A Mercedes-Benz acaba de introduzir no cenário brasileiro o Classe A 2023, trazido para cá na versão hatchback de quatro portas e configuração esportiva A 200 AMG Line, com acabamento e itens de engenharia assinados pela divisão de alto desempenho da marca alemã.
Afora as atualizações no design, por dentro e por fora, que deixam o modelo familiar com a aparência ainda mais dinâmica, a maior novidade é que o compacto agora é um híbrido leve. Ou seja, traz combinado ao motor a combustão de 163 cv de potência um gerador elétrico auxiliar, resultando em maior agilidade nas acelerações e retomadas de velocidade, além de estender a autonomia do combustível. É como se fosse o “empurrãozinho” de um turbocompressor, só que elétrico.
O visual externo transmite a percepção de alta performance e elegância ao novo Classe A 200 AMG Line. Na dianteira, reforçam essa impressão o capô marcado por nervuras em relevo, a ampla grade do radiador cravejada de estrelas (de três pontas, obviamente) e pelos faróis adaptativos totalmente de LEDs (diodos emissores de luz), com suas superfícies planas e perfis agressivamente afilados.
Contribui para o visual arrojado do Classe A as rodas de 18” com design de cinco raios duplos e acabamento bicolor, formado pela pintura em preto brilhante e superfície externa diamantada, bem como os pneus de perfil baixo, com medidas de 225/45.
Na traseira, o novo difusor sob o parachoque e as lanternas também compostas totalmente por LEDs garantem um visual moderno e atraente, seja à luz do dia ou à noite.
De acordo com as informações de fábrica, o porta-malas do novo Classe A tem capacidade (razoável) para 350 litros, chegando a 1.190 l com o banco traseiro rebatido.
IMPULSO ELÉTRICO
Embaixo do belo capô, o novo Classe A 200 AMG Line traz o sistema de propulsão híbrido leve, que tem como elemento principal o motor a combustão de quatro cilindros em linha e 1.332 cm³ de cilindrada, com a potência impressionante de 163 cv a 5.500 rpm, e torque máximo de 27,5 kgf.m entre 2.700 e 3.500 giros.
A novidade é que ele traz acoplado um gerador elétrico acionado por correia conhecido como BSG (Belt-driven Starter-Generator), que combina o alternador – ou gerador de energia – e o motor de partida em um componente. O equipamento é instalado junto ao volante do motor, que é posicionado na junção com o câmbio.
Ao colocar o motor a gasolina em ação (partida), por exemplo, o BSG garante menor vibração e ruído do que os sistemas convencionais, afirma a Mercedes. Já com o carro em movimento, ele se junta novamente à unidade de tração de acordo com a demanda do acelerador, garantindo um impulso extra de até 10 kW (13 cv) nas acelerações e retomadas de velocidade, como se fosse um turbocompressor.
É uma tecnologia bastante semelhante à utilizada pelos atuais carros de Fórmula 1. Mas, no caso dos automóveis de série, o BSG traz mais uma vantagem: o sistema permite ao motorista manter a velocidade de cruzeiro na estrada, com o motor de combustão desligado, resultando em menor consumo de combustível e, assim, maior autonomia. Fora isso, por meio da avaliação do estilo de condução, uma função do computador de bordo chamada ECO Score 3.0 também orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica.
A energia que alimenta o sistema elétrico auxiliar vem de uma bateria de 48 volts específica, com recarga feita por meio de recuperação cinética. Traduzindo, quando o motorista pisa no freio, o sistema converte o movimento dos discos em eletricidade, a qual alimenta tanto a bateria de alta capacidade quanto o circuito de 12 volts, responsável pelo funcionamento dos faróis e demais acessórios do carro.
Combinado à transmissão automática de dupla embreagem DCT de sete velocidades, o conjunto de tração pode fazer o carro da família, com seus 1.440 kg de peso total, acelerar de zero a 100 km/h em 8,2 segundos e alcançar a velocidade máxima de 225 km/h (limitada eletronicamente).
REQUINTE INTERIOR
Por dentro, a arquitetura única nesse segmento dá origem a um ambiente de iluminação especial, mais a projeção do logo no chão, ao se abrir a porta. Os assentos esportivos, com ajustes elétricos e memória, possuem revestimento na cor preta com costuras em vermelho, em uma combinação de microfibra nas laterais e tecido na área central, materiais que utilizam insumos reciclados na maior parte de suas composições.
Esse mesmo padrão de acabamento é encontrado no painel, onde as saídas de ar em forma de turbina foram inspiradas no universo da aviação. O volante compacto, mas multifuncional, é forrado de couro também com costuras vermelhas, com design harmonizado ao do console central redesenhado.
A sofisticação que se espera de um modelo premium é mais o que correspondida pelo monitor formado por duas telas de 10,25 polegadas (26 cm) cada, que une o quadro de instrumentos à frente do motorista ao sistema multimídia, no centro do painel. Ambas podem ser personalizadas conforme as preferências dos usuários por meio de três estilos de exibição programados – Classic, Sport e Discret – e sete opções de cores.
O visor central, sensível ao toque, permite o controle de todas as funções do sistema de infoentretenimento Mbux (Mercedes-Benz User Experience) – que, segundo a montadora, está ainda mais intuitivo em sua utilização.
Nele, os ocupantes têm acesso, também, a outras funcionalidades como sistema de som, navegação, telefone e ajustes no veículo, entre outras. E, se você tiver alguma dificuldade para lidar com tanta tecnologia no início, o assistente de voz Mbux pode explicar as funções do veículo, como oferecer suporte para conectar o smartphone via Bluetooth, por exemplo.
A conectividade sem fio com os celulares também é possível através das plataformas Apple Carplay e Android Auto. Contudo, para garantir o acesso à rede mundial, uma porta USB-C extra foi adicionada e a capacidade de carregamento também aumentou.
A lista de equipamentos de série voltados ao conforto do novo Classe A 200 AMG Line ainda inclui ar-condicionado Thermatic; teto solar panorâmico; retrovisores externos com função antiofuscante e rebatimento automático; e módulo de bolso ou bolsa para travamento das portas e partida sem chave (Keyless-go).
A segurança é reforçada com o assistente ativo de frenagem; pacote Estacionamento, com câmera de ré e assistente de manobras Parktronic; e alarme antifurto com sistema Urban Guard. Veja mais detalhes do mais novo Mercedes-Benz já bem à vontade pelas belas paisagens brasileiras:
O Classe A 200 AMG Line 2023 já está disponível em toda a rede de concessionários da Mercedes-Benz, com preço sugerido de R$ 344.900.
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: Mercedes-Benz Brasil I Imagens: Divulgação