A Jaguar Land Rover abriu as reservas para o novo Evoque em suas concessionárias brasileiras. As primeiras entregas estão previstas para julho. A segunda geração do crossover, revelada em novembro, chega reformulada de para-choque a outro, com novidades no design, carroceria, trem de força, tecnologias e equipamentos.
A primeira configuração a desembarcar no país será a topo de linha R-Dynamic HSE – equipada com o motor 2.0 Ingenium P300, a gasolina, de 300 cv, combinado ao sistema auxiliar elétrico MHEV, que recupera a energia cinética dos freios -, no valor de R$ 322.300.
O perfil contundente do Range Rover Evoque – com sua silhueta tipo cupê, caracterizada pela queda na linha do teto e pela linha de cintura alta e diagonal – foi mantido no novo modelo. O volume e as proporções sobressalentes, no entanto, foram amplificados com ombros mais pronunciados e arcos de roda mais largos, preenchidos pelos aros de 20 polegadas.
A nova interpretação do design marcante e dinâmico da primeira geração inclui também novos puxadores de porta retráteis e faróis totalmente de LED, que trazem uma imagem ainda mais sofisticada ao modelo.
O novo Evoque mantém os 4,37 m de comprimento, porém a distância entre-eixos foi aumentada em 21 mm, proporcionando espaço maior para as pernas de quem viaja no banco de trás. O novo desenho da suspensão traseira também ampliou a capacidade do porta-malas.
O entretenimento a bordo fica por conta do sistema Touch Pro Duo, desenvolvido pela Jaguar Land Rover, altamente intuitivo e compatível com smartphones por meio dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, composto por duas telas de 10 polegadas, no painel, e uma terceira, de 12,3”, no quadro de instrumentos do motorista, totalmente digital.
O novo Evoque é o primeiro veículo a disponibilizar as tecnologias Ground View – também chamada de “capô transparente”, ao permitir que se veja, por meio da tela, o que se passa logo à frente do para-choque dianteiro – e Clear Sight View, que transformao retrovisor interno numa tela de alta qualidade, na qual são projetadas as imagens captadas em 360º pelas câmeras posicionadas na grade dianteira, nos retrovisores laterais e na tampa traseira.
O modelo também traz a inovadora tecnologia Terrain Response 2, que, por meio do acionamento feito por um botão no console central da cabine, reconfigura automaticamente, os sistemas de transmissão, suspensão e de tração de acordo com as condições do terreno e climáticas, em tempo real, o que propicia maior conforto e segurança em qualquer viagem.
Outra grande novidade desta segunda geração do Evoque é o motor Ingenium P300, de 2.0 litros, a gasolina, que desenvolve 300 cv de potência e 40,8 Kgfm de torque. Acoplado à transmissão automática ZF de 9 velocidades, com opção de trocas manuais por meio de aletas atrás do volante (shift pads), o novo Evoque é capaz de sair da imobilidade aos 100 km/h em apenas 6,6 segundos e atingir a velocidade máxima de 242 km/h.
O propulsor é acompanhado da tecnologia MHEV (Mid Hybrid Electric Vehicle, na sigla em inglês) que utiliza a energia cinética gerada pela desaceleração do modelo para alimentar uma bateria de 48 V (em azul, na imagem acima), que alimenta o motor elétrico acoplado ao propulsor a combustão. Basicamente, é como se a partida do motor do nosso carro (igualmente elétrica e alimentada por bateria) funcionasse também em altas rotações, fornecendo uma energia adicional (e limpa) para movimentar o veículo, o que ajuda a reduzir o consumo de combustível e as emissões de poluentes.
As primeiras unidades a desembarcarem no mercado brasileiro vão contar ainda com opcionais como o kit black pack, que resulta em um visual externo mais arrojado por causa dos detalhes em preto na traseira, na dianteira e nas saídas de ar laterais do veículo. O novo Evoque também é o único no segmento a incluir, de série, ajuste elétrico de coluna de direção.
Com 217 prêmios recebidos ao redor do mundo – 17 deles no Brasil – desde seu lançamento em 2011, o Range Rover Evoque é o maior sucesso da Land Rover nas últimas décadas.