Considerado o ranking anual dos maiores produtores mundiais de iates, o Global Order Book, organizado pela conceituada revista Boat International, elegeu em primeiro lugar o Grupo Azimut-Benetti como maior construtor mundial de iates acima de 24 m de comprimento.
A empresa estabeleceu o recorde de 128 projetos, entre as marcas Azimut Yachts e Benetti Yachts, totalizando mais de 4,6 mil metros de comprimento construídos no último ano, o que lhe valeu a liderança do segmento pelo 22º ano consecutivo.
Em termos globais, o Grupo Azimut-Benetti fechou a temporada náutica (agosto 2020 a 31 de agosto 2021) com um valor de produção de 850 milhões de euro, o que equivale a mais de R$ 5,3 bilhões. Além disso, entregou 245 embarcações, com destaque aos megaiates acima de 80 pés, que respondem por cerca de 570 milhões de euro do valor total.
Englobando cinco estaleiros na Itália e um no Brasil, o Grupo confirma investimentos em pesquisa e desenvolvimento de mais de 100 milhões de euro no período de três anos.
A unidade de produção da Azimut Yachts no Brasil, inaugurada em 2010, também acompanha o ritmo de desenvolvimento do Grupo. Instalada em Itajaí (SC), a planta fabrica embarcações de 51 a 90 pés e já superou a marca de 350 barcos construídos em território nacional, sendo que mais de 28% foram exportados. Nessa temporada náutica, a filial brasileira do estaleiro teve um crescimento de 40% em vendas, contando iates entregues e os que serão finalizados nos próximos anos, segundo a empresa.
“Apesar de ainda jovem na área náutica, o mercado brasileiro evoluiu de forma considerável em termos de consumo, especialmente a procura por embarcações acima de 80 pés. Para se ter ideia, o nosso maior modelo fabricado no país, a Azimut 27 Metri (cerca de 90 pés), que tem o equivalente a 350m² de área, já tem oito unidades vendidas e outras negociações em andamento”, explicou o diretor da Azimut Yachts, Francesco Caputo.
Outra novidade que reflete as projeções para os próximos anos é o início da fabricação de embarcações da linha esportiva de luxo Atlantis. A primeira unidade do modelo foi entregue em 2021 e marcou a entrada da Azimut no Brasil na categoria “open” (teto solar) com HT (hard top), como é chamada a categoria de iates com teto rígido.
De acordo com os planos do estaleiro, a planta catarinense deverá dobrar sua capacidade nos próximos três anos para atender o mercado brasileiro e outros quase 80 países em que o Grupo Azimut-Benetti tem representação.
Fonte: Rotas Comunicação I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação