![mercedes-amg-gla_destaque](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2023/12/mercedes-amg-gla_destaque-678x381.jpg)
A Mercedes-Benz começa a oferecer no mercado brasileiro a linha 2024 de SUVs compactos, disponíveis em duas versões de carroceria: a GLA, que tem foco na esportividade, sugerida, sobretudo, pelas colunas C (últimas) bem inclinadas, como as dos cupês; e a GLB, cuja proposta é oferecer mais espaço e conforto, seguindo o perfil tradicional das camionetas (não confundir com caminhonetes), no qual o teto se estende até o final do compartimento de carga, formando um ângulo reto (ou quase) com a tampa traseira.
Os novos modelos receberam atualizações exclusivas, externas e internas, e chegam em quatro configurações: o GLA 200 AMG Line e GLB 200 Progressive, ambos com motor de 1,3 litro e 168 cv, ao lado dos AMG GLA 35 4Matic e GLB 35 4Matic, equipados com propulsor 2.0 de 306 cv. Em comum, todos trazem uma novidade: o sistema híbrido leve de impulsão suplementar, que assegura respostas mais ágeis nas acelerações e retomadas de velocidade.
![](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2023/12/mercedes-gla-200-2024_3-4-diant-estudio.jpg)
O design exterior de ambas as versões de carroceria recebeu novos parachoques e grades frontais desenhadas distintamente para cada configuração, combinados com sistema de iluminação totalmente de LED, com faróis High Performance. A identidade única para cada modelo também é declarada pelos detalhes de acabamento diferentes.
Começando pelo GLA 200 AMG Line, o SUV cupê de entrada da linha traz elementos com o padrão “de pista” da AMG – a divisão de competições e alto desempenho da Mercedes – como parachoques, rodas com desenho exclusivo de 20 polegadas, assentos com apoios laterais e acabamentos com aparência de fibra de carbono, que concedem ao modelo um perfil ainda mais esportivo, sofisticado e atraente.
Por sua vez, o GLB 200 Progressive tem personalidade mais familiar, denotada pelas rodas de 19″, acabamentos em madeira, assentos Confort e, particularmente, pela terceira fileira de assentos, que, segundo a Mercedes, lhe agrega a característica única em seu segmento de acomodar até sete ocupantes.
![](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2023/12/mercedes-glb-200-2024_3-4-diant-estudio.jpg)
O GLA 200 AMG Line e o GLB 200 Progressive são equipados com o novo motor de quatro cilindros a gasolina, de 1.332 cm³ de cilindrada, que gera potência de 163 cv a 5.500 rpm e o torque máximo de 27,5 kgf.m entre 2.000 e 3.500 giros.
Para torná-lo ainda mais eficiente e ágil, a Mercedes agregou um sistema elétrico de 48 volts que atua como um híbrido leve, aliado a um motor de partida/gerador acionado por correia, conhecido como BSG (Belt-driven Starter-Generator), o qual adiciona até 13,5 cv (10 kW) de potência. Seu funcionamento está descrito na matéria de apresentação do novo Classe A.
![](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2023/12/mercedes-gla-200-2024_3-4-tras-estudio.jpg)
Assim, em situações em que se exige mais do acelerador, como retomadas de velocidade em baixas velocidades e ultrapassagens, o BSG fornece o impulso extra diretamente no virabrequim do motor a combustão, elevando sua velocidade e otimizando, também, o tempo para uso pleno do sistema de turbo. Este sistema híbrido leve ainda permite ao motorista manter a velocidade de cruzeiro em rodovias, com o motor de combustão desligado, resultando em menor consumo de combustível e maior autonomia.
Combinada à transmissão automática de dupla embreagem (DCT) de sete marchas, a propulsão híbrida é capaz de levar o GLA 200 AMG Line, que pesa 1.570 kg, a acelerar de zero a 100 km/h em 8,9 segundos, com máxima de 210 km/h, limitada eletronicamente. No caso do GLB 200 Progressive, de 1.640 kg, as marcas são de 9s3 e 207 km/h.
![](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2023/12/mercedes-glb-200-2024_painel.jpg)
No interior, os GLA e GLB 200 passam a contar com duas telas de 10,25 polegadas (26 cm), uma no quadro de instrumentos, bem à frente do motorista, e a outra no centro do painel, integrada à mais recente geração do sistema multimídia Mercedes-Benz User Experience (MBUX), que pode ser ativada por comando de voz, com a frase “Hey Mercedes”, ou qualquer outra gravada pelo usuário.
A conectividade a bordo também traz novidades: o espelhamento de smartphones sem fio, via plataformas Apple CarPlay e Android Auto, e uma porta USB-C extra, com iluminação própria, assim como as já existentes.
![](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2023/12/mercedes-gla-200-2024_telas.jpg)
Diante da extensa lista de equipamentos de série disponível para ambas as versões, valem ser destacados, além dos que já foram citados acima, itens de comodidade como o sistema de partida sem chave (Keyless-go); assentos dianteiros esportivos revestidos em microfibra, com ajustes elétricos e memória; ar-condicionado digital Thermotronic de duas duas zonas; e o teto solar panorâmico. O GLB 200 Progressive também oferece a terceira fila de assentos.
A tecnologia embarcada nos novos utilitários esportivos da Mercedes ainda inclui um pacote completo de sistemas semiautônomos de auxílio à condução, entre eles o assistente de estacionamento Parktronic, que se baseia em câmeras de vídeo e sensores ultrassônicos para efetuar a manobra, sem intervenção do motorista ao volante.
![](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2023/12/mercedes-glb-200-2024_3-4-tras-estudio.jpg)
O conjunto de tecnologias de segurança ativa (que têm a função de evitar acidentes), chamado de Driving Assistance, também recebeu atualizações. Por exemplo, agora, o Assistente de Manutenção de Faixa é controlado de forma ainda mais precisa pelo Controle de Direção Ativo, evitando que o veículo se desloque involuntariamente para a pista ao lado.
Este pacote ainda inclui outros assistentes ativos – de distância (Distronic), de direção, de frenagem e de ponto cego-, suporte para manobras evasivas e o patenteado Pre-Safe, que executa, em fração de segundo, diversas medidas de proteção aos ocupantes diante de um acidente iminente.
PERSONALIDADE AMG
![](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2023/12/mercedes-gla-35-2024_3-4-diant-estudio.jpg)
As configurações AMG GLA 35 e AMG GLB 35 também receberam retoques no design. Por fora, trazem novos parachoques, capôs e rodas AMG de 21″, na cor cinza titânio.
Por dentro, o novo volante multifuncional AMG Performance, com design de raios duplos, traz como diferencial as teclas AMG com mostradores brilhantes e lógica de operação intuitiva. Eles permitem controlar todos os programas de condução sem tirar as mãos do volante. Em conjunto com a última geração do Mbux, o sistema de som surround Burmester oferecea a experiência de áudio imersiva Dolby Atmos, com campo sonoro tridimensional.
![](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2023/12/mercedes-glb-35-2024_3-4-tras-estudio.jpg)
Assim como o sedã AMG CLA 35, os novos SUVs com assinatura da preparadora esportiva trazem o poderoso e ágil motor turbo de quatro cilindros de 1.991 cm³, com potência de 306 cv a 6.100 rpm e torque máximo de 40,7 kgf.m na faixa de 2.500 a 4.000 rpm.
Toda esta energia é distribuída de forma adaptativa para as quatro rodas por meio da transmissão AMG Speedshift DCT 8G, de dupla embreagem e oito marchas, combinada à tração integral AMG Performance 4Matic.
![](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2023/12/mercedes-glb-35-2024_painel.jpg)
Na pista de testes, o novo GLA 35, com total de 1.750 kg, disparou da imobilidade até os 100 km/h em 5,2 segundos, e pode chegar até a velocidade final limitada de 250 km/h. Já o GLB, de 1.820 kg, alcança os 100 km/h em 5s5, com a máxima limitada na mesma marca.
Como diferenciais esportivos em relação aos modelos apresentados no início desta matéria, os Mercedes-AMG GLA e GLB 35 4Matic adicionam à lista de equipamentos de série os itens com assinatura desenvolvidos pela preparadora alemã, como bancos com perfil de competição, cintos de segurança na cor vermelha e suspensões especiais.
![](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2023/12/mercedes-glb-35-2024_3-4-diant-estudio.jpg)
Toda a nova linha de SUVs compactos premium Mercedes-Benz GLA e GLB já está disponível para encomendas na rede de concessionários da marca, com tabela sugerida de:
Modelo | Carroceria | Preço |
GLA 200 AMG Line | Cupê | R$ 369.900 |
GLB 200 Progressive | Camioneta | R$ 389.900 |
GLA 35 4Matic | Cupê | R$ 539.900 |
GLB 35 4Matic | Camioneta | R$ 559.900 |
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: Mercedes-Benz Brasil I Imagens: Divulgação