A BMW planeja lançar mais de 20 carros no mercado brasileiro este ano. Felizmente, um dos mais esperados entre eles, a segunda geração do conversível 430i Cabrio M Sport, não ficou para o final da lista e acaba de desembarcar neste País tropical e abençoado pelo sol.
Produzido em Regensburg, na Alemanha, e lançado na Europa no final do ano passado, o cabriolet (ou conversível) de quatro lugares reúne o que há de melhor em termos de prazer ao dirigir, aliando o desempenho vigoroso entregue pelo motor 2.0 de 258 cv de potência com a incomparável sensação de liberdade em viajar a céu aberto.
O caráter esportivo do novo BMW é realçado pelo pacote M Sport, que adiciona uma série de itens funcionais voltados ao aumento de performance, incluindo conjuntos mecânicos recalibrados, insertos aerodinâmicos e acessórios de conforto e segurança.
Como em qualquer conversível, o elemento central do charme do novo BMW 430i Cabrio M Sport é a capota retrátil.
Confeccionada em lona, a cobertura transforma o roadster de quatro lugares em um elegante cupê, combinada à praticidade de poder ser estendida ou recolhida em dez segundos, no máximo, mesmo com o carro em movimento, a até 50 km/h.
A estrutura da capota conta com arcos de proteção em caso de capotamento e isolamento de calor, além de ser mais leve, silenciosa e ocupar menos espaço no porta-malas.
Fora isso, o abrangente conteúdo de tecnologias inclui desde o sistema de abertura das portas pelo celular até os assistentes de condução semi-autônomos, passando pela central multimídia equipada com duas telas e a plataforma iDrive. O sistema de áudio com assinatura da Harman Kardon garante altíssima fidelidade, mesmo com o teto baixado.
A aparência externa do 430i Cabrio M Sport segue a mais recente linguagem de design da BMW, já adotada na sexta geração do M3 Sedan e segunda do M4 Coupé (prestes a serem lançadas no Brasil) – o qual, por sua vez, traz a nova e polêmica grade dianteira.
Bem maior e verticalizada, com inspiração no design futurista do conceito elétrico BMW INext, ela tem sido motivo de muitos torcerem o nariz por conta de suas proporções extravagantes. Fora isso, ela é atravessada horizontamente, bem ao centro, pela placa de licença do veículo, cancelando a possibilidade de se visualizar – e assimilar – integralmente o novo design.
À parte disso, a combinação de luxo e esportividade do modelo pode ser conferida nos acabamentos na cor preta, que reforçam suas linhas distintas, e nos detalhes externos do pacote M Sport, que incluem os spoilers no parachoque dianteiro e sobre a tampa do porta-malas, extrator embaixo do parachoque traseiro, e as rodas de alumínio de 19 polegadas com desenho exclusivo e aparência bicolor em prata e preto fosco.
Os faróis com formato afilado e que avançam para as laterais são totalmente de LED (diodo emissor de luz), incluindo os auxiliares para neblina, incorporados ao conjunto principal.
Na traseira, as lanternas também integralmente de LED trazem a lente da luz de ré escurecida. Destaques, também, para o emblema M Sport, que identifica os modelos de alto desempenho da BMW, saída dupla do escape com acabamento aluminizado de cada lado do parachoque e, ao centro, o extrator de ar que passa sob o carro.
Por conta do compartimento para acomodar a capota retrátil, o compartimento para bagagens teve a capacidade reduzida para 385 litros, exatos 55 l a menos em relação à versão com teto rígido do modelo, que oferece 440 l.
O BMW 430i Cabio M Sport está disponível nas novas cores verde Sanremo (vista nas imagens) e azul portimão, além das já conhecidas branco alpino, preto safira, branco mineral e actic racing blue (azul).
Impulsionando todo esse design, o Série 4 conversível traz o motor de quatro cilindros com 1.998 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, equipado com a tecnologia BMW TwinPower Turbo, que inclui a turbina dupla (TwinScroll turbocharger) – fazendo o papel, na prática, de dois turbocompressores – injeção de combustível direta de alta precisão e o duplo comando de válvulas com sistemas variáveis de acionamento (DoubleVanos) e de temporização de abertura (Valvetronic).
Esta versão do 2.0 apresenta alguns aperfeiçoamentos em relação à que equipava o modelo anterior do 430i conversível, as quais resultaram na redução do consumo de combustível e no ganho de seis cavalos de potência. Com isso, o engenho desenvolve 258 cv entre 5.000 rpm e 6.500 rpm, e o impressionante torque máximo de 40,7 kgf.m, totalmente disponíveis já deste as 1.550 rpm, até os 4.400 giros por minuto.
Combinado ao câmbio automático Steptronic de oito velocidades, com tração variável nas quatro rodas xDrive, o conversível de 1.790 kg (com tanque cheio) acelera de zero a 100 km/h em 6,2 segundos e alcança a máxima de 250 km/h (limitados eletronicamente).
O pacote M Sport adiciona também conjunto de suspensões com controle eletrônico, que adapta a atuação dos amortecedores às condições do piso e demandas no acelerador, entre outros parâmetros, priorizando a maciez e o conforto no uso diário ou a rigidez e estabilidade em altas velocidades.
Também com o selo da divisão esportiva da BMW, o sistema de freios a disco nas quatro rodas com pinças flutuantes de pistão simples, pintadas de azul, tem o seu funcionamento otimizado. O conjunto é equipado com ABS (sistema anti-bloqueio), função de secagem das pastilhas (Dry Braking) e compensação de fadiga (fading), que evita a perda de eficiência nas frenagens causada por superaquecimento em uso severo, como em trechos de descida de serra, por exemplo.
Fora isso, em caso de frenagens com diferentes níveis de aderência entre as rodas de cada lado do veículo, um impulso é direcionado ao sistema de assistência de direção Servotronic, ajudando o motorista controlar a trajetória e a estabilidade do carro.
O interior com revestimento totalmente em couro natural vernasca (com pigmento e textura artificiais), nas combinações preto/preto, mocha/preto, oyster/preto, cognac/preto, vermelho tacora/preto e bege/preto.
Os bancos dianteiros, também incluídos no pacote M Sport, contam com regulagens elétricas de altura, profundidade e inclinação, além de memória dos ajustes personalizados para mais de um motorista.
O painel com design limpo, de linhas retas e poligonais, tem acabamento com material emborrachado e pode vir com aparência monocromática (escura) ou bicolor, conforme as opções para o revestimento interno mencionadas acima.
Muito além da forma, seu conteúdo traz o BMW Live Cockpit Professional, uma plataforma de infoetretenimento que oferece aos ocupantes informações e monitoramento da condução por intermédio de duas telas. A primeira, de 12,3” (31,2 cm), compõe o quadro de instrumentos totalmente digital à frente do motorista; já a outra, de 10,25” (26 cm), destacada no centro do painel, exibe as funcionalidades da central multimidia iDrive, que que se conecta aos smartphones por meio das plataformas Apple CarPlay ou Android Auto e, assim, permite o espelhamento no painel de aplicativos de música, vídeos ou navegação, entre outros – além de interfaces disponíveis e requisitos técnicos para opções operacionais via controle de voz. Os comandos do BMW Live Cockpit também são acessados por meio dos controles instalados no volante M Sport, revestido de couro e com arremates de alumínio.
Os conteúdos de entretenimento (áudio e vídeo) são reproduzidos utilizando a nova versão do sistema de som Surround Harman Kardon, composto por 16 alto-falantes de 464 watts de potência, o que garante fidelidade do som em nível de excelência, independentemente do volume selecionado ou da posição da capota.
Outra tecnologia que pega carona no novo conversível é o assistente BMW ConnectedDrive, que, por meio da conexão à internet dos smartphones, permite que os ocupantes usufruam de uma série de serviços on-line como aplicativos de notícias, previsão do tempo e informações de trânsito em tempo real, entre outros.
Também são oferecidas pelo BMW ConnectedDrive a funcionalidades de Concierge (indicação de pontos de conveniência na região ao redor do veículo, como bares, restaurantes, hotéis e lojas), suporte 24 horas por dia, incluindo fins de semana; e chamada de emergência inteligente, que aciona automaticamente os serviços de socorro ao redor, caso não haja resposta do motorista após uma colisão de grande impacto.
A plataforma porporciona, ainda, o acesso ao BMW Teleservices, o qual, se ativado, identifica quais as manutenções do veículo são necessárias e quando devem ser realizadas. Esses dados são enviados à BMW, automaticamente, que retorna ao proprietário do veículo com o contato da concessionária para o agendamento.
Fora isso, o assistente conectado ainda faz a ponte com serviços remotos por meio do novo aplicativo My BMW – canal digital de relacionamento interativo entre os clientes, a marca BMW e a rede de concessionários.
Ainda dentro do conteúdo de tecnologias, a vida a bordo do BMW 430i Cabrio M Sport fica ainda mais fácil com o conforto oferecido pela Digital Key, recurso que substitui a chave física e permite trancar, destrancar e ligar o veículo por meio do celular.
A configuração da chave digital também pode ser feita por intermédio do aplicativo My BMW, e o proprietário do carro também pode criar chaves virtuais e compartilhá-las via iMessage com até cinco pessoas, inclusive no smartphone de pulso Apple Watch.
Alguns dos mais avançados sistemas de condução semi-autônomos da BMW também acompanham o lançamento, com destaque para o Driving Assistant Professional, que propicia a direção inteligente em situações de congestionamentos, trânsito lento ou viagens longas; o Parking Assistant Plus, sistema que mede os espaços para estacionar automaticamente por intermédio de câmeras e de sensores, realizando as manobras com máxima precisão, economia de tempo e conforto.
E completam o conjunto os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e o assistente de farol alto – que altera para a luz baixa, automaticamente, ao se aproximar de outros veículos à frente ou no sentido contrário, voltando para o modo alto assim eles saiam do seu alcance.
Em relação à segurança, o BMW 430i Cabrio M Sport traz o mesmo conteúdo incorporado à segunda geração do Série 4, incluindo vários recursos de proteção ativa, como os controles de estabilidade, tração (DTC) e de desempenho, e o monitoramento da pressão dos pneus.
Mas, especificamente pelo fato de ser um conversível, o modelo vem equipado com o sistema de proteção contra capotamentos (Rollover Protection System), que utiliza sensores de rolamento para monitorar a inclinação da carroceria permanentemente. Ao detectar o risco iminente de uma capotagem, o sistema ergue em frações de segundo as barras reforçadas instaladas atrás dos apoios de cabeça, a uma altura acima desses, proporcionando maior proteção para os ocupantes.
Por outro lado, é importante destacar que elas não substituem a função dos airbags, que não estão disponíveis para os ocupantes traseiros, justamente pela configuração da carroceria. Motorista e passageiro dianteiro contam com bolsas infláveis frontais e laterais.
Outro recurso disponível para o BMW 430i Cabrio M Sport é o defletor aerodinâmico vertical que pode ser instalado entre as duas fileiras de bancos quando apenas os dianteiros estiverem ocupados, cuja função é reduzir a turbulência do ar dentro da cabine quando a capota está baixada.
O único aspecto nada acessível do novo 430i Conversível M Sport, que já está disponível em toda a rede de concessionários BMW no País, é o preço sugerido de R$ 460.950.
Mas como o sol nasceu para todos, aqui vai a chance de cada um de nós curtir por alguns minutos a vida ao ar livre a bordo do novo BMW. Embarque no vídeo:
Fonte: BMW do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação
Modelo | BMW 430i Cabrio M Sport |
Origem | Alemanha |
Preço sugerido | R$ 460.950 |
Garantia | 2 anos para veículo, 3 anos para pintura e 12 contra corrosão |
Tipo | Cupê compacto, conversível, 2 portas, 4 lugares |
Construção | Chassi com estrutura de aço e carroceria de aço estampado, capota retrátil confeccionada em lona com arcos de reforço |
Nível de segurança contra impactos* (Padrão) | N/D |
Comprimento | 4.768 mm |
Largura (sem espelhos externos) | 1.852 mm |
Altura | 1.384 mm |
Vão livre do solo | 124 mm |
Entreeixos | 2.851 mm |
Peso total (tanque cheio) | 1.765 kg |
Ocupantes | 4 |
Capacidade do porta-malas | 358 litros |
Tanque de combustível | 59 litros |
Tipo | Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, gasolina, bloco e cabeçotes de alumínio, 16 válvulas, tecnologia BMW TwinPower Turbo (turbina dupla), injeção de combustível direta de alta precisão e o duplo comando de válvulas com sistemas variáveis de acionamento (DoubleVanos) e de temporização de abertura (Valvetronic). |
Diâmetro x curso | 94.6 x 82.0 mm |
Cilindrada | 1.998 cm³ |
Taxa de compressão | 10,2:1 |
Potência | 258 cv de 5.000 a 6.500 rpm |
Potência específica | 129 cv/litro |
Torque | 40,7 kgf.m de 1.550 a 4.400 rpm |
Peso/potência combinada | 6.84 kg/cv |
Tipo | Automática Steptronic |
Marchas | 8 |
Tração | Integral adaptativa xDrive |
Dianteira | Independente, braços de alumínio com molas helicoidais, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora, gerenciamento eletrônico adaptativo M Sport |
Traseira | Independente, multi-link, molas helicoidais, amortecedores telescópicos, barra estabilizadora e gerenciamento eletrônico adaptativo M Sport |
Dianteiro | Discos de aço ventilados, pinças flutuantes com pistões simples |
Traseiro | Discos de aço ventilados, pinças flutuantes com pistões simples |
Equipamentos | ABS (anti-bloqueio), função de secagem das pastilhas (Dry Braking) e compensação de fadiga (fading) |
Assistência | Elétrica, com função progressiva Servotronic |
Raio de giro | 14,1 m |
Rodas | Alumínio, 19″ |
Pneus | 225/40 R19 |
Combustível | Gasolina |
Urbano (km/l) | N/D |
Rodoviário (km/l) | N/D |
Classificação | N/D |
Selo Conpet (nível máximo no segmento) | N/D |
Dióxido de carbono (CO2) | N/D |
Óxido de nitrogênio (NOx) | N/D |
Classificação | N/D |
Aceleração (zero a 100 km/h) | 6,2 seg |
Velocidade máxima | 250 km/h |