A fabricante brasileira Embraer apresentou o jato executivo Phenom 100EX, a mais nova evolução da série Phenom 100, que conta com mais de 400 aeronaves em operação desde 2008. O bimotor comandado por único piloto fez sua estreia na Nbaa-Bace, um dos maiores eventos dedicados à aviação executiva do mundo, realizado de 17 a 19 de outubro, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
A série Phenom 100 é a plataforma da categoria de entrada (entry-level) mais confiável do segmento, afirma a empresa sediada em São José dos Campos (SP). A partir de sugestões feitas pelos clientes, o 100EX passa a oferecer nível superior de conforto na cabine, com versatilidade operacional e novos recursos de aviônica (eletrônica de bordo para comando da aeronave) aprimorados para oferecer a melhor experiência de voo.
O Phenom 100EX incorpora o padrão característico de design da Embraer, seja na disposição dos controles digitais de cabine Upper Tech Panel (painel superior de controle), quanto na ergonomia dos assentos, uso de materiais sustentáveis e mesas maiores para o trabalho.
“Estamos orgulhosos em anunciar o Phenom 100EX, uma aeronave projetada para oferecer excelência, conforto superior e tecnologia disruptiva que aprimora a segurança”, comemorou Michael Amalfitano, presidente da Embraer Aviação Executiva.
Desenhado para oferecer o mais alto nível de versatilidade e flexibilidade operacional, o modelo compacto de asa baixa mede 12,82 m de comprimento total, 4,35 m de altura (até o topo da cauda), 12,30 m na envergadura principal e 5,34 m na secundária.
Apesar de ser um jato do segmento de entrada, o Phenom 100EX oferece o máximo de conforto. A rampa com a escada de acesso é a mais ergonômica e elegante de sua classe, exalta a Embraer, associada à maior porta de entrada e o compartimento de bagagem mais espaçoso (1,98 m³) e acessível.
A configuração básica dos assentos segue o padrão de piloto mais cinco passageiros (1 + 5), mas, pode ser ampliado para até sete passageiros, com a inclusão de um banco lateral e outro certificado para decolagem e pouso no toalete.
A bordo, o conforto é priorizado com o conceito patenteado de cabine OvalLit, que oferece mais espaço para a cabeça e para as pernas, graças à maior altura (1,50 m) e largura (1,55 m) internas de sua classe, combinada com luz natural abundante através de janelas ampliadas.
O melhor interior de alta tecnologia da categoria também apresenta assentos ergonômicos, painéis de tecnologia superior, acabamentos com padrão Embraer Design DNA, mesas niveladas na parede e armario adicional no lavatório.
Da mesma forma, o espaço para as pernas do piloto foi ampliado, ao mesmo tempo em que é introduzido o conceito de cockpit aberto, para facilitar a comunicação dentro da cabine.
Líder em inovações de aviônica voltadas à segurança das operações, o Phenom 100EX é o primeiro em sua categoria a contar com o Runway Overrun Awareness and Alerting System (Roaas), sistema que atua em um dos momentos mais críticos do voo, apresentando o cenário claro das condições previstas de pouso.
Outas melhorias na eletrônica de bordo, embutidas no painel Garmin Prodigy Touch, incluem o sistema de visão sintética FlightStream 510; modo de descida de emergência; abordagem estabilizada; previsão de rajadas de vento (windshear preditivo); varredura volumétrica automática em 3D de raios e previsão de granizo, entre outras.
Os jatos da família Phenom são construídos para oferecer os mais altos níveis de flexibilidade operacional e versatilidade, combinados ao baixo custo de manutenção. A versão 100EX é equipada com dois motores Pratt & Whitney Canada PW617F1-E, com 1.730 libras de empuxo cada, o que lhe permite voar a até 41.000 pés de altitude (12.497 metros), com velocidade de cruzeiro de 406 nós (752 km/h) e máxima de Mach 0,70 (865 km/h).
Segundo a fabricante, além de oferecer o desempenho excepcional, o novo modelo também nasce como um dos jatos bimotores mais sustentáveis do mercado, permitindo o alcance (autonomia) de 1.178 milhas náuticas (2.182 km), com quatro ocupantes e reservas Nbaa IFR – suficiente para ir de São Paulo a Recife, sem escala.
O Phenom 100EX possui certificação tripla da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), FAA (Administração Federal de Aviação, na sigla em inglês) e pela Easa (Agência Europeia para a Segurança da Aviação, também na sigla em inglês).
Segundo a Embraer, toda a produção de 2024 já foi vendida e as próximas entregas estão disponíveis a partir do ano seguinte.
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: Embraer I Imagens: Divulgação