A Porsche está celebrando o jubileu prateado da sua família de roadsters com uma edição especial: o Boxster 25 Anos. A série comemorativa terá apenas 1.250 unidades produzidas para o mundo todo e foi criada a partir do conversível 718 GTS, impulsionado pelo motor #boxer de seis cilindros e 4,0 litros, com potência de 400 cavalos. O modelo já está disponível para encomenda no Brasil, com preço público sugerido a partir de R$ 605.000, apenas na versão equipada com cambio PDK. O novo Boxster 25 Anos chegará aos concessionários do país no final de março.
A edição de aniversário do esportivo de dois lugares faz referência aos vários recursos de design do carro conceito que revelou o Boxster – nome derivado da junção de boxer e roadster – no Salão de Detroit de 1993. A versão de produção foi lançada em 1996, com pouquíssimas alterações na aparência, e está agora em sua quarta geração, com mais de 357 mil unidades entregues.
A pintura de lançamento do Boxster 25 Anos traz de volta a cor gt silver metallic, a mesma que cobria a primeira geração do modelo, que é contrastada pelo novo tom neodyme, acobreado e cintilante, aplicado na proteção dianteira e nas entradas de ar laterais da carroceria, bem como no nome e nas rodas de liga leve de 20 polegadas com aparência bicolor.
Mas o modelo da série limitada também pode ser encomendado nas cores carrara white (branco sólido) ou metallic. Seja qual for a cor escolhida para a carroceria, a moldura que sustenta o parabrisa é finalizada discretamente na cor preto fosco.
Outro capricho de acabamento da nova edição é a textura aluminizada e de alto brilho vista na tampa do bocal de abastecimento – que traz, também, a inscrição Porsche da linha Exclusive Design -, e na ponteira esportiva do escape.
Para preservar o estilo da versão original, a edição comemorativa combina o interior em couro bordô (vinho), com a capota conversível de tecido vermelho, personalizada com a gravura Boxster 25; ambos os itens também estão disponíveis em preto.
A lista ampliada de equipamentos padrão do novo modelo inclui pacote de acabamento interno em alumínio; bancos esportivos com ajuste elétrico para 14 posições; frisos dos estribos da porta com a inscrição Boxster 25; e volante esportivo GT multifunções, revestido de couro e com aquecimento. Acima do porta-luvas, o logo da edição especial inclui o número de série de cada unidade do modelo.
O motor naturalmente aspirado, com 3.995 cm³ de cilindrada e 420 cv de potência, oferece respostas diretas, aceleração excepcional e som estrondoso de alta rotação, garantindo uma experiência particularmente emocionante aos ocupantes.
A Porsche está oferecendo o Boxster 25 Anos com transmissão de seis marcas com modo manual e sistema de dupla embreagem Porsche Doppelkupplung (PDK). Com isso, a edição especial atinge a velocidade máxima de 293 km/h e, em combinação com o pacote padrão Sport Chrono, permite a aceleração de zero a 100 km/h em 4 segundos.
O pacote Sport Chrono, combinado à a transmissão PDK, oferece duas funções adicionais que proporcionam uma dinâmica ainda mais esportiva. A primeira função, Launch Control, ou controle de largada, assegura uma aceleração semelhante à dos modelos de corrida, ao fazer com que o carro dispare apenas quando o motor atingir a faixa elevada e ideal de rotações.
A segunda assemelha-se ao modo de competição, com mudanças de marcha extremamente curtas e pontos de passagem de caixa ideais para uma aceleração máxima. Outro componente fundamental do pacote Sport Chrono é o cronômetro no painel de instrumentos, que oferece a visualização, armazenamento e análise dos tempos obtidos por trajeto ou volta no circuito.
Outros recursos de série incluídos no Boxster 25 anos são o sistema eletrônico para regulagem dos amortecedores Porsche Active Suspension Management (Pasm), com rebaixamento de dez milímetros, e o Porsche Torque Vectoring (PTV), que atua como bloqueio mecânico do diferencial, garantindo maior capacidade de tração, especialmente nas curvas, mesmo com o asfalto molhado.
A história do Boxster tem um significado muito especial para a Porsche, pois abriu caminho para a marca em meio às adversidades econômicas enfrentadas na metade dos anos 90.
O modelo trouxe consigo o primeiro motor de série com seis cilindros opostos com refrigeração a líquido e, também, o conceito de peças de substituição inteligentes, o qual foi incorporado ao 996 (quinta geração do cupê 911), lançado um ano mais tarde, e que permitiu à Porsche voltar a ser lucrativa.
O esportivo de dois lugares com preço atraente cativou os corações de novos clientes mais jovens desde o seu lançamento. Em termos de aparência, o carro conceito Boxster mostrado em Detroit reavivou imagens do lendário 550 Spyder – imortalizado por ser o carro com que James Dean, o astro rebelde de Hollywood, sofreu seu acidente fatal – e do modelo de competição 718 RS 60 Spyder.
O protótipo foi tão bem recebido em janeiro de 1993, que a direção da Porsche tratou de agilizar sua entrada em produção: “O carro-conceito deve ser construído da forma como está”. E como o tempo comprovou, a decisão foi acertada.
Quando versão de série foi lançada em agosto de 1996, a semelhança com o modelo apresentado no salão era inquestionável. A parte dianteira compartilhada com a geração 996 do cupê não deixava dúvidas sobre a linhagem descendente da casa de Stuttgart.
Ao mesmo tempo, o motor de seis cilindros instalado no centro da distância entreeixos – que, inicialmente, oferecia de 2,5 litros de cilindrada e a potência de 204 cv -, foi desenvolvido para atender as normas de emissões de poluentes mais restritas, o que foi conseguido graças à refrigeração líquida, adoção de quatro válvulas por cilindro e com tempo de abertura variável.
O aumento da potência e outras melhorias vieram em seguida. Em 1999, a primeira geração 986 Boxster recebeu o motor de 2,7 litros, a princípio com 220 cv, passando depois para 228 cv.
O recém-lançado Boxster S trazia fôlego ainda maior com o novo motor de 3,2 litros e seis cilindros, lançado com 252 cv, mas que logo foi elevada para 260 cv.
A geração 987 chegou ao mercado em 2004 com um projeto refinado, rodas de 17 polegadas e interior reprojetado, bem como o sistema de suspensão Pasm oferecido como opcional, acompanhado de amortecedores variáveis, discos de freios de cerâmica Porsche Ceramic Composite Brake (Pccb) e o pacote Sport Chrono.
Sem alteração de cilindrada (3.2), as duas versões de potência disponíveis para a motorização entregavam 240 e 280 cavalos. No final de seu período de produção, o trem de força passou oferecer as versões de 2,9 litros, com 255 cv, e de 3,4 litros, com 310 cv. O câmbio PDK também substituiu a transmissão automática Tiptronic S oferecida anteriormente.
Em 2012, a Porsche apresentou da geração 981 do Boxster, amplamente reestilizada. Graças à nova carroceria, com construção mais leve, e ao chassi completamente reprojetado, o novo integrante era mais robusto, musculoso, surpreendente e veloz.
O teto em tecido com acionamento elétrico dispensava a tampa superior do alojamento, os braços dos eixos da capota eram ainda mais curtos e o parabrisa se movia para frente.
Os motores boxer passaram a ser mais econômicos com a adoção de injeção direta de combustível, iniciando nas versões de seis cilindros com 2,7 litros e 265 cv, e de 3,4 litros com 315 cv. Em abril de 2014, o Boxster GTS foi lançado com 330 cv. A configuração Boxster Spyder ganhou destaque ao estrear o propulsor 3.8, que alcançava os 375 cv.
A atual geração 982 do Porsche 718 Boxster definiu uma nova direção em janeiro de 2016, com o lançamento dos motores turbo de quatro cilindros e projeto aprimorado. O motor de 2,0 litros entrega 300 cv, enquanto a versão 2.5 gera 350 cv, graças ao turbo de geometria variável. Na sequência, o Boxster GTS elevou o sarrafo para 365 cv.
Na metade de 2019, a nova edição do Boxster Spyder chegou para ocupar o topo da linhagem. Ele compartilha com o emblemático esportivo 718 Cayman GT4 o propulsor de 4,0 litros, com 420 cv. Desde 2020, o motor de seis cilindros também turbina o 718 Boxster GTS 4.0, com a potência 400 cv.
Fonte: Porsche do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação
Modelo | Porsche Boxster 25 anos |
Origem | Alemanha |
Preço básico | R$ 605.000 |
Carroceria | Conversível, dois lugares, monobloco de aço estampado |
Medidas (C/L/A) | 4.391 mm I 1.994 mm I 1.273 mm |
Peso | 1.435 kg |
Motor | Boxer, seis cilindros, 3.995 cm³, naturalmente aspirado, refrigerado a líquido, gasolina |
Câmbio | Automático, 6 marchas, modo manual e dupla embreagem |
Potência | 400 cv a 7.000 rpm |
Torque | 43,8 kgf.m a 5.500 rpm |
Peso-potência | 3,58 kg/cv |
0 a 100 km/h | 4 segundos |
Vel. máxima | 293 km/h |