Daimler Trucks lança dois caminhões elétricos nos Estados Unidos

Modelos atendem aos segmentos de extrapesados e de médios. Fabricante pretende entregar um total de 30 unidades experimentais para clientes até dezembro

Freightliner eCascadia e Freightliner eM2 106 2018 ([Divulgação l Daimler Trucks]

A Daimler Trucks apresentou oficialmente, em Portland, nos Estados Unidos, o Freightliner eCascadia, caminhão pesado elétrico para operações de longo percurso, e uma versão do Freightliner eM2 106 do segmento de caminhões médios (PBT de 9 a 12 toneladas).

A Daimler Trucks North America (DTNA) planeja entregar uma frota inovadora com cerca de 30 caminhões elétricos a seus primeiros clientes dos Estados Unidos ao longo deste ano. Assim como já acontece com o caminhão elétrico FUSO eCanter e com o Mercedes-Benz eActros, a meta é obter experiência nos chamados e-trucks (caminhões elétricos), trabalhando em conjunto com os clientes para definir como esses veículos podem ser utilizados com eficiência nas operações de transporte.

O Freightliner eCascadia se baseia no Cascadia, caminhão pesado para longa distância e de maior sucesso no mercado do NAFTA, região de livre comércio da América do Norte. Com 730 cv, é quase silencioso, com destaque para o capô no estilo americano. A 550 kWh, suas baterias fornecem energia suficiente para uma autonomia de até 400 km, podendo ter 80% de recarga em 90 minutos para rodar mais 320 km.

O caminhão leve Freightliner eM2 106, por sua vez, é indicado para operações de distribuição. As baterias da nova versão elétrica proporcionam 325 KWh para até 480 cv. A autonomia do eM2 gira em torno de 370 km. Segundo possível carregar 80% de sua bateria em 60 minutos, o que é possibilita uma autonomia de cerca de 300 km.

Caminhões e ônibus elétricos Daimler Trucks ([Divulgação l Daimler Trucks]
Caminhões e ônibus elétricos Daimler Trucks ([Divulgação l Daimler ]
Com os dois “e-trucks” da Freightliner, o Mercedes-Benz eActros, o FUSO eCanter, bem como o ônibus urbano Citaro totalmente elétrico da Mercedes-Benz, e ainda o ônibus escolar Thomas Built Saf-T Liner C2 Jouley, a Daimler Trucks & Buses afirma ter o maior portfólio de veículos comerciais totalmente elétricos.

Na ocasião, a Daimer Trucks também anunciou a criação da unidade global E-Mobility Group (EMG), que consolida o desenvolvimento da fabricante em trens de força elétricos para veículos comerciais. O EMG é formado por colaboradores de diversas unidades de desenvolvimento da Daimler, que além de Portland, estão localizadas em Stuttgart (Alemanha) e Kawasaki (Japão).

“Esperamos que a demanda por caminhões e ônibus elétricos aumente”, diz Dr. Frank Reintjes, chefe da área de Trem de Força Global e de Engenharia de Fabricação da Daimler Trucks. “Somente fabricantes que lideram o setor, tanto em sistemas de propulsão convencionais como em elétrica, conseguem oferecer soluções convincentes do ponto de vista técnico e comercial. Sobre os trens de força convencionais, estamos sempre nos inspirando em seu bom desempenho para levar essa experiência para os sistemas de propulsão elétrica. Para isso, estabelecemos o E-Mobility Group, no qual nossos especialistas trabalharão em conjunto para o desenvolvimento das melhores tecnologias elétricas”.

About Universo Motor 1074 Articles
Jornalista e editor de conteúdo

Be the first to comment

Leave a Reply