A Volkswagen acaba de apresentar mais um integrante da sua família de caminhões elétricos: o e-Delivery 13 toneladas, implementado na configuração 6×2. O modelo é o irmão maior do e-Delivery 11 toneladas 4×2, revelado em setembro na IAA, maior mostra de veículos comerciais do mundo, realizada na Alemanha.
Concebido no centro de desenvolvimento da VW Caminhões e Ônibus em Resende (RJ), o e-Delivery 13 ton 6×2 traz novo conjunto de trem de força e arquitetura modular para atender todo o portfólio de veículos comerciais elétricos Volkswagen. O motor elétrico entrega até 180 kW (244 cv) de potência com autonomia de até 200 km, variando de acordo com as condições de operação.
Com configuração de baterias íon-lítio níquel-manganês-cobalto (NMC), a autonomia da nova família e-Delivery alcança até 200 km, variando de acordo com a configuração do veículo e perfil da operação. A recarga das baterias pode ser realizada de forma flexível (30% em 15 minutos ou 100% em 3 horas). Para maximizar a performance do e-Delivery, o freio possui sistema dinâmico de regeneração, capaz de recuperar até 35% da energia durante a frenagem, que será utilizada para recarregar as baterias.
O e-Delivery 13 ton 6×2 tem terceiro eixo com rodado simples e suspensor para otimizar ainda mais a operação. O modelo também traz sistema de leitura inteligente do peso transportado pelo veículo para ajustar o consumo de energia, em conjunto com o Eco-Drive Mode.
Chassis, rodas e pneus seguem as características tradicionais e toda robustez da nova linha Delivery, compartilhando componentes da plataforma para garantir a sinergia e escala de componentes também com a família diesel, visando a redução de custos.
Em fase final de testes, o protótipo do VW e-Delivery 13 ton 6×2 está rodando pelas ruas de São Paulo a serviço de uma empresa de distribuição de bebidas. Segundo a montadora, os caminhões e-Delivery estão previstos para fabricação em série a partir de 2020.
Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.