Jaguar F-Type 75: geração final do felino em extinção surge no Brasil

Criado para o jubileu dos carros esportes da marca e último deles só a combustão, modelo chega ao País na versão a céu aberto e, claro, com desempenho de predador




Jaguar F-Type 75: geração final do felino em extinção surge no Brasil

Para celebrar os 75 anos de produção de seus icônicos carros esporte, completados em 2023, a Jaguar lançou no final do ano passado a edição definitiva do F-Type – modelo de dois lugares e único representante da luxuosa marca britânica neste segmento -, nas versões cupê e conversível com teto de lona. A partir deste mês, o esportivo premium desembarca no Brasil, exclusivamente na configuração aberta e com pintura na cor verde metálica.

Mais do que uma série comemorativa ao jubileu de brilhante dos esportivos da marca, o F-Type 75 é o último modelo esportivo com motor totalmente a combustão a ser lançado antes de que a Jaguar se volte exclusivamente para o mercado de veículos 100% elétricos, em 2025.

Jaguar F-Type 75

Por toda esta pompa e circunstância, esta edição final do F-Type foi concebida a partir de curadoria profissional, o que resultou em uma versão “perfeita”, aos olhos da orgulhosa Jaguar, como uma felina a lamber a cria.

 

A marca, que tem como símbolo uma pantera saltando para o ataque, afirma que o design apurado do F-Type 75 equilibra desempenho o excepcional e o visual musculoso, porém elegante, combinados ao interior com o seu reconhecido padrão de excelência em luxo, caracterizado por materiais e detalhes de requinte superior.

Jaguar F-Type 75

Externamente, o F-Type mede 4.470 mm de comprimento, 1.923 mm de largura (ou 2.042 com os espelhos abertos), 1.307 mm de altura e 2.622 mm de distância entre eixos.

A edição final do modelo apresenta o design dramático e marcante típico dos esportivos da marca, que carrega uma linhagem de 75 anos, alinhado com discretas mudanças de estilo, como as rodas de 20 polegadas e o emblema  da grade mudado de vermelho para preto.

Jaguar F-Type 75

As  formas equilibradas e fluidas da carroceria, produzida em alumínio leve e rígido, resultam no coeficiente aerodinâmico de 0,37 Cx. Esculpidas de forma precisa e elegante, elas remetem instantaneamente à rica herança de carros esportivos da Jaguar, que começou com o XK120, lançado em 1948 como o carro de produção mais rápido do mundo.

Os faróis totalmente de LED têm desenho afilado e incluem a tecnologia Pixel, que adapta de forma autônoma e contínua os fachos de luz às condições momentâneas de luminosidade do ambiente e de trânsito.

Jaguar F-Type 75

Fora isso, o F-type 75 traz as luzes de rodagem diurna (DRL) com assinatura Calligraphy, em formato de J, e indicadores de direção estendidos, os quais acentuam a largura visual do carro e denotam seu potencial de desempenho.

Esses itens se combinam perfeitamente ao capô em formato de concha – inspirado em modelos icônicos como o C-Type e o D-Type –, destacado pelas nervuras paralelas, que o atravessam desde a junção com o painel frontal até a base do parabrisa, e pelas saídas de ar de refrigeração do motor.

Jaguar F-Type 75

A edição final também recebeu emblemas exclusivos nos paralamas dianteiros, que retratam a silhueta inconfundível do F-Type. O design da traseira realça as formas fluidamente musculosas do F-Type, com ombros que se curvam para baixo até encontrarem as luzes traseiras bem estreitas, também de LEDs, com assinatura Chicane.

Completando o visual externo, a edição final do F-Type como o conhecemos hoje chega com um belíssimo jogo de rodas de 20 polegadas, com desenho de cinco raios, criado especialmente para a ocasião, e acabamento em black piano (preto brilhante).

Jaguar F-Type 75

O interior focado em quem está ao volante do F-Type é a pura expressão da elegância e do desempenho do modelo. A combinação de manufatura artesanal da Jaguar aos detalhes requintados, materiais e acabamentos de altíssima qualidade proporciona a sensação elevada de luxo e esportividade.

O cockpit “1+1” (para motorista e acompanhante, apenas) tem bancos envolventes, leves e de espessuras bem estreitas – como convém a um verdadeiro carro esportivo -, que combinam a forma ergonomicamente otimizada ao conforto excepcional, aprimorado pelo sistema de aquecimento e resfriamento. O material escolhido para revestir integralmente a cabine do F-type ainda é o couro natural, do tipo Windsor, complementado com detalhes e acabamentos aplicados nas portas e encostos de cabeça.

Jaguar F-Type 75

No centro do painel, logo acima do console central, destaca-se a tela interativa de 12,3 polegadas (31,2 cm) do sistema de infoentretenimento, que oferece várias opções de temas de exibição à escolha dos ocupantes.

O modo padrão é caracterizado pelo grande conta-giros central. Esse recurso, junto com a luz do câmbio, transmite sutilmente o caráter e o potencial de desempenho do F-Type; a experiência a bordo é aprimorada digitalmente por meio do efeito luminoso de “batimento cardíaco” que pulsa em vermelho no botão de partida e nas saídas de ar centrais.

Jaguar F-Type 75

O F-Type 75 estabelece a referência para carros verdadeiramente esportivos, assegura a Jaguar. As suspensões dianteira e traseira, a direção elétrica meticulosamente ajustada e o sistema de freios com vetorização de torque (que impede a derrapagem do carro em curvas com velocidade acentuada) proporcionam agilidade excepcional e uma sensação verdadeira de conexão com o veículo.

O esportivo oferece ainda diferencial ativo eletrônico traseiro (EAD) para otimizar a tração. Por fim, os pneus Pirelli P Zero mais largos (especialmente desenvolvidos para proporcionar níveis excepcionais de aderência) complementam os atributos fundamentais para as respostas imediatas e precisas do F-Type 75 a cada comando do motorista.

Jaguar F-Type 75

O F-Type 75 também é equipado com o sistema Adaptive Dynamics da Jaguar, com ajustes configuráveis. Usando amortecedores controlados eletronicamente e continuamente variáveis, a tecnologia otimiza o conforto dos ocupantes, em baixas velocidades, e a estabilidade do veículo, em ritmos mais acelerados.

Por meio do menu Configurable Dynamics, o motorista pode personalizar as configurações de rigidez da suspensão, peso da direção, resposta do acelerador e rotação máxima para troca de marchas – tal como os carros de corridas, terreno da engenharia em que a Jaguar habita desde o seu nascimento.

ÍMPETO PREDADOR

Jaguar F-Type 75

O motor que equipa a versão do F-Type 75 trazido para o Brasil é o Ingenium 2.0 turbo, de quatro cilindros em linha e 1.997 cm³ de cilindrada, que gera 300 cv de potência a 5.500 rpm e torque máximo de 40,8 já a partir de 1.500 giros, até 4.500 rpm, o que significa respostas excepcionais em acelerações ou retomadas de velocidade em todas as faixas de rotação.

O esportivo também é equipado com transmissão automática Quickshift de oito velocidades, que pode ser acionada pelo controle manual no seletor de velocidades SportShift, posicionado no console central, ou por meio das aletas instaladas atrás do volante (paddles shifters), propiciando ao motorista tocadas mais dinâmicas e altamente esportivas.

Jaguar F-Type 75

A combinação destes dois elementos garante ao conversível o desempenho esperado de um Jaguar, com aceleração de zero a 100 km/h em apenas 5,9 segundos e máxima de 250 km/h.

O novo F-Type 75 cabriolet começa a desembarcar nas concessionárias brasileiras neste mês de julho, com preço de R$ 612.977 – valor à altura das joias, sempre lapidadas para poucos.

UNIVERSO MOTOR I Redação

Fonte I Jaguar Brasil

Imagens I Divulgação

Edição I Fábio Ometto




Sobre Universo Motor 1018 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo