Ford Thunderbird e Marilyn Monroe, símbolos de uma época

Lançado no início da década de 1950, esportivo de formas sedutoras e desempenho empolgante foi escolhido pela estrela de Hollywood como seu veículo pessoal




Ford Thunderbird e Marilyn Monroe, símbolos de uma época [Divulgação}

Marilyn Monroe, uma das maiores estrelas de Hollywood, gostava de carros e protagonizou cenas memoráveis junto deles, dentro e fora das telas. Numa de suas fotos famosas, ela aparece ao lado do dramaturgo Arthur Miller, seu marido à época, rodando em Nova York a bordo de um Ford Thunderbird 1955.

O veículo histórico da atriz foi vendido no ano passado pela casa de leilões Juliens, em Los Angeles, nos Estados Unidos, por US$ 490 mil. Ou seja, mais de seis vezes o preço de um Thunderbird 1956 em perfeitas condições, segundo o Hagerty Price Guide, tradicional guia de avaliação de carros clássicos do Reino Unido. Esse sobrepreço é justificado, segundo a Ford, pela aura de glamour, romance e tragédia associada à celebridade do cinema e da cultura pop mundial. No entanto, o maior valor pago por um Thunderbird continua a ser o da primeira unidade saída da linha de montagem, arrematada por US$ 660 mil em um leilão da Barret-Jackson, em 2009.

Ford Thunderbird 1955 que pertenceu a Marilyn Monroe [Divulgação]

Marilyn Monroe não escolheu o Ford Thunderbird por acaso – ambos eram símbolos da época. A versão original do carro, estilo roadster – conversível de dois lugares -, é fruto do caso de amor que os Estados Unidos tiveram com os esportivos europeus nos primeiros anos após a Segunda Guerra.

O primeiro protótipo do Thunderbird foi apresentado no Salão de Detroit de 1954 como resposta ao Chevrolet Corvette, lançado no ano anterior. Sua primeira geração, que chegou ao mercado em outubro do mesmo ano e produzida até 1997, vendeu mais de 4,2 milhões de unidades. No total, a Ford produziu 12 gerações de T-Birds, incluindo os relançamentos de 2002 e 2005.

Ford Thunderbird 1955 que pertenceu a Marilyn Monroe [Divulgação]

Classificado como carro pessoal de luxo, o Ford Thunderbird enfatizava tanto o conforto e a conveniência do motorista como o alto desempenho, criando um nicho totalmente novo no mercado automotivo norteamericano. Com motor V-8 de 225 cv e velocidade máxima de 180 km/h, era uma máquina poderosa na época. O ronco igualmente possante era acentuado pelo sistema de duplo escapamento.

Tinha também transmissão automática Ford-O-Matic de 3 velocidades, direção hidráulica, vidros e bancos elétricos e pneus com faixa branca. O interior luxuoso em branco e preto era complementado pelas duas capotas: uma conversível, feita de lona, e outra rígida e removível, de fibra de vidro, com janelas vigia (uma novidade no modelo 1956).

Ford Thunderbird e Marilyn Monroe, símbolos de uma época [Divulgação}

Conforme relata a marca norte-americana, Marilyn comprou o Ford Thunderbird em 1955 e o usou na cerimônia de casamento com Arthur Miller no ano seguinte, segundo reportagens da época. A estrela conservou o carro durante sete anos até dá-lo como presente de aniversário de 18 anos a John Strasberg, filho do diretor Lee Strasberg, em 1962. Ou seja, pouco antes de morrer em agosto do mesmo ano, aos 36 anos.

“O Ford Thunderbird é um dos produtos mais emblemáticos da história do automóvel”, diz Jim Farley, presidente de Novos Negócios, Tecnologia e Estratégia da Ford. “Cada geração do Thunderbird tinha uma personalidade única que marcou o início de uma nova era de inovações em design e tecnologia.”




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo