Hyundai Mobis e-Corner: o “passo de caranguejo” à frente

Tecnologia inspirada no crustáceo marinho permite ao veículo se mover para os lados, girar em 360º ou trafegar em diagonal, trazendo mais evolução à mobilidade




Hyundai Mobis e-Corner: o “passo de caranguejo” à frente

Popularmente, se diz que alguém deu o “pulo do gato” quando descobre um meio muito particular de alcançar o sucesso (mas, sem trapaças), fazendo relação à precisão e astúcia com que os felinos saltam do muro para o telhado, e vice-versa. Por outro lado (à direita ou esquerda, não importa), quando é para se referir a quem não consegue sair do lugar, mesmo se empenhando para isso, é comum se ouvir que o tal sujeito está “andando de lado”.

Pois bem. A Hyundai, por meio da Mobis, sua divisão de tecnologias inovadoras focadas no transporte futuro, acaba de revelar uma perspectiva que contradiz estes conceitos estabelecidos. Recentemente, a montadora sul-coreana apresentou o e-Corner System, uma tecnologia-chave que significa um passo adiante no campo da mobilidade, sobretudo urbana.

Hyundai Mobis e-Corner System

Baseada no “passo do caranguejo”, ela permite que as quatro rodas girem 90º para realizar movimentos paralelos; com isso, o motorista é capaz de estacionar em espaços apertados sem manobras, graças aos ajustes dos ângulos das quatro rodas, ou de recuar de um beco sem saída, por exemplo, fazendo uma conversão de 180° livre de qualquer esforço, apenas observando o veículo girar sobre o próprio eixo.

O e-Corner System cativou os espectadores quando um modelo Hyundai Ioniq 5 equipado com a tecnologia apareceu na via pública para demonstrar uma variedade de modos de condução da mobilidade futura. No vídeo gravado pela Hyundai em seu campo de provas, localizado em Seosan, na Coreia do Sul, e em estradas ao redor, é possível conferir todas as facilidades que esta tecnologia pode oferecer. Veja:

Com o sucesso do carro de demonstração rodando pelas estradas do mundo real, o sistema – que, a princípio, era considerado uma tecnologia futura – está melhorando sua confiabilidade.

Ao possibilitar que as quatro rodas girem para realizar movimentos paralelos, a tecnologia permite que qualquer pessoa estacione paralelamente em espaços estreitos.

Hyundai Mobis e-Corner System

O sistema também conta com a função zero turn, que esterça as rodas dianteiras para dentro, enquanto as traseiras fazem o contrário (para fora), propiciando ao veículo girar em 360º.

Esse recurso permite que o motorista inverta facilmente o sentido em que estava inicialmente, facilitando a saída de espaços limitados com nenhum movimento ao volante.

Hyundai Mobis e-Corner System

O vídeo também introduziu a “condução diagonal”, que gira as quatro rodas para a mesma direção a 45º, ajudando a evitar obstáculos ou veículos na estrada.

A “curva pivotante” também demonstrada no vídeo, permite ao motorista escolher qualquer ponto para direcionar a parte frontal do veículo ou a traseira.

Hyundai Mobis e-Corner System

O sistema e-Corner desenvolvido pela Hyundai Mobis implementa um pacote de tecnologias tudo-em-um, que inclui sistemas de freio e de direção acionados por cabos elétricos, amortecedores e um motor independente em cada roda.

Para a Hyundai, o sistema direcional absoluto representa a principal tecnologia de mobilidade para eletrificação e condução autônoma. Ainda segundo a marca, essa solução inovadora nunca foi produzida em massa, em qualquer parte do mundo.

Hyundai Mobis e-Corner System

A Hyundai Mobis também está aproveitando sua capacidade de desenvolver uma ampla gama de componentes essenciais internamente, não apenas para os sistemas de direção e de frenagem, mas, também, voltados à conectividade e eletrificação.

Fonte: Hyundai Global I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1018 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo