimento do mundo, que já contou com o patrocínio da Volkswagen do Brasil em quatro edições, incluindo a mais recente, em 2022.

Mais de 235 horas de shows estão programadas para os seis palcos da Cidade da Música, que será montada em um espaço de 360 mil m² no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). Entre os nomes confirmados estão Post Malone, Bruno Mars, Maroon 5, Foo Fighters, Alok, Ludmilla, Iza, Bebe Rexha, Kim Petras.

VW no Rock in Rio 2022

A VW também é co-patrocinadora da Rota 85, uma área temática do festival The Town onde as marcas contam com estandes para oferecer experiências de entretenimento ao público.

A Rota 85 tem esse nome em homenagem ao ano em que o Rock in Rio ganhou vida (1985), colocando o Brasil definitivamente na rota dos grandes shows internacionais. Saiba mais no site oficial do evento.

UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fonte: VW Brasil I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1033 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo