O Chevrolet Camaro como conhecemos hoje está com os dias contados. Recentemente, a marca da gravata anunciou que a sexta geração do seu icônico muscle car, oferecido nas versões cupê e conversível, terá a produção encerrada ao final dos estoques do modelo 2024, que chega ao mercado norte-americano este mês.
Para celebrar a despedida em alto estilo, o estúdio de design da Chevrolet Performance, divisão de alto desempenho da fabricante, criou uma edição final exclusiva, chamada de Collector’s Edition, voltada a colecionadores e aficionados pelo modelo, como opcional para todas as opções de acabamento LT/RS, LT1, SS e ZL1.
O Camaro Collector’s Edition 2024 reafirma os laços com a primeira geração do muscle car, apresentada em 1966, destaca a montadora. Por isso, traz referências inspiradas no codinome “Panther”, como era conhecido dentro da General Motors (dona da Chevrolet) o programa que deu origem ao modelo.
Entre elas, se destaca logo à primeira vista a pintura inédita na cor panther black metallic tintcoat (preto metálico), com as icônicas listras em preto acetinado (fosco) sobre o capô, é oferecida para as configurações LT/RS, LT1 e SS.
O visual insinuantemente esportivo é completado pelas rodas de 20 polegadas com design satin black (preto), ou, se o cliente preferir, com aparência polida (opcional); divisor de ar dianteiro do pacote de acessórios originais 1LE e, nos cupês, também o spoiler traseiro.
A configuração de topo ZL1 2024 terá 350 unidades reservadas para a série Collector’s Edition e virá com acabamento externo ainda mais exclusivo.
Além da cor panther black matte – a primeira pintura fosca de fábrica oferecida no Camaro, tanto o cupê quanto o conversível sairão da linha de montagem em Lansing, no Michigan, com faixa ZL1 metálica preta, divisor aerodinâmico dianteiro, pinças de freio vermelhas e porcas das rodas na cor preta.
Na versão de teto rígido, também é adicionada a dominante asa traseira, a mesma incluída no pacote 1LE (opcional para o restante da linha).
Por dentro, todos os ZL1 Collector’s Edition receberão um emblema de volante com o número de série dentro da sequência de 1 a 350.
Posicionada no topo da linha, a configuração ZL1 traz sob o capô a especificação LT4 do V-8 de 6,2 litros de cilindrada, que se sobressai pela adição do turbocharger, a turbina acionada pelo virabrequim do próprio motor, responsável por “empurrar” mais mistura de ar e combustível para dentro dos cilindros.
Com isso, a potência do propulsor – o mesmo que equipa o superesportivo Chevrolet Corvette – salta para 650 cavalos a 6.400 rpm, enquanto o torque máximo fica na casa dos 66 kgf.m, a partir dos 3.600 giros. Como convém a um muscle car “raiz”, a transmissão é manual, de seis velocidades, com tração nas rodas traseiras.
Em todas as configurações, as unidades Collector´s Edition recebem o emblema exclusivo do Camaro nos paralamas dianteiros. No volante, essa mesma identificação serve de base para a silhueta da pantera em posição de ataque.
Ainda no interior da cabine, o Camaro estilizado traz tapetes exclusivos de alumínio, com o logotipo da edição especial gravado a laser, e detalhes na cor preta.
Cada comprador do Camaro Collector’s Edition receberá um kit de boas-vindas contendo dois pôsteres comemorativos, um ilustrado pelas gerações anteriores do Camaro e outro com a imagem da série Collector’s Edition.
Outro mimo reservado pela Chevrolet apenas para os proprietários do Camaro ZL1 Collector’s Edition é um relógio Canfield Sport 45mm, produzido sob medida pela marca de luxo Shinola, com o número de série correspondente ao inscrito no volante do veículo. A pulseira traz gravado o logo da pantera e, no mostrador, se destaca o emblema do Camaro.
LINHA DE CHEGADA
O Chevrolet Camaro 2024 estará disponível nas versões cupê e conversível, com opções de acabamento LT, LT1, SS e ZL1 – as duas últimas podendo ser complementadas com o pacote de opcionais 1LE. Novas cores exteriores riptide blue e nitro metallic yellow podem ser escolhidas em todos os acabamentos. A potência virá do V-6 de 3,6 litros, e dos V-8 de 6,2 l, nas versões aspirado (LT1) e turbocharger (LT4).
As concessionárias Chevrolet nos Estados Unidos começarão a aceitar pedidos para o Camaro 2024 em 15 de junho, com preço inicial de US$ 32.495, para o cupê LT (cerca de R$ 160 mil), e US$ 38.495 (ao redor de R$ 189 mil), para o conversível LT. Ainda não há confirmação da chegada do modelo final da sexta geração do Camaro ao Brasil.
Fonte: Chevrolet Global I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação