Novo BMW M135i xDrive estreia no Brasil

Configuração esportiva do novo Série 1 traz os pacotes M Sport, que agregam ainda mais desempenho e estilo. Motor 2.0 biturbo pode levar o hatch aos 250 km/h

Novo BMW M135i xDrive estreia no Brasil

A configuração mais apimentada do novo BMW Série 1 acaba de chegar ao mercado brasileiro. O BMW M135i xDrive já está disponível na rede de concessionárias autorizadas da marca no país ao preço sugerido de R$ 269.950, como opção ao 118i Sport GP, que desembarcou aqui em novembro do ano passado.

Produzida nas fábricas do BMW Group em Leipzig e Regensburg, na Alemanha, a terceira geração do BMW Série 1, lançada no ano passado no país com design completamente renovado, mais leve, eficiente, dinâmico e com novos recursos de conectividade. O BMW M135i xDrive traz o moderno propulsor BMW TwinPowerTurbo 2.0 de quatro cilindros, que desenvolve 306 cavalos, combinado à transmissão de oito marchas.  

BMW M135i xDrive 2020

Externamente a versão esportiva do hatchback premium se diferencia pelo pacote M aerodinâmico, que inclui os novos parachoques, spoiler traseiro, retrovisores revestidos e o novo design das rodas de 18 polegadas. Os faróis full-LED adaptativos são separados pela grade, que, pela primeira vez, apresenta o tradicional formato de aro duplo unido ao centro nesta nova geração do modelo, além de ganhar a tela em colmeia na versão esportiva.

O BMW M135i xDrive está disponível em cinco opções de cores externas: a sólida Branco Alpino, e as metálicas Preto Safira, Vermelho Melbourne, Cinza Mineral e Azul Misano. Há ainda cinco opções de revestimento interno: Couro Dakota Preto/Preto; Couro Dakota Mocha/Preto; Couro Dakota Oyster/Preto; Couro Dakota Magma Red/Cinza e Couro Dakota Preto/Azul.

BMW M135i xDrive 2020

O projeto do novo Série 1 faz uso inteligente do alumínio no capô e na tampa traseira, aliado ao aço de alta resistência, o que possibilitou reduzir em até 30 kg o peso modelo em comparação ao antecessor, refletindo diretamente no comportamento dinâmico – como acelerações mais rápidas e frenagens em espaços menores, por exemplo – e na redução do consumo de combustível.

Ao mesmo tempo, a aplicação desses materiais aumentou ainda mais a rigidez à torção do chassi, o que se traduz em maior estabilidade nas curvas. Elementos de reforço, como a coluna em forma de bumerangue na parte traseira do veículo – conhecida como “Hofmeister Kink” -, contribuíram para esse aperfeiçoamento.

BMW M135i xDrive 2020

O chassi munido de recursos inovadores e integrados aos principais componentes dinâmicos proporcionam ao hatch maior agilidade, que pode ser nitidamente notada pelo motorista.

O resultado, segundo a fábrica alemã, é uma precisão dinâmica sem precedentes e que estabelece novos padrões dentro do segmento premium.

BMW M135i xDrive 2020

A nova arquitetura desenhada para o Série 1, por sua vez, reflete-se nas novas proporções e linhas fluidas e estilizadas. Visto de perfil, o desenho destaca ainda o nariz de tubarão na dianteira, além do capô mais curto, que se conecta ao parabrisa, e a linha do teto alongada, caindo levemente em direção à traseira do carro.

Com 4.319 milímetros de uma extremidade à outra, a nova geração do Série é 5 mm mais curta que seu antecessor no comprimento total, assim como na distância entreeixos, de 2.670 mm, reduzida em 20 mm. Por outro lado, a largura cresceu em 34 mm, passando para 1,799 m, enquanto a altura, agora de 1.434 m, aumentou em 13 mm, oferecendo mais espaço na cabine para ombros e cabeças. O peso total do BMW M135i xDrive é de 1.525 kg.

BMW M135i xDrive 2020

Já a parte posterior encorpada e a linha de ombros atlética, acima dos arcos das rodas, evidenciam a aparência mais poderosa e esportiva do novo modelo.

A capacidade do porta-malas de 380 litros, pequena para as bagagens de cinco ocupantes, pode ser estendida para 1.200 l com o banco traseiro rebatido.

BMW M135i xDrive 2020

O avançado motor BMW TwinPowerTurbo, de quatro cilindros e 1.998 cm³ de cilindrada, gera a potência de 306 cv, entre 5.000 e 6.250 rpm (166 cv a mais do que a configuração 118i Sport GP) e torque de 45,9 kgf.m, entre 1.750 e 4.500 rpm (ou 23, 4 kgf.m extras em relação à GP).

Combinado à transmissão automática esportiva Steptronic, de oito marchas, o conjunto é capaz de impulsionar o modelo de zero a 100 km/h em apenas 4,7 segundos (3,8s a menos que a GP) e à velocidade máxima de 250 km/h.

BMW M135i xDrive 2020

Além do sistema xDrive, que distribui entre as quatro rodas a potência e o torque gerados pelo motor, o trem de força do novo Série 1 M inclui ainda os controles de estabilidade (DSC) e de tração (DTC).

A economia de combustível é beneficiada com a função start/stop (que desliga e liga automaticamente a ignição em paradas breves, como nos semáforos ou congestionamentos, por exemplo) e a regeneração de energia de frenagem, que gera alimentação adicional para o sistema elétrico do veículo.

BMW M135i xDrive 2020

Internamente, além do espaço ampliado, a cabine oferece acabamento esportivo e sofisticado, misturando diferentes acabamentos e texturas, como aço escovado, couro e o material sintético conhecido Alcantara, com superfície acamurçada. Fora isso, há diversos elementos que fazem alusão à configuração identificada com os modelos de competição, como bancos dianteiros mais envolventes, soleiras, volante e cintos de segurança M Sport.

Outro aspecto aperfeiçoado no novo Série 1 é a ergonomia. Nele, o motorista passa a contar com o BMW Live Cockpit Professional, que inclui duas telas de 10,25 polegadas cada, localizadas dentro do seu ângulo de visão, uma no painel central e a outra no quadro de instrumentos iDrive, atrás do volante. Configuráveis conforme as preferências do usuário, elas exibem informações como dados do sistema de navegação e funções compartilhadas do smartphone pelo sistema Apple Car Play.

BMW M135i xDrive 2020

Outra tecnologia oferecida pelo novo M1 é o BMW Intelligent Personal Assistant (IPA) capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos; sua ativação pode ser feita por comandos de voz, tais como a expressão “Olá BMW”, ou qualquer outra programável. Fora isso, o sistema é capaz de aprender os hábitos do motorista e adaptar suas funções, como ligar automaticamente o aquecimento dos bancos em certa temperatura, entre outros.

Ao mesmo tempo, o sistema ConnectedDrive, com conexão à internet por meio de SIM Card (chip de celular), permite o acesso a informações como condições de trânsito em tempo real; alertas sobre manutenção de componentes (Teleservices); serviços de conveniência, como pontos de entretenimento, alimentação e hospedagem; e, ainda, pode acionar os serviços de emergência em caso de acidente (Chamada de Emergência Inteligente).

BMW M135i xDrive 2020

O BMW M135i xDrive tem como principais equipamentos o conjunto de airbags frontais, laterais dianteiros e cortinas dianteiros e traseiros; retrovisores externos com declinação e rebatimento; pacote interno de conveniência; ajuste lombar para motorista e passageiro; ar-condicionado automático digital com controle de duas zonas e iluminação interna customizável.

BMW M135i xDrive 2020

Está incluído também o pacote Comfort Access 2.0, que acende luzes de boas-vindas quando o motorista se aproxima a três metros do veículo portando a chave; a 1,5 m, as portas se destrancam e, afastando-se dois metros, o veículo é trancado automaticamente. Fora isso, a abertura do porta-malas é feita por meio de aproximação do pé sob parachoque traseiro

BMW M135i xDrive 2020

Em termos de tecnologia e conectividade, o modelo oferece head-up display (que exibe informações diretamente no parabrisa); sistema de som Surround Harman Kardon, com 16 alto-falantes; assistente de estacionamento com câmera de ré e sensores dianteiros e traseiros, que realiza todas as manobras automaticamente; e o sistema “Reversing Assist” o qual registra os últimos 50 metros percorridos.

Fonte: BMW Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação

ModeloBMW M135i xDrive 2020
OrigemAlemanha
PreçoR$ 269.950
Garantia2 anos
TipoHatchback, quatro portas
ConstruçãoEstrutura monobloco de aço, capô e tampa traseira de alumínio
Nível de segurança contra impactos* (Padrão)5 estrelas (Euro NCAP)

*Graduação de zero a 5 estrelas

Comprimento 4.319 mm
Largura (s/ retrovisores) 1.799 mm
Altura 1.434 mm
Vão livre do solo 153 mm
Entreeixos 2.670 mm
Peso (tanque cheio) 1.525 kg
Ocupantes5
Porta-malas 380 a 1.200 litros
Tanque de combustível 50 litros
Tipo Combustão, gasolina, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, comando de válvulas variável no cabeçote, biturbo, sistema stop/start
Diâmetro x curso 94,6 x 82,0 mm
Cilindrada 1.998 cm³
Taxa de compressão 9,5:1
Potência 306 cv I 4.500 a 6.250 rpm
Potência específica 153 cv/litro
Peso/potência 4,9 kg/cv
Torque 45,9 kgf.m I 1.750 a 4.500 rpm
Torque específico 22,9 kgf.m/litro
Peso/torque 33,2 kg/kgf.m
TipoAutomática (Steptronic), com opção de trocas manuais na alavanca
Marchas8
Tração4×4 variável (xDrive)
EquipamentosControles de tração (DTC) e de estabilidade (DSC)
DianteiraIndependente, tipo McPherson, com braços oscilantes inferiores, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais
TraseiraIndependente, multi-link, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais
DianteiroDiscos de aço ventilados, pinças de pistão simples
TraseiroDiscos de aço ventilados, pinças de pistão simples
Assistência Eletromecânica (M Sport), sistema progressivo (Servotronic)
Raio de giro 14 m
RodasAlumínio, 8J x 18″
Pneus 225/40 R18 92 Y XL
CombustívelGasolinaEtanol
Urbano (km/l)N/D
Rodoviário (km/l)N/D

Conforme testes do Inmetro

Classificação N/D
Selo Conpet (nível máximo no segmento) N/D

Conforme testes do Inmetro

Dióxido de carbono (CO2) N/D
Óxido de nitrogênio (NOx) N/D
Classificação N/D

Conforme testes do Inmetro

Aceleração (0 – 100 km/h)4,7 segundos
Velocidade máxima 250 km/h

Conforme dados de fábrica