Nissan GT-R50 criado pela Italdesign será revelado em Goodwood

Versão com desenho exclusivo e 720 cv de potência poderá ser produzida em série limitada a 50 unidades, com preço estimado em mais de R$ 4 milhões cada




Nissan GT-R50 by Italdesign [divulgação l Nissan]

A próxima edição anual do Festival de Velocidade Goodwood, que acontece neste final de semana, na cidade inglesa de Chichester, terá mais uma atração especial. Desta vez, além dos clássicos esportivos e de corrida que desfilarão em alta velocidade pelo circuito de apresentação, o evento deste ano será o palco para a primeira aparição em público, na quinta-feira (12), do protótipo Nissan GT-R50, redesenhado pelo Italdesign, um dos mais cultuados estúdios do mundo.

Primeiro projeto em parceria entre a montadora japonesa e a empresa fundada pelo gênio do design Giorgetto Giugiaro, o Nissan GT-R50 foi criado para celebrar os aniversários de 50 anos da Italdesign, em 2018, e do próprio esportivo, em 2019. O Nissan GT-R50 by Italdesign é uma reinterpretação com toque europeu da última geração do Nissan GT-R Nismo, combinando a força bruta com a perfeição italiana para os detalhes.

Nissan GT-R50 by Italdesign [divulgação l Nissan]
A Italdesign projetou, desenvolveu e construiu o carro. Esbanjando atitude, os designs interno e externo característicos do modelo foram criados pelos estúdios Nissan Design Europa e Nissan Design América, com destaque para a protuberância do capô, os faróis de LED alongados, a linha de teto rebaixada, além das proeminentes saídas de ar “samurai blade“, localizadas atrás das rodas dianteiras. A asa traseira ampla e ajustável, montada sobre dois apoios, completa o visual.  O acabamento da carroceria foi feito na cor Liquid Kinetic Gray, com toques na cor Energetic Sigma Gold, em comemoração aos aniversários.

Nissan GT-R50 by Italdesign [divulgação l Nissan]
Por dentro, o Nissan GT-R50 by Italdesign reflete o pedigree de alta performance e modernidade característicos do bólido. Dois acabamentos em fibra de carbono diferentes são amplamente utilizados no console central, painel de instrumentos e revestimentos das portas. Já os bancos apresentam um refinado couro italiano na cor preta, associado ao Alcantara (tipo de couro com uma das superfícies acamurçadas), na mesma cor. Todo o cockpit exibe detalhes dourados, que remetem ao acabamento externo.

Nissan GT-R50 by Italdesign [divulgação l Nissan]
Para elevar o desempenho à altura do novo visual, o Nissan GT-R50 by Italdesign traz debaixo do capô o motor V6 VR38DETT, versão melhorada do VR38, de 3,8 litros, biturbo, que originalmente entrega nada menos do que 572 cv de potência a 6.800 rpm, e 65 Kgf.m de torque máximo entre 3.300 e 5.800 rpm. Com base na extensa experiência em competições GT3 da Nissan, a equipe da Nismo (divisão de corridas da marca japonesa) extraiu ainda mais força do engenho, que passa a despejar 720 cv a 7.100 rpm, e 79,5 Kgf.m de 3.600 a 5.600 rpm.

Nissan GT-R50 by Italdesign [divulgação l Nissan]
O sistema de transmissão usa a caixa Attesa E-TS de 6 marchas, com dupla embreagem, montada transversalmente, que permite trocas de maneira automática ou manual sequencial, que distribui a tração pelas quatro rodas. O motorista conta também com três modos de condução, que ajustam o câmbio e a suspensão: Comfort, Normal e R (Racing). Dependendo do apetite no acelerador, a tração é dividida em 50% para cada eixo, ou 100% concentrada nas rodas traseiras. O conjunto de amortecedores Bilstein foi revisado, enquanto o sistema de freios Brembo recebeu um redimensionamento, para dar conta do acréscimo de potência.

Nissan GT-R50 by Italdesign [divulgação l Nissan]
De acordo com a receptividade do GT-R50 by Italdesign pelo público no Festival de Goodwood e em outros eventos que acontecerão em todo o mundo nos próximos meses, há a possibilidade de ser produzida uma série limitada a 50 unidades inspiradas no protótipo, com preços partindo de aproximadamente 900 mil euros – ou R$ 4.023.000, na cotação de hoje.

Nissan GT-R50 by Italdesign [divulgação l Nissan]
“Nós da Italdesign temos uma longa história na transformação dos sonhos de nossos clientes em realidade. Ao juntar forças com nossos parceiros da Nissan, conseguimos fazer este GT-R passar da imaginação à realidade”, comentou Joerg Astalosch, CEO da Italdesign-Giugiaro S.p.A. “Juntos, temos a meta de fazer com que este ‘monstro’ de veículo transforme a vida de 50 apaixonados por carros.”




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário