![aston-martin-dbr-2022_destaque](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2022/08/aston-martin-dbr-2022_destaque-678x381.jpg)
A edição deste ano da badalada Monterey Car Week, aberta na última quarta-feira (17) e encerrada neste domingo, foi o cenário escolhido pela Aston Martin para revelar algumas novidades, entre elas o DBR22, modelo sem teto de dois lugares, com motor V-12 biturbo, que traz um novo conceito de design à extraordinária linhagem de roadsters da marca britânica.
Realizada anualmente na cidadezinha que empresta o nome ao evento, na costa central da Califórnia (EUA) – a mesma que sediou o Festival Pop de 1967, quando Janis Joplin foi apresentada ao mundo e Jimmy Hendrix incendiou o público colocando fogo em sua Fender Stratocaster – a semana automotiva oferece aos aficionados por motores vindos de todas as partes do mundo uma extensa programação que inclui exposições, concursos de beleza e originalidade, leilões e lançamentos de veículos – todos com valores também espetaculares.
![](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2022/08/aston-martin-dbr22_duo-3-4-frente.jpg)
O DBR22 é a mais recente criação da Q by Aston Martin, a divisão da marca dedicada à produção de carros exclusivos para os clientes mais exigentes, que este ano comemora uma década de atividades.
O conceito de design do novo Aston Martin a céu aberto apresenta a carroceria totalmente inédita, mas que mantém as proporções clássicas para limitar suas curvas bem pronunciadas e musculares, que imediatamente evocam os traços herdados de modelos de competição icônicos da marca, como o DBR1 e o DB3S.
O conceito de design do novo roadster – termo, em inglês, usado para designar os esportivos de dois lugares, conversíveis ou abertos – combina o clássico e sedutor desenho das carrocerias sem teto com materiais sofisticados e tecnologias de fabricação avançadas. O melhor exemplo disso é o subchassi traseiro do DBR22 produzido por meio de impressão em 3D, método que a Aston Martin está aplicando pela primeira em sua fábrica.
![](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2022/08/aston-martin_novo-logo-1.jpg)
O uso de tecnologias de construção inovadoras por parte da fabricante britânica, fundada em 1913, coincide com o atual processo de reposicionamento da marca, que recentemente apresentou a atualização visual de seu emblema centenário.
As mudanças marcam a gestão do bilionário canadense Lawrence Stroll, que há cerca de dois anos liderou o grupo de investimentos que injetou polpudas quantias na montadora britânica de luxo, sendo conduzido ao controle da montadora, além de assumir a direção geral da equipe de Fórmula 1, que tem seu filho Lance como um dos pilotos titulares.
![](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2022/08/aston-martin-dbr22_lat-esq.jpg)
De volta ao DBR22, sua forma excepcional em formato de “carruagem” foi concebida a partir de um número mínimo de superfícies planas na carroceria, para resultar numa presença mais esculpida e muscular.
Uma característica particularmente notável é a grade dianteira totalmente nova, feita de fibra de carbono, que ganha um design exclusivo ao invés das tramas usuais vistas nos modelos de série da Aston Martin.
![](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2022/08/aston-martin-dbr-2022_grade.jpg)
Este desenho frontal foi inspirado diretamente no DBR1 e no DB3S, mas repaginado para transmitir um visual verdadeiramente moderno, conferindo a identidade única do novo modelo. O capô em dois níveis, com relevo em U, abre uma janela de ventilação sob a borda dianteira para ajudar no resfriamento do imenso motor.
Enfatizando sua linhagem oriunda das pistas, o DBR22 traz um pequeno defletor transparente no lugar do parabrisa, que desvia o ar frontal do rosto dos ocupantes, e espelhos com visual retrô e hastes aerodinâmicas, também em carbono, montados sobre as portas.
![](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2022/08/aston-martin-dbr-2022_roda.jpg)
Perfeitamente alojadas pelos encorpados paralamas, as rodas de liga leve de 21 polegadas exibem o estilo totalmente novo e exclusivo, com desenho de 14 raios, em dois tons (preto e diamantado), criado especialmente para o DBR22. O cubo da trava central, também derivado do automobilismo, dispõe de uma ampla paleta de cores, a escolher, para o seu acabamento. Os pneus Pirelli PZero têm medidas de 265/35, na dianteira, e 305/30, na traseira.
O toque clássico nas laterais é complementado com os grandes cálipers de freio na cor bronze. Ainda não foram divulgadas as especificações técnicas do novo roadster, mas, pelas imagens, é possível observar que seus imensos discos de frenagem são compostos fibra de carbono e cerâmica, que oferecem maior eficiência e não dilatam, mesmo se superaquecidos.
![](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2022/08/aston-martin-dbr-2022_tras.jpg)
Na traseira, erguendo-se por trás dos assentos, duas elevações na carroceria (ou naceles, na linguagem aeronáutica), em forma de arco e estendidas paralelamente até quase o final da carroceria, suavizam o fluxo de ar dentro da cabine e protegem as cabeças dos ocupantes em caso de capotamento.
O filete de luz horizontal de um lado a outro do painel traseiro, com luzes de LED (Diodo Emissor de Luz), foi desenhado especialmente para o DBR22 e contribuem para a identidade única do modelo. Abaixo dele, um painel perfurado permite a saída do ar quente. Juntamente com o difusor aerodinâmico integrado e o par de saídas de escape de grande diâmetro, o DBR22 terá uma presença incrível por onde quer que passe.
![](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2022/08/aston-martin-dbr-2022_duo-lat.jpg)
O conceito de design do DBR22 também apresenta a pintura externa com a racing green (a cor verde que tradicionalmente representa a Grã-Bretanha nas pistas) totalmente personalizada, desenvolvida por meio da tecnologia Paint to Sample, disponível por meio dos serviços sob medida da Q by Aston Martin.
No entanto, os clientes têm a liberdade de criar algo completamente único, graças às infinitas possibilidades oferecidas pela customizadora. É possível compor desde a tonalidade exclusiva para a carroceria até os grafismos e materiais personalizados para os acabamentos internos e externos, de forma que cada DBR22 – ou qualquer outo Aston Martin – possa ultrapassar os limites do design e do desejo de quem pode pagar pelos seus sonhos.
![](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2022/08/aston-martin-dbr-2022_interiior.jpg)
O cockpit do DBR22 continua a fusão de abordagens clássicas e contemporâneas no design, com muitos componentes exclusivos e uso extensivo de couro e fibra de carbono aparente. O painel totalmente novo e com elegantes telas de infoentretenimento define o ambiente limpo e organizado. Apesar de se inspirar nos carros de competição, inteernamente o DBR22 não é um modelo espartano. O revestimento de couro envolve o painel de instrumentos contemporâneo e os bancos esportivos de fibra de carbono, e se estende aos acabamentos das portas, para criar um toque convidativo na cabine.
Graças à usina de força extraordinariamente poderosa, de 12 cilindros em V, com 5,2 litros de cilindrada e biturbo, o DBR22 combina a aparência extraordinária com o desempenho verdadeiramente de tirar o fôlego: a potência máxima é de 715 cv e o pico de torque de 76,7 kgf.m, gerando impulsão suficiente para o DBR22 disparar da imobilidade aos 100 km/h em cerca de 3,4 segundos e atingir a velocidade máxima de 319 km/h. E sempre embalado pelo uivo empolgante dos doze cilindros – um estímulo irresistível para pisar fundo no acelerador.
![](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2022/08/aston-martin-dbr-2022_sobre.jpg)
Dinamicamente, o DBR22 conta com chassi aprimorado para fornecer precisão, agilidade e tato em igual medida ao motorista. A calibração exclusiva do motor e da transmissão automática de oito velocidades (com modo de trocas manuais no volante) baseia a modulação de torque que dá ao DBR22 a entrega de força e o comportamento diferentes de qualquer outro modelo. A coluna de direção fixa traz maior precisão e sensibilidade ao motorista, que tem um parâmetro mais confiável da aderência disponível, justifica a marca.
Atenção também foi dada à estrutura do chassi do DBR22. Painéis de deformação programada dianteiros e traseiros aumentam ainda mais a rigidez torcional e a segurança em caso de impacto. Combinados à calibração personalizada dos amortecedores adaptativos, o resultado é o maior controle da carroceria e refinamento na condução. Ou seja, o DBR22 oferecerá um prazer absoluto de dirigir, seja na estrada ou na pista, promete a Aston Martin.
![](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2022/08/aston-martin-dbr22_lat-dir.jpg)
O inovador subchassi traseiro do DBR22 é feito de várias peças de alumínio impressas em 3D, que são, depois, coladas para formar a subestrutura final. As vantagens são a economia significativa de peso, mas sem redução na rigidez. Paralelamente, o novo método de manufatura também abre a possibilidade de produzir peças especiais para outros modelos de volume ultrabaixo da marca, conforme a demanda.
O Aston Martin DBR22 foi exposto no Concurso de Elegância de Pebble Beach, durante todo o último final de semana, dentro da programação da Monterey Car Week 2022. Por enquanto, a marca não confirmou a entrada em produção do seu novo conceito de esportivo sem teto. Oremos aos céus!
Fonte: Aston Martin Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação