Eve e Marca Senna apresentam conceito para mobilidade aérea urbana

Veículo elétrico de decolagem e pouso verticais (eVtol) é baseado no projeto da EmbraerX para transporte sustentável e contará com design autêntico e futurista

Eve e Marca Senna apresentam conceito para mobilidade aérea urbana

A Eve Air Mobility e a Marca Senna formaram parceria para o desenvolvimento do Eve-Senna, um veículo elétrico de decolagem e pouso verticais, conhecido pela sigla em inglês eVTOL (de Electric Vertical Take-Off and Landing Aircraft). O acordo acontece no momento em que a EVE, organização criada pela Embraer para acelerar o ecossistema global de Mobilidade Aérea Urbana (UAM), comemora o primeiro ano de operação.

O Eve Senna foi inspirado na visão da Marca Senna em criar produtos com paixão e propósito de forma autêntica e futurística, e contará com design, cores e interior que prometem proporcionar experiências únicas aos seus tripulantes, afirmam os responsáveis pelo projeto.

Conceito de mobilidade aérea urbana é 100% elétrico e de baixo impacto de ruídos

Ainda sem ter os detalhes técnicos divulgados ou a previsão para entrar em operação, o que se pode adiantar é que o Eve Senna é baseado no conceito criado pela EmbraerX – divisão da Embraer voltada ao desenvolvimento de negócios de tecnologias inovadoras -, com capacidade para quatro ocupantes e destinado à operação em ambientes urbanos, com base em segurança, experiência dos usuários, acessibilidade econômica e baixo impacto em termos de emissões de poluentes e de ruídos.

O eVtol da EmbraerX foi apresentado em 2018, durante a segunda edição da Uber Elevate, conferência anual sobre “táxis voadores” realizada pelo aplicativo de transporte pessoal.

Eve Senna

“A Marca Senna tem em seu DNA e propósito sempre desafiar limites em todos os campos de atuação, proporcionando ao mundo produtos inovadores que mostrem que superar limites é possível e necessário”, afirmou Bianca Senna, CEO da empresa que representa os direitos de comercialização do nome de Ayrton Senna.

“No campo de sustentabilidade e mobilidade, sabemos que o futuro será criar soluções de locomoção integradas que foquem em desenvolver uma economia sustentável, melhora na qualidade de vida mundial e do nosso planeta. Esse desafio é coletivo e estamos colaborando com um dos principais líderes nessa revolução, que é a EVE. Poder se associar a uma empresa como a EVE é um grande privilégio”, concluiu a executiva, sobrinha do tricampeão de F1.

Projeto do dVtol da EmbraerX foi apresentado em 2018

Parte dos resultados financeiros gerados pela Marca Senna é destinada ao Instituto Ayrton Senna, que desenvolve tecnologias educacionais que beneficiam milhões de crianças e jovens anualmente em todo Brasil.

EmbraerX eVtol

Primeira empresa formada a partir da EmbraerX, a EVE é uma empresa nova e independente dedicada a acelerar o ecossistema global de Mobilidade Aérea Urbana (UAM).

Beneficiando-se de uma mentalidade de startup, como são chamadas as empresas de inovação tecnológica, e apoiada em mais de 50 anos de história da Embraer, seu foco é oferecer uma abordagem abrangente para a indústria para o transporte pessoal, por meio de sua aeronave vertical elétrica (EVA), juntamente com serviços globais e rede de suporte abrangentes, além de uma solução única de gestão de tráfego aéreo.

Fonte: Embraer I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação