As comemorações da Nissan pelo cinquentenário do modelo Z, seu mais famoso esportivo, completados em 2019, ainda não acabaram. Ainda bem! Depois de lançar a edição especial GT-R50 by Italdesign, já no ano passado, em parceria com o renomado estúdio italiano, e de revelar, há poucos dias, as primeiras imagens virtuais do Z Proto, que personalizará a nova geração do modelo, a marca acaba de inaugurar uma exposição comemorativa do esportivo no Nissan Heritage, o espaço aberto ao público dentro de sua matriz em Yokohama, no Japão, dedicado para mostras de veículos antigos produzidos por ela.
A seguir, você fica com uma linha do tempo do Nissan Z, que recebe o nome de Fairlady no mercado japonês.
Tudo começou em dezembro de 1969, com o Nissan Fairlady Z432 1969 (PS30). Também conhecido como Datsun 240Z em diferentes partes do mundo, incluindo a América do Norte, o Fairlady Z S30 oferecia ao público um carro esportivo de estilo europeu, confiável e acessível. Com esses atrativos, o primeiro Z foi um sucesso instantâneo de vendas e pôs a Nissan no mapa mundial dos carros esporte, levando outras fabricantes japonesas a seguir seus passos.
O modelo topo de linha Z432 trazia sob o imenso capô dianteiro o icônico motor S20, de seis cilindros em linha, com 24 válvulas e duplo comando no cabeçote (Dohc), que gerava 160 cavalos de potência e equipava também o Skyline GT-R (PGC10). O nome “432” vem das quatro válvulas por cilindro, três carburadores e dois comandos de válvulas.
A transmissão com tração traseira incluía o diferencial de deslizamento limitado, para evitar o bloqueio do eixo em reduções agressivas de marcha, combinado com as rodas de magnésio.
Pensado para o gosto do público estado-unidense, o Nissan Fairlady 240ZG (HS30) vinha equipado com motor de 2,4 litros e chegou ao mercado em 1970. Atendendo a pedidos, ele foi colocado à venda também no Japão, no final do ano seguinte.
Para o público japonês, foram oferecidas três variações: Fairlady 240Z, 240Z-L e 240ZG. Este último foi o mais notável, ostentando o design dianteiro exclusivo, que a Nissan chamou de “nariz G” (com “G” de grande, como na língua portuguesa).
O 240ZG se distinguia das outras duas configurações pela frente estendida, feita de fibra de vidro, e pelas lentes de vidro dos faróis em forma de bolha, admirados até hoje, a ponto de inspirarem o ainda inédito Z Proto.
Além da pegada esportiva, o desenho dianteiro do 240ZG concedeu ao modelo o coeficiente de arrasto de 0,39 Cx, fundamental para atingir a velocidade máxima de 210 km/h.
Em 1978, o Nissan Z passou pela sua primeira atualização completa. O novo modelo, batizado de S130, trazia placa de identificação reestilizada e vinha com o motor L28E, de seis cilindros em linha e 2,8 litros.
Em 1980, a Nissan adicionou uma versão de teto rígido conversível (T-top), satisfazendo ao público que aprecia viajar em companhia do sol e do vento a bordo, mas sem sacrificar a rigidez da carroceria.
O 280Z, chamado de “Super Z”, foi equipado com portas do tipo de asas de gaivota (que se abrem para cima) e outros itens especiais. Seu visual distinto o levou a estrelar uma das séries policiais mais populares da televisão do Japão, chamada Seibu Keisatsu, que deu ao 280Z o status de celebridade no país.
No vídeo a seguir (em japonês), é possível ver o Super Z nos bastidores das gravações, com sua pintura em preto e dourado, ao lado de outros astros da Nissan, como o Skyline RS, vermelho e cheio de truques.
Um dos mais cobiçados modelos da Nissan, o 300ZX (Z31), lançado em 1983, trazia o primeiro o motor V-6 turboalimentado produzido em série no Japão, o VG30ET, de 3,0 litros e 200 cv.
Uma edição especial do 300ZX foi lançada em 1984 para celebrar os cinquenta anos da Nissan, com apenas 5.148 veículos entregues no mercado dos Estados Unidos e outros 300 no Canadá.
O cupê de dois lugares, exclusivo nas cores prata e preto, incluía os melhores equipamentos do segmento, como o painel de instrumento digital. O cliente podia escolher entre a transmissão automática ou manual de cinco velocidades.
Marcando os 20 anos de lançamento do Nissan Z, uma nova versão chamada 300ZX foi lançada em 1989, com o codinome “Z32”. O design diferente de todos os antecessores apresentava um novo conceito que mesclava estilo e ótimo desempenho, com objetivo de rivalizar com os melhores carros esportivos do mundo.
Para tanto, a quarta geração do Nissan Z trouxe foi oferecida em configurações de dois ou quatro lugares (2+2), com duas variações do motor VG30DE, de 3.0 litros e seis cilindro em V: uma aspirada, de 225 cv, ou a versão biturbo, renomeada como VG30DETT, que fornecia 281 cv.
O carro apresentava tecnologias avançadas para a época, incluindo suspensão multilink nas quatro rodas e freios a disco com pinças de alumínio de quatro pistões, para assegurar o alto desempenho. O modelo exposto no espaço Nissan Heritage é a configuração topo de linha 300ZX Twin Turbo, de quatro lugares.
Depois que o 300ZX (Z32) foi descontinuado, em agosto de 2000, ficou no ar a dúvida a respeito da volta do icônico esportivo da Nissan.
A resposta veio em 2001, quando um carro conceito Z completamente novo foi revelado, chamado no Japão de Fairlady Z Versão ST, reaproximando o modelo do design típico dos esportivos europeus.
E com a apresentação do Nissan Z Proto, há duas semanas, o próximo capítulo da saga do esportivo japonês parece já estar bem escrito. Ainda sem data anunciada para o lançamento, o modelo virá equipado com faróis e lanternas totalmente de LEDs (diodo emissor de luz), central multimídia com tela tátil de 12,3 polegadas e uma nova versão do motor V-6 biturbo, cuja potência também não foi revelada, acoplado à transmissão manual de seis velocidades.
O design inteiramente redesenhado para homenagear os 50 anos de história do Nissan Z, criando uma assinatura que combina o passado com um visual moderno, traz o teto pintado na cor preta, em contraste com o amarelo suave da carroceria, e rodas de 19 polegadas com pneus de medidas de 255/40, na frente, e 285/35, atrás.
Fontes: Nissan do Brasil e Wikipédia I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação