Porsche e TAG Heuer reafirmam longa parceria com novo relógio

Cronógrafo com design inspirado nas pistas celebra antiga aliança entre as marcas, que além de joias de pulso, já rendeu motor campeão de F1 e até clássico do cinema




Porsche e TAG Heuer firmam parceria estratégica

A Porsche e a fabricante suíça de relógios de luxo TAG Heuer acabam de anunciar uma parceria de longo prazo. A aliança estratégica prevê o investimento conjunto em competições esportivas e no desenvolvimento de produtos. E, como primeiro vislumbre do que o alinhamento destes dois universos premium pode trazer no futuro, elas revelaram o relógio TAG Heuer Carrera Porsche Chronograph.

Lançado originalmente em 1962, o modelo Tag Heuer Carrera tornou-se um ícone da marca de relógios – assim como o nome Carrera confunde-se com o da própria Porsche. Por isso, segundo as empresas, esta coleção foi uma escolha natural para iniciar a colaboração criativa em produtos.

TAG Heuer Carrera Porsche Chronograph

O novo cronógrafo traz visor de cristal e a inscrição da Porsche gravada na moldura. As cores vermelho, preto e cinza da montadora de Stuttgart – que também lembram os modelos históricos da Heuer – são vistas por todo o relógio.

O novo desenho do mostrador é inspirado no volante dos carros da fábrica alemã e tem impressas as marcas Porsche e TAG Heuer. A textura de asfalto no fundo do mostrador, criada especialmente para o novo relógio, expressa a paixão pelas pistas, combinada com os algarismos arábicos que copiam os instrumentos do painel de modelos clássicos da Porsche.

TAG Heuer Carrera Porsche Chronograph

O design do cronógrafo é complementado pela pulseira metálica, com várias opções de cores, refletindo o conceito aerodinâmico das corridas. Lamentavelmente, existe, ainda, a opção de correia feita de “couro de bezerro”, como destaca a própria fabricante suíça, algo que soa de forma totalmente dissonante, em dias atuais, da imagem de vanguarda tecnológica valorizada por ambas as marcas.

No coração do cronógrafo está o movimento (mecanismo) chamado internamente de Calibre Heuer 02, com a impressionante autonomia de energia de 80 horas. Veja a apresentação do novo cronógrafo:

No Brasil, o novo TAG Heuer Carrera Porsche Chronograph já pode ser encomendado por meio dos revendedores autorizados da marca suíça, mas não teve o valor divulgado. Contudo, como já se podia esperar, é um artigo para poucos: no site global da TAG Heuer, o modelo está anunciado com o preço de US$ 5.800, o que equivale a R$ 30.856, na cotação de hoje (8).

Publicidade Porsche e TAG Heuer

Por mais de meio século, as histórias da Porsche e da TAG Heuer se cruzaram. Os verdadeiros pilares da parceria de agora, no entanto, vêm desde dos fundadores das marcas. O filho do engenheiro Ferdinand Porsche (criador do VW Fusca, em 1939), Ferdinand Anton Ernst, ou apenas Ferry, ingressou no escritório de projetos do pai em 1931, aos 22 anos, e fundou a marca de automóveis que leva o nome da família em 1948.

Dali a alguns anos, o nome da Porsche estaria intimamente ligado ao sucesso das pistas de corrida em todo o mundo – incluindo uma vitória com o roadster Spyder 550 na categoria até 1.500 cm³ da corrida Carrera Panamericana de 1954, que percorreu mais de 3 mil km de estradas abertas no México, válida como a sexta e última etapa do mundial de endurance. Em homenagem à sua participação de sucesso, a Porsche chamou o seu motor mais potente da época de “Carrera”, patente transferida posteriormente para o seu esportivo mais emblemático, o 911, e depois para os outros modelos, tradição mantida até hoje.

Heuer Monaco, lançado 1969

De outro lado, o bisneto de Edouard Heuer, Jack, liderou a empresa de sua família por décadas. Em 1963, ele criou o primeiro cronógrafo Heuer Carrera, projetado para permitir que os motoristas consultassem o tempo enquanto dirigiam. Jack Heuer também foi responsável pelo Heuer Monaco, o primeiro relógio cronógrafo automático de face quadrada e resistente à água, lançado em 1969. Seu nome evocou o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1, bem como o renomado Rally de Monte Carlo do Principado, que a Porsche venceu em três anos consecutivos, de 1968 a 1970, com seu modelo 911.

Jack Heuer e Jo Siffert, parceiros dentro e fora das pistas

E, assim, da mesma forma com que o emblemático esportivo da Porsche se destacou no mundo dos automóveis, com sua silhueta aerodinamicamente esculpida e mecânica primorosa, o Heuer Monaco rompeu com códigos de design conhecidos da relojoaria tradicional. Contudo, suas inovações tiveram um custo financeiro significativo e, sem dinheiro em caixa para uma campanha publicitária dispendiosa, Jack Heuer encontrou como alternativa o estreitamento do vínculo de sua marca com Porsche, por meio de um acordo criativo de patrocínio com o suíço Jo Siffert, então piloto da marca alemã.

Em 2005, na estreia do filme Jo Siffert: Live Fast – Die Young, Jack Heuer relembrou os termos do contrato: “Em troca de 25 mil francos suíços, ele colocaria nosso logotipo em seu carro e traje. Além disso, ele poderia comprar nossos relógios a preços de atacado e revendê-los para seus parceiros de corrida com um lucro significativo. O que ele fez com grande sucesso, porque metade do paddock estava usando relógios Heuer no final da temporada de 1969!”

McQueen, Heuer Monaco e o Porsche 917: protagonistas no filme “24 Horas de Le Mans”

Foi essa conexão que levou Steve McQueen a usar o logotipo Heuer em seu vestuário de corrida (ainda formado por jaqueta e calças anti-chama) durante as filmagens de Le Mans em 1970, em que dirigia um Porsche 917. O ator americano disse na época: “Eu dirijo o mesmo carro que Jo Siffert e quero usar o mesmo traje que ele”.

Para celebrar os 50 anos do Heuer Monaco, em 2019, a marca suíça lançou uma série comemorativa, apresentada no Salão de Genebra, que trazia de volta o design revolucionário e que se tornou mundialmente famoso no pulso do astro de Hollywood e piloto nas horas vagas.

Motor TAG Heuer Porsche, tricampeão de Fórmula 1

Em meados da década de 1980, com a venda da fabricante suíça de cronógrafos para o Grupo TAG (Techniques d’Avant Garde), com sede em Luxemburgo, a empresa centenária tornou-se a TAG Heuer. A partir de então, a Porsche e a TAG Heuer desenvolveram e produziram em conjunto o TAG Turbo Engine, que permitiu à equipe McLaren ganhar três títulos mundiais consecutivos de F1: com Niki Lauda em 1984, seguido por Alain Prost em 1985 e 1986.

A relação entre a Porsche e a TAG Heuer ficou ainda mais forte em 1999, com as competições monomarca Porsche Carrera Cup e Supercup, seguidas pelo Endurance World Championship, além de outros a seguir.

Equipe Porsche TAG Heuer de Fórmula E, com os pilotos Lotterer e Wehrlein

Em 2019, a Porsche criou sua própria equipe de Fórmula E, categoria voltada para monopostos com motorização 100% elétrica, em parceria com a TAG Heuer, marcando o ponto de partida para uma colaboração ainda mais poderosa dentro do universo das corridas. Este ano, em sua segunda temporada, a equipe TAG Heuer Porsche terá os alemães André Lotterer e seu novo companheiro de equipe, Pascal Wehrlein, no cockpit dos seus modelos 99X Electric.

Parceria se estende às categorias Porsche Cup e Supercup

A Porsche há muito se destaca em eventos de resistência e, junto com a TAG Heuer, sua equipe GT participará da próxima temporada do World Endurance Championship (WEC), o campeonato mundial da modalidade organizado pela FIA (Federação Internacional do Automóvel). O ano marcante também incluirá parcerias em categorias monomarca, em dez edições da Porsche Carrera Cup distribuídas pelo globo.

Além das competições presenciais, a TAG Heuer também se envolve em corridas virtuais, apoiando a Porsche TAG Heuer Esports Supercup. Além disso, a fabricante de relógios está entrando em cena como parceira global nos eventos e ralis de modelos clássicos da montadora alemã, como o Porsche Rennsport Reunion, organizado regularmente nos Estados Unidos e que reúne em autódromos os modelos de competição da marca de todas as épocas e seus colecionadores.

A ex-número 1 do mundo Maria Sharapova é uma das embaixadoras da Porsche

Ambas as marcas também compartilham fortes ligações com tênis e o golfe. O principal evento de tênis para a fabricante de carros esportivos é o Porsche Tennis Grand Prix, em Stuttgart, na Alemanha. Desde 2013, a fabricante tem como uma de suas embaixadoras a tenista russa Maria Sharapova, ex-número 1 do ranking mundial.

No golfe, a marca alemã é patrocinadora titular do Porsche European Open, um dos torneios mais tradicionais do circuito europeu da modalidade. Este ano, a TAG Heuer estará presente como parceira pela primeira vez neste cenário.

Fonte: Porsche do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação e reprodução da internet




Sobre Universo Motor 1005 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo