Avianca Brasil diploma primeira turma de pilotos formada só por mulheres

Iniciativa da companhia faz parte do programa Donas do Ar, criado pelo desenhista Maurício de Sousa, que busca promover o respeito e a igualdade de oportunidades




Avianca forma primeira turma de pilotos só de mulheres [divulgação l Avianca Brasil]

A Avianca Brasil formou nesta quarta-feira a primeira turma de pilotos composta apenas por mulheres da história da aviação nacional. A iniciativa da empresa aérea faz parte do programa Donas do Ar, que promove a equidade de gênero no ambiente de trabalho. Na cerimônia de formatura realizada em São Paulo, 16 pilotas receberam o certificado e homenagens. Em breve, todas passarão a voar pela companhia.

Em seu pronunciamento, o presidente da Avianca Brasil, Frederico Pedreira, lembrou que quando o projeto foi iniciado em 2017, menos de 2% do quadro de tripulantes técnicos era formado por mulheres. “Depois da implantação do programa, essa porcentagem subiu para 5%, a maior entre as aéreas brasileiras”, comemorou.

Avianca forma primeira turma de pilotos só de mulheres [divulgação l Avianca Brasil]
O programa Donas do Ar foi inspirado em outro chamado Donas da Rua, criado pela Maurício de Sousa Produções com a missão de incentivar o respeito e a igualdade de oportunidades entre todos. O projeto foi desenvolvido com base em três pilares: contratação de pilotas, transformação social e disseminação dos conceitos de diversidade e inclusão.

Com foco no primeiro pilar, além da constante divulgação de vagas em escolas de aviação, a companhia arca com os custos de parte das horas de voos necessárias para a formação das pilotas em simuladores. Com isso, a expectativa é aumentar em 10% o número de mulheres no quadro de pilotas a cada ano.

Antes da cerimônia de entrega de diplomas, a Avianca organizou um painel com o objetivo de discutir a equidade de gênero no mercado de trabalho. O bate-papo mediado pela jornalista Mônica Salgado contou com a participação da repórter Glória Maria, da Rede Globo, da executiva Mônica Sousa, da comandante Jaqueline Guglielmi e da diretora de RH Patrícia Nicieza, ambas da Avianca Brasil.

 




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário