Extra! Extra! A equipe Mercedes-AMG Petronas F1 e Lewis Hamilton anunciaram o término de sua parceria mais do que vencedora no final da temporada de 2024.
A notícia põe fim ao que é atualmente um relacionamento de 17 anos na Fórmula 1 com a Mercedes-Benz e uma parceria de 11 anos com a equipe de fábrica.
Lewis ativou uma opção de liberação no contrato anunciado em agosto passado e esta temporada será, portanto, sua última pilotagem pelos Silver Arrows (flechas prateadas).
No comunicado distribuído à imprensa pela equipe Mercedes-AMG, Lewis Hamilton se pronunciou sobre o fim de seu relacionamento com a Mercedes-AMG.
“Tive 11 anos incríveis com esta equipe e estou muito orgulhoso do que conquistamos juntos. A Mercedes faz parte da minha vida desde os meus 13 anos. É um lugar onde cresci, então tomar a decisão de sair foi uma das decisões mais difíceis que já tive que tomar”, confidenciou o britânico.
E justificou a saída: “Mas é o momento certo para dar esse passo e estou animado para assumir um novo desafio. Serei eternamente grato pelo incrível apoio da minha família Mercedes, especialmente do Toto por sua amizade e liderança e quero terminar juntos em alta. Estou 100% comprometido em entregar o melhor desempenho possível nesta temporada e fazer do meu último ano com os Silver Arrows um ano inesquecível”, concluiu o heptacampeão.
O Diretor e CEO da equipe Mercedes, Toto Wolff, também se pronunciou: “Em termos de dupla de pilotos de equipe, nosso relacionamento com Lewis se tornou o mais bem-sucedido que o esporte já viu, e isso é algo que podemos olhar para trás com orgulho; Lewis sempre será uma parte importante da história do automobilismo da Mercedes”, afirmou o executivo.
“No entanto, sabíamos que a nossa parceria chegaria ao fim naturalmente em algum momento, e esse dia chegou. Aceitamos a decisão de Lewis de procurar um novo desafio e é emocionante contemplar as nossas oportunidades para o futuro. Mas, ainda temos uma temporada pela frente e estamos focados em correr para entregar um 2024 forte”, finalizou.
Em contrapartida, a Ferrari se limitou a divulgar a contratação do heptacampeão em apenas uma linha: “A Scuderia Ferrari tem o prazer de anunciar que Lewis Hamilton se juntará à equipe em 2025, com um contrato de vários anos.”
Campeão por sete vezes na Fórmula 1 (2008, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020), Hamilton é o piloto com o maior número de títulos na categoria, ao lado de Michael Schumacher, ídolo da Ferrari, equipe pela qual ele venceu cinco dos seus campeonatos. Contudo, Hamilton supera o alemão em número de Grandes Prêmios conquistados, com 103 vitórias, contra 91.
A NOVA CASA EM MARANELLO
Agora, Hamilton une seu currículo de maior vencedor da história à equipe com o maior número de vitórias e de títulos da Fórmula 1. Desde que estreou na categoria, no GP de Mônaco de 1950 – a segunda corrida da história da F1 – a equipe sediada em Maranello, nos arredores de Modena, ao norte da Itália, já viu seus bólidos vermelhos cruzando a linha de chegada na primeira posição por 243 vezes.
Ao longo destes 73 anos como protagonista na categoria máxima do automobilismo, a escuderia fundada pelo Comendador Enzo Ferrari levantou 21 títulos de pilotos e 16 de construtores. Ao mesmo tempo, a casa do Cavallino Rampante é a única equipe a ter participado de todas as temporadas da F1 disputadas até hoje.
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fontes: Mercedes-AMG, Scuderia Ferrari e Wikipedia I Imagens: Divulgação e reprodução da internet
Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.