Primeiro jato Embraer E175-E2 completa voo inaugural

Aeronave com capacidade de até 90 assentos ficou no ar por mais de duas horas para avaliações técnicas e dinâmicas. Testes prosseguirão pelos próximos dois anos

Primeiro jato E175-E2 completa voo inaugural

O jato E175-E2, da Embraer, realizou hoje seu voo inaugural decolando das instalações da Empresa em São José dos Campos. O E175-E2 é o terceiro integrante da família E-Jets E2. O primeiro voo dá início a uma rigorosa campanha de teste em voo de 24 meses.

O E175-E2 decolou às 11:07 da manhã, no horário local, da pista adjacente ao complexo Faria Lima da Embraer e voou por duas horas e dezoito minutos. O jato decolou e pousou com controles fly-by-wire (FBW) no modo normal. A tripulação – formada pelo comandante Mozart Louzada, o primeiro oficial Wander Almodovar Golfetto e os engenheiros de voo Gilberto Meira Cardoso e Mario Ito -, avaliou o desempenho da aeronave, a qualidade do voo e o comportamento dos sistemas.

Embraer E175-E2

A Embraer utilizará três aeronaves na campanha de certificação do E175-E2. O primeiro e o segundo protótipos serão utilizados para testes aerodinâmicos, de desempenho e de sistemas. O terceiro protótipo será usado para validar as tarefas de manutenção e será equipado com os assentos para passageiros e demais itens de interior da cabine.

Em comparação ao E175 de primeira geração, o E175-E2 possui uma fileira adicional de assentos, podendo ser configurado com 80 poltronas em duas classes ou até 90 em classe única. Segundo a fabricante, o avião economizará até 16% em combustível e 25% nos custos de manutenção por assento, em comparação ao E175.

Ainda de acordo com a Embraer, assim como os modelos E190-E2 e o E195-E2, o E175-E2 terá os intervalos de manutenção mais longos na categoria de jato de corredor único, com 10.000 horas de voo para verificações básicas e sem limite de calendário para operações típicas do E-Jet. Na prática,  a empresa, isso significa 15 dias adicionais de utilização da aeronave por um período de dez anos em comparação com os E-Jets da geração atual,  

Embraer E175-E2

O E175-E2 apresenta novos motores Pratt & Whitney GTF™ PW1700G de alto desempenho, uma asa completamente nova, controles completos fly-by-wire e novo trem de pouso. Comparado ao E175 de primeira geração, 75% dos sistemas de aeronaves são novos.

A Embraer é líder mundial na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e conta com mais de 100 clientes em todo o mundo. Somente para o programa de E-Jets, a Embraer registrou mais de 1.800 pedidos e 1.500 aeronaves foram entregues. Atualmente, os E-Jets estão voando na frota de 80 clientes em 50 países. A versátil família de 70 a 150 assentos voa com companhias aéreas de baixo custo, bem como com operadoras regionais e tradicionais.

Fonte: Embraer I Imagens: Divulgação