A Audi do Brasil acaba de dar início à pré-venda do esportivo 100% elétrico e-tron GT no país. O modelo chega para ampliar o portfólio de versões totalmente movidas a bateria da marca das quatro argolas.
Lançado mundialmente no início de 2021, o e-tron GT agora pode ser encomendado pelo público brasileiro nas concessionárias da Audi, em condição especial válida somente até 17 de junho, pelo valor de R$ 699.990. O novo cupê de quatro portas elétrico também estará disponível no programa por assinatura Audi Luxury Signature, com mensalidades a partir de R$ 15.999 no plano de 36 meses.
A aparência externa do Audi e-tron GT ostenta o design consagrado da marca e se destaca pela esportividade, dada pelas proporções largas da carroceria, perfil plana, distância entreeixos alongada e centro de gravidade próximo ao chão.
Na dianteira, os faróis totalmente de LED (diodo emissor de luz), com tecnologia Matrix exibem visual harmônico e envolvente.
Entre eles, destaca-se a grade frontal Singleframe, com perímetro octogonal, na qual os elementos horizontais ao centro têm as aberturas ajustadas automaticamente, para aumentar a eficiência aerodinâmica e, por consequência, a autonomia do veículo; quanto menor o atrito com o ar, menos esforço o motor elétrico precisa fazer, reduzindo o consumo de energia.
Nesse sentido, os desenhistas e engenheiros aerodinâmicos trabalharam em colaboração no projeto e trouxeram ao modelo o coeficiente de arrasto de apenas 0,24 Cx, o qual permite alta eficiência e maior distância percorrida a cada carga das baterias.
O aproveitamento funcional do fluxo de ar é reforçado pelas entradas que o direcionam para resfriamento dos freios e radiadores do motor, suspensão adaptativa a ar e spoiler traseiro, que se estende em vários estágios. Por fim, as aberturas nas extremidades do parachoque dianteiro criam uma cortina de ar ao longo de ambas as laterais do veículo.
O Audi e-tron GT também atrai a atenção pelas rodas exclusivas com aro de 20 polegadas e detalhes em preto brilhante, frisos decorativos na cor preta e grade frontalna cor cinza heckla.
Como opcionais, são oferecidas as rodas de 20 polegadas com design “Aero” (com acréscimo de R$ 5.000); e o pacote Black Plus (R$ 15.000), que inclui frisos externos em preto brilhante, logotipo da Audi e capa dos retrovisores na cor preta, mais a grade frontal na cor do veículo.
A posição de guiar no Audi e-tron GT propicia a atmosfera de carro de corrida, com assento baixo, painel de instrumentos levemente voltado para o motorista e amplo console central.
Os materiais utilizados seguem conceitos sustentáveis: não utilizam couro e possuem alto porcentual de material reciclado feito de garrafas plásticas usadas ou fibras residuais.
Opcionalmente, o e-tron GT pode vir equipado com a tecnologia head-up display (R$ 16.000), a qual projeta as principais informações dinâmicas do veículo direto no parabrisa, dentro do campo de visão do motorista, para que ele não desvie os olhos do caminho ao consultá-las.
O esportivo elétrico é equipado com um propulsor elétrico de 476 cavalos de potência (podendo saltar para 530 cv no modo overboost, selecionado pelo motorista), e torque máximo de 65,2 kgf.m, disponível totalmente disponível de forma instantânea.
Atuando em sintonia com a tração integral quattro, a unidade de força entrega desempenho tipicamente esportivo, com a aceleração de zero a 100 km/h feita em apenas 4,1 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 245 km/h.
As baterias de alta tensão, instaladas sob o assoalho, têm capacidade de carga de 93 kWh (capacidade de carga AC de 22 kW) e proporcionam autonomia entre 458 e 501 quilômetros, de acordo com o ciclo WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure, na sigla em inglês), adotado como padrão de medição de consumo na Europa; ou, 308 km, pelo método de aferição usado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
O conjunto de baterias é formado por 33 módulos, cada um deles com 12 células revestidas de material flexível. As conexões, fusíveis e a principal unidade de controle focam embaixo do console central. A tensão de 800 Volts do sistema permite alta potência contínua e abrevia o tempo de recarga. Além disso, segundo a Audi, reduz o peso e espaço necessário para a fiação.
As entradas de recarga do GT 100% elétrico estão localizadas acima das rodas dianteiras. Os dois lados apresentam conexões para corrente alternada (AC), além de uma conexão para corrente direta (DC) do lado direito.
O modelo pode ser recarregado sob a tensão de 22 kW AC como padrão, o que permite que ele reabasteça por completo durante a noite. Em um terminal DC com potência adequada, a capacidade de recarga atinge seu ponto máximo, de até 270 kW. Isto faz com que ele receba energia suficiente para rodar até 100 km em pouco mais de cinco minutos. A carga até 80% demora menos de 22,5 min, em condições ideais.
O Audi e-Tron GT possui uma gama extensa de equipamentos de série. Entre os itens de segurança, se evidenciam os faróis Matrix LED, com setas dinâmicas incorporadas; controle de cruzeiro adaptativo (ACC); monitor de ponto cego (Lane Change assistant); aviso de mudança de faixa (Lane Keeping Assist – LKAS, com emergency assist), e câmera 360°, com sistema Parking Assist, que estaciona o veículo automaticamente.
Já entre os equipamentos de tecnologia e conectividade, destaque para o Audi Phone box, sistema de som Bang & Olufsen 3D 710W e volante multifuncional de três raios, com base reta e ajustes de altura e distância elétricas.
O conforto e comodidade são garantidos pelo teto panorâmico de vidro, que confere iluminação natural ao interior do veículo, e bancos esportivos Plus com revestimento em couro sintético Dinâmica.
Fonte: Audi Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação