Novo Citroën C3 Aircross estreará na classe de sete lugares

Em breve feito no Brasil, modelo revelado globalmente será o primeiro crossover compacto com esta capacidade, oferecendo versatilidade única em sua categoria




Novo Citroën C3 Aircross estreia na classe de sete lugares

Até o momento, as famílias com até sete integrantes, também formadas a partir da união de filhos de casamentos anteriores, precisam recorrer a carros de porte grande, como os crossovers e SUVs (utilitários esportivos), se quiserem viajar todos juntos – ou partir logo para uma van. Mas, nem todo mundo tem o desejo de possuir um “ônibus escolar” ou espaço para guardá-lo na garagem.

Atenta às novas demandas, a Citroën acaba de revelar mundialmente, em eventos na Índia e Brasil (dois dos mercados que irão comercializar o modelo), a segunda geração do C3 Aircross, que deve chegar às ruas desses países no final deste ano, em versões de cinco e sete lugares – esse último com dois assentos retráteis, atrás da segunda fileira de bancos

Citroën C3 Aircross 2024

Inteiramente novo, o modelo foi desenvolvido ouvindo as expectativas do consumidor por conforto, tecnologia e versatilidade, com especial atenção ao desejo de um modelo capaz acomodar famílias maiores e suas bagagens.

 

Vale lembrar que, recentemente, a população indiana ultrapassou a chinesa em número de habitantes, se tornando a mais numerosa do mundo, com mais de 1,4 bilhão de pessoas.

Citroën C3 Aircross 2024

Fora isso, o novo C3 Aicross reúne virtudes como suspensão elevada, ótimo vão-livre do solo e fácil manobrabilidade, credenciando-o para o uso diário, seja na cidade, rodovias ou estradas de terra, com piso regular e bem conservado ou nem tanto.

O novo C3 Aircross de cinco lugares oferece um dos melhores espaços para os joelhos para os passageiros do banco traseiro, enquanto o modelo de sete lugares adiciona modularidade inteligente para usos múltiplos, com uma terceira fileira de dois assentos individuais, detalhadas mais adiante.

Citroën C3 Aircross 2024

Essa comodidade de espaço a bordo é resultado das dimensões expandidas do novo Aircross. Em relação ao modelo anterior, ele ficou perto de 4 cm maior no comprimento, espichando para 4,32 m; mais largo, agora com 1,80 m de maçaneta externa à outra; e, principalmente, com maior distância entreeixos, alongada em 13 cm (2,67 m), dando maior amplitude à cabine.

Vale lembrar que o compartimento de bagagem também teve um ganho significativo em volume, ante os 403 litros oferecidos anteriormente. Comparado ao atual C3 de cinco lugares disponível no Brasil, lançado no segundo semestre do ano passado, o novo Aircross é 34 cm mais longo e 7 cm mais largo.

Citroën C3 Aircross 2024

Em contrapartida, o novo C3 Aircross tem a distância até o solo reduzida em 3 cm, comparado ao antecessor – mas, ainda assim, oferecendo razoáveis 20 cm de vão até o solo.

Com isso, os ângulos de entrada saída e de saída também deixaram de ser de 21º e 23º, na ordem, porém, ainda não tiveram seus novos números divulgados pela montadora francesa.

Citroën C3 Aircross 2024

Para onde quer que se lance o olhar sobre o novo Citroën C3 Aircross é possível observar sua identidade única, de estilo e porte marcantes, voltados à ideia de robustez.

Começando pela pintura em dois tons, um item que faz parte da história da marca e que está presente em 100% da sua gama na América Latina. A dianteira é dividida por duas linhas retas, que formam um “Y” nas extremidades e se aproximam em direção ao centro do carro, formando o logotipo reestilizado do Duplo Chevron, que identifica todos os modelos da empresa fundada por André Citroën, em 1919.

Citroën C3 Aircross 2024

Esses traços reforçam o parachoque proeminente que “abraça” o carro, ao mesmo tempo em que traz robustez e força ao visual. Essas características continuam pelo capô elevado com vincos longitudinais e nos paralamas encorpados, que ganham ainda mais destaque pelos arcos pretos em torno das caixas de roda.

O design sofisticado ganha o reforço das luzes de condução diurna (DLR) de LEDs, cujos traços se unem ao estilo do Citroën C3 Aircross 2024. 

Citroën C3 Aircross 2024

Nas laterais, se destacam as amplas portas traseiras, pensadas para facilitar o acesso à segunda e terceira fileiras de assentos. Integradas ao design, elas carregam as fortes linhas de caráter do novo C3 Aircross, incluindo as janelas das colunas traseiras (C), que ampliam a área envidraçada e a visibilidade para os ocupantes de trás. Os traços laterais que percorrem todo o comprimento da carroceria vão ao encontro das lanternas traseiras, que, no sentido oposto, avançam sobre os paralamas. 

Os conjuntos ópticos são unidos por um elemento visual na tampa do porta-malas, dando ao C3 Aircross 2024 um estilo robusto, reforçando a ideia de solidez e porte off-road. Esses elementos continuam no parachoque, com aplique que imita o protetor de assoalho com aparência aluminizada, onde se destacam as luzes de neblina de cada lado no nicho da placa de identificação.  

Citroën C3 Aircross 2024

Segundo a fabricante francesa, o novo C3 Aircross é equipado com conjunto de suspensões capaz de absorver as mais diferentes irregularidades do piso. O sistema de freios usa discos nas quatro rodas.

Estas têm aro de 17”, com desenho exclusivo em forma de cruz de malta e acabamento bicolor alumínio/preto. Elas são montadas com pneus para uso misto, de medidas 215/60.

Citroën C3 Aircross 2024

Por dentro, o Novo SUV Citroën C3 Aircross se beneficia de uma abordagem 360º, que contempla todos os elementos ao redor dos ocupantes para que eles sempre tenham conforto e bem-estar a bordo.

Sua ampla distância entre os eixos resultou na cabine generosa em espaço para todos os ocupantes, e os passageiros da segunda fileira poderão desfrutar do maior vão para as pernas do segmento. Os bancos macios têm revestimento em dois tons e entrega a todos os ocupantes um passeio tranquilo.

Citroën C3 Aircross 2024

Citroën C3 Aircross 2024

O motorista terá à sua frente um exclusivo quadro de instrumentos digital com tela customizável de 7” (17,8 cm). Sua interface intuitiva faz dupla perfeita com o Citroën Connect Touchscreen de 10”, equipado com integração Android Auto e Apple Carplay sem fio.

E como a conectividade está presente em todas as famílias, o novo C3 Aircross pode ser equipado com até cinco conectores USB, garantindo que todos a bordo possam usar e recarregar seus smartphones, laptops, tablets ou outros aparelhos eletrônicos.

Citroën C3 Aircross 2024

No espaço do compartimento de bagagens fica outra exclusividade do novo crossover da Citroën. Os dois bancos da terceira fileira são individuais e removíveis: assim, é possível usar ambos, somente um ou retirá-los, para aproveitar todo o espaço do porta-malas.

Com aproximadamente 8 kg cada, a remoção dos assentos é simples e intuitiva. Essa versatilidade dá ao novo C3 Aircross o maior compartimento para bagagens entre seus concorrentes diretos no segmento, com até 489 litros de volume. 

Citroën C3 Aircross 2024

O novo C3 Aircross é o segundo de uma família de três novos modelos especificamente destinados a mercados internacionais em crescimento no âmbito do programa C-Cubed da Citroën, anunciado em 2019. O crossover será produzido nas versões de cinco e sete lugares em Thiruvallur, na Índia, e em Porto Real, no Brasil, com níveis de 90% nacionalização local e lançamento previsto no final deste ano. A partir de 2024, será lançado também na Indonésia.

Até o momento, isto é tudo o que a Citroën adiantou sobre o novo C3 Aircross. Mais detalhes serão revelados até a chegada do modelo às ruas.

Fonte: Citroën Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1018 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo