BMW 430i Cabrio M Sport 2022 traz mais tecnologia e prazer a céu aberto

Modelo chega ao Brasil com o novo design global da marca, maior desempenho do motor 2.0 turbo, central multimídia com duas telas e assistentes semi-autônomos

BMW 430i Cabrio M Sport 2022 traz mais tecnologia e prazer a céu aberto

A BMW planeja lançar mais de 20 carros no mercado brasileiro este ano. Felizmente, um dos mais esperados entre eles, a segunda geração do conversível 430i Cabrio M Sport, não ficou para o final da lista e acaba de desembarcar neste País tropical e abençoado pelo sol.

Produzido em Regensburg, na Alemanha, e lançado na Europa no final do ano passado, o cabriolet (ou conversível) de quatro lugares reúne o que há de melhor em termos de prazer ao dirigir, aliando o desempenho vigoroso entregue pelo motor 2.0 de 258 cv de potência com a incomparável sensação de liberdade em viajar a céu aberto.

Conversível amplia a oferta de versões da segunda geração do BMW Série 4

O caráter esportivo do novo BMW é realçado pelo pacote M Sport, que adiciona uma série de itens funcionais voltados ao aumento de performance, incluindo conjuntos mecânicos recalibrados, insertos aerodinâmicos e acessórios de conforto e segurança.

Como em qualquer conversível, o elemento central do charme do novo BMW 430i Cabrio M Sport é a capota retrátil.

Charme automatizado: cobertura pode ser baixada ou estendida mesmo com o carro em movimento

Confeccionada em lona, a cobertura transforma o roadster de quatro lugares em um elegante cupê, combinada à praticidade de poder ser estendida ou recolhida em dez segundos, no máximo, mesmo com o carro em movimento, a até 50 km/h.

A estrutura da capota conta com arcos de proteção em caso de capotamento e isolamento de calor, além de ser mais leve, silenciosa e ocupar menos espaço no porta-malas.

Sistema de infoetretenimento BMW Live Cockpit Professional inclui duas telas digitais

Fora isso, o abrangente conteúdo de tecnologias inclui desde o sistema de abertura das portas pelo celular até os assistentes de condução semi-autônomos, passando pela central multimídia equipada com duas telas e a plataforma iDrive. O sistema de áudio com assinatura da Harman Kardon garante altíssima fidelidade, mesmo com o teto baixado.

Conversível traz a nova identidade global da BMW, com a polêmica grade ampliada

A aparência externa do 430i Cabrio M Sport segue a mais recente linguagem de design da BMW, já adotada na sexta geração do M3 Sedan e segunda do M4 Coupé (prestes a serem lançadas no Brasil) – o qual, por sua vez, traz a nova e polêmica grade dianteira.

Bem maior e verticalizada, com inspiração no design futurista do conceito elétrico BMW INext, ela tem sido motivo de muitos torcerem o nariz por conta de suas proporções extravagantes. Fora isso, ela é atravessada horizontamente, bem ao centro, pela placa de licença do veículo, cancelando a possibilidade de se visualizar – e assimilar – integralmente o novo design.

Pacote M Sport adiciona as rodas de 19″ com desenho exclusivo e acabamento bicolor

À parte disso, a combinação de luxo e esportividade do modelo pode ser conferida nos acabamentos na cor preta, que reforçam suas linhas distintas, e nos detalhes externos do pacote M Sport, que incluem os spoilers no parachoque dianteiro e sobre a tampa do porta-malas, extrator embaixo do parachoque traseiro, e as rodas de alumínio de 19 polegadas com desenho exclusivo e aparência bicolor em prata e preto fosco.

Os faróis com formato afilado e que avançam para as laterais são totalmente de LED (diodo emissor de luz), incluindo os auxiliares para neblina, incorporados ao conjunto principal.

Na traseira, sobressaem-se o spoiler e o logo M na tampa, o extrator de ar e as ponteiras aluminizadas

Na traseira, as lanternas também integralmente de LED trazem a lente da luz de ré escurecida. Destaques, também, para o emblema M Sport, que identifica os modelos de alto desempenho da BMW, saída dupla do escape com acabamento aluminizado de cada lado do parachoque e, ao centro, o extrator de ar que passa sob o carro.

Para acomodar a capota retrátil, porta-malas teve a capacidade reduzida para 385 litros

Por conta do compartimento para acomodar a capota retrátil, o compartimento para bagagens teve a capacidade reduzida para 385 litros, exatos 55 l a menos em relação à versão com teto rígido do modelo, que oferece 440 l.

O BMW 430i Cabio M Sport está disponível nas novas cores verde Sanremo (vista nas imagens) e azul portimão, além das já conhecidas branco alpino, preto safira, branco mineral e actic racing blue (azul).

Motor 2.0 BMW TwinPower Turbo tem 6 cv a mais do que a primeira geração do conversível

Impulsionando todo esse design, o Série 4 conversível traz o motor de quatro cilindros com 1.998 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, equipado com a tecnologia BMW TwinPower Turbo, que inclui a turbina dupla (TwinScroll turbocharger) – fazendo o papel, na prática, de dois turbocompressores – injeção de combustível direta de alta precisão e o duplo comando de válvulas com sistemas variáveis de acionamento (DoubleVanos) e de temporização de abertura (Valvetronic).

Esta versão do 2.0 apresenta alguns aperfeiçoamentos em relação à que equipava o modelo anterior do 430i conversível, as quais resultaram na redução do consumo de combustível e no ganho de seis cavalos de potência. Com isso, o engenho desenvolve 258 cv entre 5.000 rpm e 6.500 rpm, e o impressionante torque máximo de 40,7 kgf.m, totalmente disponíveis já deste as 1.550 rpm, até os 4.400 giros por minuto.

Transmissão automática Steptronic, de oito marchas, é combinada à tração integral xDrive

Combinado ao câmbio automático Steptronic de oito velocidades, com tração variável nas quatro rodas xDrive, o conversível de 1.790 kg (com tanque cheio) acelera de zero a 100 km/h em 6,2 segundos e alcança a máxima de 250 km/h (limitados eletronicamente).

Suspensão eletrônica M Sport adapta amortecedores conforme condições do piso e e de condução

O pacote M Sport adiciona também conjunto de suspensões com controle eletrônico, que adapta a atuação dos amortecedores às condições do piso e demandas no acelerador, entre outros parâmetros, priorizando a maciez e o conforto no uso diário ou a rigidez e estabilidade em altas velocidades.

Conjunto de freios a disco nas quatro rodas é redimensionado pela divisão esportiva da BMW

Também com o selo da divisão esportiva da BMW, o sistema de freios a disco nas quatro rodas com pinças flutuantes de pistão simples, pintadas de azul, tem o seu funcionamento otimizado. O conjunto é equipado com ABS (sistema anti-bloqueio), função de secagem das pastilhas (Dry Braking) e compensação de fadiga (fading), que evita a perda de eficiência nas frenagens causada por superaquecimento em uso severo, como em trechos de descida de serra, por exemplo.

Fora isso, em caso de frenagens com diferentes níveis de aderência entre as rodas de cada lado do veículo, um impulso é direcionado ao sistema de assistência de direção Servotronic, ajudando o motorista controlar a trajetória e a estabilidade do carro.

Revestimento em couro vernasca tem opções de acabamento monocrmático ou bicolor

O interior com revestimento totalmente em couro natural vernasca (com pigmento e textura artificiais), nas combinações preto/preto, mocha/preto, oyster/preto, cognac/preto, vermelho tacora/preto e bege/preto. 

Os bancos dianteiros, também incluídos no pacote M Sport, contam com regulagens elétricas de altura, profundidade e inclinação, além de memória dos ajustes personalizados para mais de um motorista.

Volante e bancos dianteiros (com ajustes elétricos) também fazem parte do pacote M Sport

O painel com design limpo, de linhas retas e poligonais, tem acabamento com material emborrachado e pode vir com aparência monocromática (escura) ou bicolor, conforme as opções para o revestimento interno mencionadas acima.

Forração interna em couro vernasca tem opções de acabamento em uma ou duas cores

Muito além da forma, seu conteúdo traz o BMW Live Cockpit Professional, uma plataforma de infoetretenimento que oferece aos ocupantes informações e monitoramento da condução por intermédio de duas telas. A primeira, de 12,3” (31,2 cm), compõe o quadro de instrumentos totalmente digital à frente do motorista; já a outra, de 10,25” (26 cm), destacada no centro do painel, exibe as funcionalidades da central multimidia iDrive, que que se conecta aos smartphones por meio das plataformas Apple CarPlay ou Android Auto e, assim, permite o espelhamento no painel de aplicativos de música, vídeos ou navegação, entre outros – além de interfaces disponíveis e requisitos técnicos para opções operacionais via controle de voz. Os comandos do BMW Live Cockpit também são acessados por meio dos controles instalados no volante M Sport, revestido de couro e com arremates de alumínio.

Os conteúdos de entretenimento (áudio e vídeo) são reproduzidos utilizando a nova versão do sistema de som Surround Harman Kardon, composto por 16 alto-falantes de 464 watts de potência, o que garante fidelidade do som em nível de excelência, independentemente do volume selecionado ou da posição da capota.

Tela central de 10,25” (26 cm) reúne informações do assistente BMW ConnectedDrive

Outra tecnologia que pega carona no novo conversível é o assistente BMW ConnectedDrive, que, por meio da conexão à internet dos smartphones, permite que os ocupantes usufruam de uma série de serviços on-line como aplicativos de notícias, previsão do tempo e informações de trânsito em tempo real, entre outros.

Também são oferecidas pelo BMW ConnectedDrive a funcionalidades de Concierge (indicação de pontos de conveniência na região ao redor do veículo, como bares, restaurantes, hotéis e lojas), suporte 24 horas por dia, incluindo fins de semana; e chamada de emergência inteligente, que aciona automaticamente os serviços de socorro ao redor, caso não haja resposta do motorista após uma colisão de grande impacto.

Aplicativo My BMW oferece diversas facilidades, como agendar as revisões, por exemplo

A plataforma porporciona, ainda, o acesso ao BMW Teleservices, o qual, se ativado, identifica quais as manutenções do veículo são necessárias e quando devem ser realizadas. Esses dados são enviados à BMW, automaticamente, que retorna ao proprietário do veículo com o contato da concessionária para o agendamento.

Fora isso, o assistente conectado ainda faz a ponte com serviços remotos por meio do novo aplicativo My BMW – canal digital de relacionamento interativo entre os clientes, a marca BMW e a rede de concessionários.

Digital Key substitui a chave física pelo celular e pode ser compartilhada com cinco pessoas

Ainda dentro do conteúdo de tecnologias, a vida a bordo do BMW 430i Cabrio M Sport fica ainda mais fácil com o conforto oferecido pela Digital Key, recurso que substitui a chave física e permite trancar, destrancar e ligar o veículo por meio do celular.

A configuração da chave digital também pode ser feita por intermédio do aplicativo My BMW, e o proprietário do carro também pode criar chaves virtuais e compartilhá-las via iMessage com até cinco pessoas, inclusive no smartphone de pulso Apple Watch.

Sensores de estacionamento e assistente de farol alto são itens de série no modelo

Alguns dos mais avançados sistemas de condução semi-autônomos da BMW também acompanham o lançamento, com destaque para o Driving Assistant Professional, que propicia a direção inteligente em situações de congestionamentos, trânsito lento ou viagens longas; o Parking Assistant Plus, sistema que mede os espaços para estacionar automaticamente por intermédio de câmeras e de sensores, realizando as manobras com máxima precisão, economia de tempo e conforto.

E completam o conjunto os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e o assistente de farol alto – que altera para a luz baixa, automaticamente, ao se aproximar de outros veículos à frente ou no sentido contrário, voltando para o modo alto assim eles saiam do seu alcance.

Sistema anti-capotagem possui barras que se elevam atrás dos apoios de cabeça traseiros

Em relação à segurança, o BMW 430i Cabrio M Sport traz o mesmo conteúdo incorporado à segunda geração do Série 4, incluindo vários recursos de proteção ativa, como os controles de estabilidade, tração (DTC) e de desempenho, e o monitoramento da pressão dos pneus.

Mas, especificamente pelo fato de ser um conversível, o modelo vem equipado com o sistema de proteção contra capotamentos (Rollover Protection System), que utiliza sensores de rolamento para monitorar a inclinação da carroceria permanentemente. Ao detectar o risco iminente de uma capotagem, o sistema ergue em frações de segundo as barras reforçadas instaladas atrás dos apoios de cabeça, a uma altura acima desses, proporcionando maior proteção para os ocupantes.

Ocupantes de trás não têm proteção de airbags. Anteparo aerodinâmico (foto) reduz turbuência

Por outro lado, é importante destacar que elas não substituem a função dos airbags, que não estão disponíveis para os ocupantes traseiros, justamente pela configuração da carroceria. Motorista e passageiro dianteiro contam com bolsas infláveis frontais e laterais.

Outro recurso disponível para o BMW 430i Cabrio M Sport é o defletor aerodinâmico vertical que pode ser instalado entre as duas fileiras de bancos quando apenas os dianteiros estiverem ocupados, cuja função é reduzir a turbulência do ar dentro da cabine quando a capota está baixada.

Modelo é oferecido em seis opções de cores para carroceira, com preço de R$ 460.950

O único aspecto nada acessível do novo 430i Conversível M Sport, que já está disponível em toda a rede de concessionários BMW no País, é o preço sugerido de R$ 460.950.

Mas como o sol nasceu para todos, aqui vai a chance de cada um de nós curtir por alguns minutos a vida ao ar livre a bordo do novo BMW. Embarque no vídeo:

Fonte: BMW do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação

ModeloBMW 430i Cabrio M Sport
OrigemAlemanha
Preço sugeridoR$ 460.950
Garantia2 anos para veículo, 3 anos para pintura e 12 contra corrosão
Tipo Cupê compacto, conversível, 2 portas, 4 lugares
Construção Chassi com estrutura de aço e carroceria de aço estampado, capota retrátil confeccionada em lona com arcos de reforço
Nível de segurança contra impactos* (Padrão)N/D
Comprimento 4.768 mm
Largura (sem espelhos externos)1.852 mm
Altura 1.384 mm
Vão livre do solo
124 mm
Entreeixos 2.851 mm
Peso total (tanque cheio) 1.765 kg
Ocupantes4
Capacidade do porta-malas358 litros
Tanque de combustível 59 litros
Tipo Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, gasolina, bloco e cabeçotes de alumínio, 16 válvulas, tecnologia BMW TwinPower Turbo (turbina dupla), injeção de combustível direta de alta precisão e o duplo comando de válvulas com sistemas variáveis de acionamento (DoubleVanos) e de temporização de abertura (Valvetronic).
Diâmetro x curso 94.6 x 82.0 mm
Cilindrada 1.998 cm³
Taxa de compressão 10,2:1
Potência 258 cv de 5.000 a 6.500 rpm
Potência específica 129 cv/litro
Torque40,7 kgf.m de 1.550 a 4.400 rpm
Peso/potência combinada 6.84 kg/cv
TipoAutomática Steptronic
Marchas8
TraçãoIntegral adaptativa xDrive
DianteiraIndependente, braços de alumínio com molas helicoidais, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora, gerenciamento eletrônico adaptativo M Sport
TraseiraIndependente, multi-link, molas helicoidais, amortecedores telescópicos, barra estabilizadora e gerenciamento eletrônico adaptativo M Sport
DianteiroDiscos de aço ventilados, pinças flutuantes com pistões simples
TraseiroDiscos de aço ventilados, pinças flutuantes com pistões simples
EquipamentosABS (anti-bloqueio), função de secagem das pastilhas (Dry Braking) e compensação de fadiga (fading)
Assistência Elétrica, com função progressiva Servotronic
Raio de giro 14,1 m
RodasAlumínio, 19″
Pneus 225/40 R19
Combustível Gasolina
Urbano (km/l)N/D
Rodoviário (km/l)N/D
ClassificaçãoN/D
Selo Conpet (nível máximo no segmento)N/D
Dióxido de carbono (CO2) N/D
Óxido de nitrogênio (NOx) N/D
ClassificaçãoN/D
Aceleração (zero a 100 km/h)6,2 seg
Velocidade máxima 250 km/h