A configuração mais apimentada do novo BMW Série 1 acaba de chegar ao mercado brasileiro. O BMW M135i xDrive já está disponível na rede de concessionárias autorizadas da marca no país ao preço sugerido de R$ 269.950, como opção ao 118i Sport GP, que desembarcou aqui em novembro do ano passado.
Produzida nas fábricas do BMW Group em Leipzig e Regensburg, na Alemanha, a terceira geração do BMW Série 1, lançada no ano passado no país com design completamente renovado, mais leve, eficiente, dinâmico e com novos recursos de conectividade. O BMW M135i xDrive traz o moderno propulsor BMW TwinPowerTurbo 2.0 de quatro cilindros, que desenvolve 306 cavalos, combinado à transmissão de oito marchas.
Externamente a versão esportiva do hatchback premium se diferencia pelo pacote M aerodinâmico, que inclui os novos parachoques, spoiler traseiro, retrovisores revestidos e o novo design das rodas de 18 polegadas. Os faróis full-LED adaptativos são separados pela grade, que, pela primeira vez, apresenta o tradicional formato de aro duplo unido ao centro nesta nova geração do modelo, além de ganhar a tela em colmeia na versão esportiva.
O BMW M135i xDrive está disponível em cinco opções de cores externas: a sólida Branco Alpino, e as metálicas Preto Safira, Vermelho Melbourne, Cinza Mineral e Azul Misano. Há ainda cinco opções de revestimento interno: Couro Dakota Preto/Preto; Couro Dakota Mocha/Preto; Couro Dakota Oyster/Preto; Couro Dakota Magma Red/Cinza e Couro Dakota Preto/Azul.
O projeto do novo Série 1 faz uso inteligente do alumínio no capô e na tampa traseira, aliado ao aço de alta resistência, o que possibilitou reduzir em até 30 kg o peso modelo em comparação ao antecessor, refletindo diretamente no comportamento dinâmico – como acelerações mais rápidas e frenagens em espaços menores, por exemplo – e na redução do consumo de combustível.
Ao mesmo tempo, a aplicação desses materiais aumentou ainda mais a rigidez à torção do chassi, o que se traduz em maior estabilidade nas curvas. Elementos de reforço, como a coluna em forma de bumerangue na parte traseira do veículo – conhecida como “Hofmeister Kink” -, contribuíram para esse aperfeiçoamento.
O chassi munido de recursos inovadores e integrados aos principais componentes dinâmicos proporcionam ao hatch maior agilidade, que pode ser nitidamente notada pelo motorista.
O resultado, segundo a fábrica alemã, é uma precisão dinâmica sem precedentes e que estabelece novos padrões dentro do segmento premium.
A nova arquitetura desenhada para o Série 1, por sua vez, reflete-se nas novas proporções e linhas fluidas e estilizadas. Visto de perfil, o desenho destaca ainda o nariz de tubarão na dianteira, além do capô mais curto, que se conecta ao parabrisa, e a linha do teto alongada, caindo levemente em direção à traseira do carro.
Com 4.319 milímetros de uma extremidade à outra, a nova geração do Série é 5 mm mais curta que seu antecessor no comprimento total, assim como na distância entreeixos, de 2.670 mm, reduzida em 20 mm. Por outro lado, a largura cresceu em 34 mm, passando para 1,799 m, enquanto a altura, agora de 1.434 m, aumentou em 13 mm, oferecendo mais espaço na cabine para ombros e cabeças. O peso total do BMW M135i xDrive é de 1.525 kg.
Já a parte posterior encorpada e a linha de ombros atlética, acima dos arcos das rodas, evidenciam a aparência mais poderosa e esportiva do novo modelo.
A capacidade do porta-malas de 380 litros, pequena para as bagagens de cinco ocupantes, pode ser estendida para 1.200 l com o banco traseiro rebatido.
O avançado motor BMW TwinPowerTurbo, de quatro cilindros e 1.998 cm³ de cilindrada, gera a potência de 306 cv, entre 5.000 e 6.250 rpm (166 cv a mais do que a configuração 118i Sport GP) e torque de 45,9 kgf.m, entre 1.750 e 4.500 rpm (ou 23, 4 kgf.m extras em relação à GP).
Combinado à transmissão automática esportiva Steptronic, de oito marchas, o conjunto é capaz de impulsionar o modelo de zero a 100 km/h em apenas 4,7 segundos (3,8s a menos que a GP) e à velocidade máxima de 250 km/h.
Além do sistema xDrive, que distribui entre as quatro rodas a potência e o torque gerados pelo motor, o trem de força do novo Série 1 M inclui ainda os controles de estabilidade (DSC) e de tração (DTC).
A economia de combustível é beneficiada com a função start/stop (que desliga e liga automaticamente a ignição em paradas breves, como nos semáforos ou congestionamentos, por exemplo) e a regeneração de energia de frenagem, que gera alimentação adicional para o sistema elétrico do veículo.
Internamente, além do espaço ampliado, a cabine oferece acabamento esportivo e sofisticado, misturando diferentes acabamentos e texturas, como aço escovado, couro e o material sintético conhecido Alcantara, com superfície acamurçada. Fora isso, há diversos elementos que fazem alusão à configuração identificada com os modelos de competição, como bancos dianteiros mais envolventes, soleiras, volante e cintos de segurança M Sport.
Outro aspecto aperfeiçoado no novo Série 1 é a ergonomia. Nele, o motorista passa a contar com o BMW Live Cockpit Professional, que inclui duas telas de 10,25 polegadas cada, localizadas dentro do seu ângulo de visão, uma no painel central e a outra no quadro de instrumentos iDrive, atrás do volante. Configuráveis conforme as preferências do usuário, elas exibem informações como dados do sistema de navegação e funções compartilhadas do smartphone pelo sistema Apple Car Play.
Outra tecnologia oferecida pelo novo M1 é o BMW Intelligent Personal Assistant (IPA) capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos; sua ativação pode ser feita por comandos de voz, tais como a expressão “Olá BMW”, ou qualquer outra programável. Fora isso, o sistema é capaz de aprender os hábitos do motorista e adaptar suas funções, como ligar automaticamente o aquecimento dos bancos em certa temperatura, entre outros.
Ao mesmo tempo, o sistema ConnectedDrive, com conexão à internet por meio de SIM Card (chip de celular), permite o acesso a informações como condições de trânsito em tempo real; alertas sobre manutenção de componentes (Teleservices); serviços de conveniência, como pontos de entretenimento, alimentação e hospedagem; e, ainda, pode acionar os serviços de emergência em caso de acidente (Chamada de Emergência Inteligente).
O BMW M135i xDrive tem como principais equipamentos o conjunto de airbags frontais, laterais dianteiros e cortinas dianteiros e traseiros; retrovisores externos com declinação e rebatimento; pacote interno de conveniência; ajuste lombar para motorista e passageiro; ar-condicionado automático digital com controle de duas zonas e iluminação interna customizável.
Está incluído também o pacote Comfort Access 2.0, que acende luzes de boas-vindas quando o motorista se aproxima a três metros do veículo portando a chave; a 1,5 m, as portas se destrancam e, afastando-se dois metros, o veículo é trancado automaticamente. Fora isso, a abertura do porta-malas é feita por meio de aproximação do pé sob parachoque traseiro
Em termos de tecnologia e conectividade, o modelo oferece head-up display (que exibe informações diretamente no parabrisa); sistema de som Surround Harman Kardon, com 16 alto-falantes; assistente de estacionamento com câmera de ré e sensores dianteiros e traseiros, que realiza todas as manobras automaticamente; e o sistema “Reversing Assist” o qual registra os últimos 50 metros percorridos.
Fonte: BMW Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação
Modelo | BMW M135i xDrive 2020 |
Origem | Alemanha |
Preço | R$ 269.950 |
Garantia | 2 anos |
Tipo | Hatchback, quatro portas |
Construção | Estrutura monobloco de aço, capô e tampa traseira de alumínio |
Nível de segurança contra impactos* (Padrão) | 5 estrelas (Euro NCAP) |
*Graduação de zero a 5 estrelas
Comprimento | 4.319 mm |
Largura (s/ retrovisores) | 1.799 mm |
Altura | 1.434 mm |
Vão livre do solo | 153 mm |
Entreeixos | 2.670 mm |
Peso (tanque cheio) | 1.525 kg |
Ocupantes | 5 |
Porta-malas | 380 a 1.200 litros |
Tanque de combustível | 50 litros |
Tipo | Combustão, gasolina, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, comando de válvulas variável no cabeçote, biturbo, sistema stop/start |
Diâmetro x curso | 94,6 x 82,0 mm |
Cilindrada | 1.998 cm³ |
Taxa de compressão | 9,5:1 |
Potência | 306 cv I 4.500 a 6.250 rpm |
Potência específica | 153 cv/litro |
Peso/potência | 4,9 kg/cv |
Torque | 45,9 kgf.m I 1.750 a 4.500 rpm |
Torque específico | 22,9 kgf.m/litro |
Peso/torque | 33,2 kg/kgf.m |
Tipo | Automática (Steptronic), com opção de trocas manuais na alavanca |
Marchas | 8 |
Tração | 4×4 variável (xDrive) |
Equipamentos | Controles de tração (DTC) e de estabilidade (DSC) |
Dianteira | Independente, tipo McPherson, com braços oscilantes inferiores, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais |
Traseira | Independente, multi-link, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais |
Dianteiro | Discos de aço ventilados, pinças de pistão simples |
Traseiro | Discos de aço ventilados, pinças de pistão simples |
Assistência | Eletromecânica (M Sport), sistema progressivo (Servotronic) |
Raio de giro | 14 m |
Rodas | Alumínio, 8J x 18″ |
Pneus | 225/40 R18 92 Y XL |
Combustível | Gasolina | Etanol |
Urbano (km/l) | N/D | – |
Rodoviário (km/l) | N/D | – |
Conforme testes do Inmetro
Classificação | N/D |
Selo Conpet (nível máximo no segmento) | N/D |
Conforme testes do Inmetro
Dióxido de carbono (CO2) | N/D |
Óxido de nitrogênio (NOx) | N/D |
Classificação | N/D |
Conforme testes do Inmetro
Aceleração (0 – 100 km/h) | 4,7 segundos |
Velocidade máxima | 250 km/h |
Conforme dados de fábrica