ELETRIFICADA: LINHA MERCEDES-BENZ GLA E GLB 2024 CHEGA AO BRASIL

Em duas versões de carroceria, novos SUVs compactos trazem retoques no design, sistema híbrido leve e extensa lista de equipamentos e recursos semiautônomos




A Mercedes-Benz começa a oferecer no mercado brasileiro a linha 2024 de SUVs compactos, disponíveis em duas versões de carroceria: a GLA, que tem foco na esportividade, sugerida, sobretudo, pelas colunas C (últimas) bem inclinadas, como as dos cupês; e a GLB, cuja proposta é oferecer mais espaço e conforto, seguindo o perfil tradicional das camionetas (não confundir com caminhonetes), no qual o teto se estende até o final do compartimento de carga, formando um ângulo reto (ou quase) com a tampa traseira.

Os novos modelos receberam atualizações exclusivas, externas e internas, e chegam em quatro configurações: o GLA 200 AMG Line e GLB 200 Progressive, ambos com motor de 1,3 litro e 168 cv, ao lado dos AMG GLA 35 4Matic e GLB 35 4Matic, equipados com propulsor 2.0 de 306 cv. Em comum, todos trazem uma novidade: o sistema híbrido leve de impulsão suplementar, que assegura respostas mais ágeis nas acelerações e retomadas de velocidade.

Mercedes-Benz GLA 200 AMG Line 2024

O design exterior de ambas as versões de carroceria recebeu novos parachoques e grades frontais desenhadas distintamente para cada configuração, combinados com sistema de iluminação totalmente de LED, com faróis High Performance. A identidade única para cada modelo também é declarada pelos detalhes de acabamento diferentes.

Começando pelo GLA 200 AMG Line, o SUV cupê de entrada da linha traz elementos com o padrão “de pista” da AMG – a divisão de competições e alto desempenho da Mercedes – como parachoques, rodas com desenho exclusivo de 20 polegadas, assentos com apoios laterais e acabamentos com aparência de fibra de carbono, que concedem ao modelo um perfil ainda mais esportivo, sofisticado e atraente.

 

Por sua vez, o GLB 200 Progressive tem personalidade mais familiar, denotada pelas rodas de 19″, acabamentos em madeira, assentos Confort e, particularmente, pela terceira fileira de assentos, que, segundo a Mercedes, lhe agrega a característica única em seu segmento de acomodar até sete ocupantes.

Mercedes-Benz GLB 200 Progressive

O GLA 200 AMG Line e o GLB 200 Progressive são equipados com o novo motor de quatro cilindros a gasolina, de 1.332 cm³ de cilindrada, que gera potência de 163 cv a 5.500 rpm e o torque máximo de 27,5 kgf.m entre 2.000 e 3.500 giros.

Para torná-lo ainda mais eficiente e ágil, a Mercedes agregou um sistema elétrico de 48 volts que atua como um híbrido leve, aliado a um motor de partida/gerador acionado por correia, conhecido como BSG (Belt-driven Starter-Generator), o qual adiciona até 13,5 cv (10 kW) de potência. Seu funcionamento está descrito na matéria de apresentação do novo Classe A.

Mercedes-Benz GLA 200 AMG Line

Assim, em situações em que se exige mais do acelerador, como retomadas de velocidade em baixas velocidades e ultrapassagens, o BSG fornece o impulso extra diretamente no virabrequim do motor a combustão, elevando sua velocidade e otimizando, também, o tempo para uso pleno do sistema de turbo. Este sistema híbrido leve ainda permite ao motorista manter a velocidade de cruzeiro em rodovias, com o motor de combustão desligado, resultando em menor consumo de combustível e maior autonomia.

Combinada à transmissão automática de dupla embreagem (DCT) de sete marchas, a propulsão híbrida é capaz de levar o GLA 200 AMG Line, que pesa 1.570 kg, a acelerar de zero a 100 km/h em 8,9 segundos, com máxima de 210 km/h, limitada eletronicamente. No caso do GLB 200 Progressive, de 1.640 kg, as marcas são de 9s3 e 207 km/h.

Mercedes-Benz GLB 200 Progressive

No interior, os GLA e GLB 200 passam a contar com duas telas de 10,25 polegadas (26 cm), uma no quadro de instrumentos, bem à frente do motorista, e a outra no centro do painel, integrada à mais recente geração do sistema multimídia Mercedes-Benz User Experience (MBUX), que pode ser ativada por comando de voz, com a frase “Hey Mercedes”, ou qualquer outra gravada pelo usuário.

A conectividade a bordo também traz novidades: o espelhamento de smartphones sem fio, via plataformas Apple CarPlay e Android Auto, e uma porta USB-C extra, com iluminação própria, assim como as já existentes.

Mercedes-Benz GLA 200 AMG Line

Diante da extensa lista de equipamentos de série disponível para ambas as versões, valem ser destacados, além dos que já foram citados acima, itens de comodidade como o sistema de partida sem chave (Keyless-go); assentos dianteiros esportivos revestidos em microfibra, com ajustes elétricos e memória; ar-condicionado digital Thermotronic de duas duas zonas; e o teto solar panorâmico. O GLB 200 Progressive também oferece a terceira fila de assentos.

A tecnologia embarcada nos novos utilitários esportivos da Mercedes ainda inclui um pacote completo de sistemas semiautônomos de auxílio à condução, entre eles o assistente de estacionamento Parktronic, que se baseia em câmeras de vídeo e sensores ultrassônicos para efetuar a manobra, sem intervenção do motorista ao volante.

Mercedes-Benz GLB 200 Progressive

O conjunto de tecnologias de segurança ativa (que têm a função de evitar acidentes), chamado de Driving Assistance, também recebeu atualizações. Por exemplo, agora, o Assistente de Manutenção de Faixa é controlado de forma ainda mais precisa pelo Controle de Direção Ativo, evitando que o veículo se desloque involuntariamente para a pista ao lado.

Este pacote ainda inclui outros assistentes ativos – de distância (Distronic), de direção, de frenagem e de ponto cego-, suporte para manobras evasivas e o patenteado Pre-Safe, que executa, em fração de segundo, diversas medidas de proteção aos ocupantes diante de um acidente iminente.

PERSONALIDADE AMG

Mercedes-Benz AMG GLA 35 4Matic

As configurações AMG GLA 35 e AMG GLB 35 também receberam retoques no design. Por fora, trazem novos parachoques, capôs e rodas AMG de 21″, na cor cinza titânio.

Por dentro, o novo volante multifuncional AMG Performance, com design de raios duplos, traz como diferencial as teclas AMG com mostradores brilhantes e lógica de operação intuitiva. Eles permitem controlar todos os programas de condução sem tirar as mãos do volante. Em conjunto com a última geração do Mbux, o sistema de som surround Burmester oferecea a experiência de áudio imersiva Dolby Atmos, com campo sonoro tridimensional.

Mercedes-Benz GLB 35 4Matic

Assim como o sedã AMG CLA 35, os novos SUVs com assinatura da preparadora esportiva trazem o poderoso e ágil motor turbo de quatro cilindros de 1.991 cm³, com potência de 306 cv a 6.100 rpm e torque máximo de 40,7 kgf.m na faixa de 2.500 a 4.000 rpm.

Toda esta energia é distribuída de forma adaptativa para as quatro rodas por meio da transmissão AMG Speedshift DCT 8G, de dupla embreagem e oito marchas, combinada à tração integral AMG Performance 4Matic.

Mercedes-Benz GLB 35 4Matic

Na pista de testes, o novo GLA 35, com total de 1.750 kg, disparou da imobilidade até os 100 km/h em 5,2 segundos, e pode chegar até a velocidade final limitada de 250 km/h. Já o GLB, de 1.820 kg, alcança os 100 km/h em 5s5, com a máxima limitada na mesma marca.

Como diferenciais esportivos em relação aos modelos apresentados no início desta matéria, os Mercedes-AMG GLA e GLB 35 4Matic adicionam à lista de equipamentos de série os itens com assinatura desenvolvidos pela preparadora alemã, como bancos com perfil de competição, cintos de segurança na cor vermelha e suspensões especiais.

Mercedes-Benz GLB 35 4Matic

Toda a nova linha de SUVs compactos premium Mercedes-Benz GLA e GLB já está disponível para encomendas na rede de concessionários da marca, com tabela sugerida de:

Modelo Carroceria Preço
GLA 200 AMG Line      Cupê R$ 369.900
GLB 200 Progressive   Camioneta R$ 389.900
GLA 35 4Matic        Cupê R$ 539.900
GLB 35 4Matic           Camioneta R$ 559.900

UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fonte: Mercedes-Benz Brasil I Imagens: Divulgação




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