BRABUS 1300 R MASTERPIECE EDITION: A ARTE ESCULPIDA EM CARBONO

Talhada a partir da KTM 1290, de 180 cv, nova 'bignacked' da customizadora alemã fica ainda mais leve e aerodinâmica com uso maciço do material criado pela Nasa




Desde 1977, quando foi estabelecida em Bottrop, na Alemanha, a oficina de customização Brabus faz de cada produto premium em que põe sua assinatura – entre carros, motocicletas, barcos e acessórios de lifestyle – uma peça única em personalidade, design e função.

A partir desta experiência refinada e construída ao longo de quase meio século, a empresa passou a criar edições conceitualmente exclusivas – limitadas a pouquíssimos privilegiados em todo o mundo -, incrementando os modelos originais com o que há de melhor em estilo e tecnologia de ponta.

Brabus 1300 R Masterpiece Edition

A última destas preciosidades é a bignacked (“peladona”, na tradução do inglês ao pé da letra) Brabus 1300 R Masterpiece Edition, a série mais limitada, até o momento, da primeira moto retrabalhada pela empresa alemã. Inspirada nos supercarros da própria Brabus, a superbike minimalista é lapidada a partir da também nacked KTM 1290 Super Duke R EVO, com seu brutal V-Twin de 1,3 litro e 180 cv.

 

Serão feitas apenas 50 unidades da Masterpiece Edition, metade na cor onyx black (preta) – que adiciona uma “sutil porção de mistério e intensidade” ao modelo, revela a customizadora -, e a outra em diamond white (branca), identificada com as ideias de individualidade e de “coisas boas da vida”.

Brabus 1300 R Masterpiece Edition

Nas duas opções, a pintura é contrastada por detalhes em frozen gold (dourado), que enfatiza a percepção de poder, também segundo a Brabus. O mesmo acabamento é dado à badge (plaquinha) metálica destacada sobre o tanque de combustível, onde é gravado o número de série (“1 to 50”) de cada unidade da edição limitada.

Brabus 1300 R Masterpiece Edition

O visual espartano e intimidador, próprio das supernakeds, ostenta a toda robustez do quadro tubular e imponência do motor V-2, mantidos originalmente da matriz holandesa, exceto pelo acabamento em preto fosco, que enfatiza a aparência “sinistra” da nova Brabus 1300 R.

E não é só. Muito além do jogo de cores e acabamentos, o design criado pela Brabus para esta edição especial leva o conceito de sinergia entre forma e função ao extremo, empregando de maneira intensiva a fibra de carbono – material sintético tão leve quanto resistente, desenvolvido pela Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos -, em componentes essenciais e apêndices aerodinâmicos exclusivos.

Brabus 1300 R Masterpiece Edition

O pacote inteiramente novo de itens básicos produzidos a partir deste composto incluem o reservatório de gasolina com capacidade para 16 litros; tampa sem chave do bocal de reabastecimento; protetores de corrente e do calcanhar; tampas da embreagem, alternador e trava de ignição; corpo do painel de instrumentos; carenagens laterais traseiras; e a capa da balança unilateral (ou braço) da suspensão traseira.

Brabus 1300 R Masterpiece Edition

Em relação à aerodinâmica, são moldados em carbono itens como a máscara do farol; paralamas dianteiro e traseiro (undertray); e tomada de ar para ventilação do freio. Os salientes dutos de ar nas laterais do tanque sintetizam décadas de experiência da Brabus no processamento de materiais compósitos de carbono prepreg, os quais são pré-impregnados com resina epóxi, resultando em ainda maior resistência a impactos e calor.

Novamente, os detalhes meticulosos de design se expressam nos acabamentos na cor dourada distribuídos em toda a moto, como nos winglets (pequenas asas) contidos na parte interna dos dutos laterais e anéis decorativos nos canos de escape.

KTM 1290 Super Duke R EVO

 O chassi herdado da 1290 Duke R Evo é composto de quadro tubular do tipo diamond, que utiliza o motor como parte da estrutura para aumentar a rigidez contra torções. A única mudança, como já citado, é o revestimento escuro, aplicado a pó, que substitui a patriótica pintura laranja da fabricante dos Países Baixos.

Este chassi de última geração da KTM utiliza tubos de diâmetro maior, porém com paredes mais estreitas, contribuindo para reduzir significativamente o peso total da Masterpiece Edition, que é de apenas 194 kg.

Brabus 1300 R Masterpiece Edition

Agregadas ao quadro, as suspensões contam com tecnologia semiativa WP, que, ao simples toque de um botão, transformam a nova Brabus 1300 R em uma ágil devoradora de curvas. O segredo está em suas válvulas solenóides controladas eletronicamente, capazes de modular a atuação dos amortecedores.

Dessa forma, o piloto dispõe de várias opções de ajuste, que propiciam desde o máximo conforto para o uso da moto no dia a dia até uma configuração extremamente rígida para pistas de corrida. Além disso, há o modo “Auto”, que se adapta automaticamente às condições da via e à tocada do piloto.

Brabus 1300 R Masterpiece Edition

O conjunto de frenagem Brembo Stylema possui sistema ABS (antibloqueio) e emprega, na roda dianteira, um par de discos flutuantes de 320 mm de diâmetro, com pinças monobloco de quatro pistões. A pressão de acionamento é ajustável.

Na traseira, o disco simples de 240 mm trabalha com pinça flutuante de pistão duplo. A luz de alerta de frenagem também é adaptável.

Brabus 1300 R Masterpiece Edition

A Masterpiece Edition se equilibra sobre rodas de liga de alumínio forjado Brabus Monoblock Z, com aros de 17 polegadas. Esculpidas por meio de tecnologia de usinagem CNC (Controle Numérico Computadorizado) de última geração, seu atraente desenho de nove raios é realçado pelo novo acabamento exclusivo na tonalidade gold platinum (dourado cintilante).

Elas vêm calçadas com pneus superesportivos Bridgestone S22 Battlax, com medidas de 120/70 ZR 17 (dianteira), e de 200/55 ZR 17 (traseira).

KTM 1290 Super Duke R EVO

Seguindo a plataforma tecnológica das antecessoras, a Brabus 1300 R Masterpiece Edition compartilha o motor da KTM 1290 Super Duke R Evo, de dois cilindros idênticos em V – ou V-Twin -, com 1.301 cm³ de cilindrada.

Como referência da evolução desta arquitetura de propulsores, esta unidade oferece excelente entrega de energia motriz, extraindo a potência de 180 cv a 9.500 rpm, com torque máximo de 14,2 kgf.m a 8.000 rpm. A transmissão de seis marchas tem embreagem deslizante Pasc, acionada hidraulicamente, e relação final por corrente.

Brabus 1300 R Masterpiece Edition

Dessa forma, a nova bignaked da Brabus se beneficia da excelente relação de peso-potência, fazendo com que cada cavalo de força do motor desloque somente 1,07 kg de massa da moto.

Como resultado, em mãos competentes e ambiente seguro, a máquina pode disparar da imobilidade até os 100 km/h em 3,2 segundos e alcançar a máxima de 270 km/h. Para completar, todo esse desempenho extremo é embalado pela sinfonia agressiva que ecoa do escapamento com saída dupla, desenvolvido especificamente para este projeto.

Brabus 1300 R Masterpiece Edition

Para o máximo controle, a 1300 R Masterpiece Edition apresenta controle de tração inovador, função antiempinamento e modos de condução selecionáveis, para a melhor adaptação a qualquer ambiente.

Combinado ao controle de velocidade de cruzeiro integrado (piloto automático), a nova criação da Brabus oferece total conforto para viagens e rides de longas distâncias.

Brabus 1300 R Masterpiece Edition

Aliás, em relação à ergonomia, apesar de minimalista, a nacked oferece postura bastante confortável para seu único ocupante.

O banco – largo e confortável como uma poltrona, e com requinte do sistema de aquecimento -, foi reestofado com padrão de costura”diamond rising“, em tom escuro, destacando o emblema da série especial no encosto. A distância do assento até o chão é de 845 mm.

Brabus 1300 R Masterpiece Edition

O piloto complementa a melhor posição para conduzir a Masterpiece Edition através das pedaleiras ajustáveis. A pega das manoplas transmite a sensação de segurança, ao mesmo tempo em que o acelerador de torção rápida oferece respostas mais rápidas do motor.

E para dar um toque no estilo cafe racer, os espelhos são posicionados nas extremidades do guidão, com seus suportes invertidos para baixo da barra de comandos.

Brabus 1300 R Masterpiece Edition

 Também mantido integralmente da KTM, o painel de instrumentos multifuncional da nova naked da Brabus possui tela com tecnologia TFT (Thin Film Transistor, ou “película de transistor fino”), que proporciona maior nitidez das imagens. No entanto, a animação de inicialização é exclusiva da customizadora alemã, com padrão em vermelho.

O manuseio intuitivo da tela do painel é feito por meio do módulo de comando instalado no punho esquerdo. Ele permite, por exemplo, que o piloto ajuste o deslizamento da roda traseira enquanto estiver usando o modo Track na pista ou, ainda, definir os dados que deseja consultar com agilidade no mostrador.

Brabus 1300 R Masterpiece Edition

Por fim, cada unidade desta luxuosa bignaked vem com acessórios exclusivos, como parte do pacote Brabus Masterpiece. Eles incluem uma capa de moto feita sob medida para proteger a Brabus 1300 R em grande estilo, bem como um tapete de exposição, que cria uma atmosfera de prestígio.

Também está incluído um estojo feito de fibra de carbono, chamado “Brabus Masterpiece Box”, que traz o módulo de ignição sem chave e o certificado de autenticidade personalizado, que dá acesso ao Brabus Masterpiece Club.

Brabus 1300 R Masterpiece Edition

A nova Brabus 1300 R Masterpiece Edition já está disponível para vendas on-line, com preço de 41.933 euros (cerca de R$ 224 mil, sem encargos e frete), seja qual for a cor escolhida.

UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fonte: Brabus I Imagens: Divulgação

 




Sobre Universo Motor 1018 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo