A próxima edição anual do Festival de Velocidade Goodwood, que acontece neste final de semana, na cidade inglesa de Chichester, terá mais uma atração especial. Desta vez, além dos clássicos esportivos e de corrida que desfilarão em alta velocidade pelo circuito de apresentação, o evento deste ano será o palco para a primeira aparição em público, na quinta-feira (12), do protótipo Nissan GT-R50, redesenhado pelo Italdesign, um dos mais cultuados estúdios do mundo.
Primeiro projeto em parceria entre a montadora japonesa e a empresa fundada pelo gênio do design Giorgetto Giugiaro, o Nissan GT-R50 foi criado para celebrar os aniversários de 50 anos da Italdesign, em 2018, e do próprio esportivo, em 2019. O Nissan GT-R50 by Italdesign é uma reinterpretação com toque europeu da última geração do Nissan GT-R Nismo, combinando a força bruta com a perfeição italiana para os detalhes.
A Italdesign projetou, desenvolveu e construiu o carro. Esbanjando atitude, os designs interno e externo característicos do modelo foram criados pelos estúdios Nissan Design Europa e Nissan Design América, com destaque para a protuberância do capô, os faróis de LED alongados, a linha de teto rebaixada, além das proeminentes saídas de ar “samurai blade“, localizadas atrás das rodas dianteiras. A asa traseira ampla e ajustável, montada sobre dois apoios, completa o visual. O acabamento da carroceria foi feito na cor Liquid Kinetic Gray, com toques na cor Energetic Sigma Gold, em comemoração aos aniversários.
Por dentro, o Nissan GT-R50 by Italdesign reflete o pedigree de alta performance e modernidade característicos do bólido. Dois acabamentos em fibra de carbono diferentes são amplamente utilizados no console central, painel de instrumentos e revestimentos das portas. Já os bancos apresentam um refinado couro italiano na cor preta, associado ao Alcantara (tipo de couro com uma das superfícies acamurçadas), na mesma cor. Todo o cockpit exibe detalhes dourados, que remetem ao acabamento externo.
Para elevar o desempenho à altura do novo visual, o Nissan GT-R50 by Italdesign traz debaixo do capô o motor V6 VR38DETT, versão melhorada do VR38, de 3,8 litros, biturbo, que originalmente entrega nada menos do que 572 cv de potência a 6.800 rpm, e 65 Kgf.m de torque máximo entre 3.300 e 5.800 rpm. Com base na extensa experiência em competições GT3 da Nissan, a equipe da Nismo (divisão de corridas da marca japonesa) extraiu ainda mais força do engenho, que passa a despejar 720 cv a 7.100 rpm, e 79,5 Kgf.m de 3.600 a 5.600 rpm.
O sistema de transmissão usa a caixa Attesa E-TS de 6 marchas, com dupla embreagem, montada transversalmente, que permite trocas de maneira automática ou manual sequencial, que distribui a tração pelas quatro rodas. O motorista conta também com três modos de condução, que ajustam o câmbio e a suspensão: Comfort, Normal e R (Racing). Dependendo do apetite no acelerador, a tração é dividida em 50% para cada eixo, ou 100% concentrada nas rodas traseiras. O conjunto de amortecedores Bilstein foi revisado, enquanto o sistema de freios Brembo recebeu um redimensionamento, para dar conta do acréscimo de potência.
De acordo com a receptividade do GT-R50 by Italdesign pelo público no Festival de Goodwood e em outros eventos que acontecerão em todo o mundo nos próximos meses, há a possibilidade de ser produzida uma série limitada a 50 unidades inspiradas no protótipo, com preços partindo de aproximadamente 900 mil euros – ou R$ 4.023.000, na cotação de hoje.
“Nós da Italdesign temos uma longa história na transformação dos sonhos de nossos clientes em realidade. Ao juntar forças com nossos parceiros da Nissan, conseguimos fazer este GT-R passar da imaginação à realidade”, comentou Joerg Astalosch, CEO da Italdesign-Giugiaro S.p.A. “Juntos, temos a meta de fazer com que este ‘monstro’ de veículo transforme a vida de 50 apaixonados por carros.”
Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.