Apenas um mês depois da apresentação dinâmica na Europa, o novo BMW Série 3 já está à venda nas concessionárias da marca no Brasil, nas configurações 320i GP, Sport GP e M Sport, com preços a partir de R$ 315.950.
Líder de vendas entre os sedãs premium do mercado nacional, o modelo produzido na fábrica do Grupo BMW em Araquari (SC) está mais moderno e equipado. A maior novidade é o painel “emprestado” do BMW iX, que se caracteriza pelo amplo display digital em curva, formado por duas telas unidas.
A linha 2023 do Série 3 é oferecida com cinco opções de cores para a carroceria: branco alpino, preto safira, cinza skyscraper, azul phytonic e azul portimão.
O visual dianteiro apresenta novos padrões dos faróis totalmente de LED e adaptativos, com desenho de L invertido e contorno pronunciado. A inconfundível grade dianteira também teve redesenhados seus dois aros paralelos. Da mesma forma, o parachoque ganhou design mais moderno, com novas tomadas de ar em formato hexagonal.
Devido às dimensões compactas da carroceria, à longa distância entre os eixos e aos balanços curtos (que são distância entre o centro do diâmetro da roda e a extremidade do parachoque adjacente), o perfil do Série 3 apresenta aparência que sugere dinamismo. Por outro lado, a capacidade do porta-malas não é um dos pontos altos do sedã, oferecendo apenas 365 litros.
O contorno fluido da linha de teto interage com as rodas de liga leve de aro de 19” (opcionais), destacando a elegância do veículo.
Na traseira, o parachoque e o desenho das luzes da lanternas ganharam novo visual, deixando o sedã ainda mais elegante, mas sem perder a cultuada esportividade.
Os refletores verticais e as grandes ponteiras do escapamento – estas com acabamento cromado na opção M Sport -, enfatizam a aparência esportiva do novo Série 3. O amplo difusor, visto entre as saídas de escape, completam a aparência dinâmica do visual traseiro.
Por dentro, o novo Série 3 passa a ser equipado com o revolucionário BMW Live Cockpit Professional, formato por uma incrível tela curvada, composta por duas telas, de 12,3” (31,2 cm), para o quadro de instrumentos à frente do motorista, e de 14,9” (37,8 cm), do sistema multimídia. Ambas rodam o novo Sistema Operacional 8 da BMW e exibe as informações de maneira atraente e intuitiva.
Similar ao painel do BMW iX, a novidade coloca o novo Série 3 ombro a ombro com os modelos mais sofisticados e tecnológicos da marca.
Quanto à conectividade, o novo BMW Série 3 conta com o BMW ConnectedDrive, que fornece serviços como: chamada de emergência inteligente, aviso de manutenção por telemetria, navegação com informação de trânsito em tempo real, concierge (indicações de pontos de conveniência), portais de notícias, previsão do tempo e aplicativos.
Também há a comodidade de comandos à distância acionados pelo smartphone a partir do aplicativo My BMW, como trancar e destrancar as portas, acionar a buzina, localizar o veículo e enviar destinos direto ao sistema de navegação. Ainda é possível utilizar aplicativos do celular com a preparação para Apple CarPlay e Android Auto.
Debaixo do capô, o novo BMW Série 3 segue com o eficiente e potente motor BMW TwinPower Turbo 2.0 litros (1.998 cm³), de quatro cilindros em linha, flexível em combustível, que desenvolve 184 cv de potência e 30, 6 kgf.m de torque. A transmissão com câmbio automático de oito marchas mantém a tradição da tração no eixo traseiro.
Com esse conjunto, o sedã médio premium acelera de zero a 100 km/h em 7,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 235 km/h – uma referência no segmento, orgulha-se a BMW.
Entre os equipamentos disponíveis, destaque para os ar-condicionado com controle digital automático de três zonas, BMW Comfort Access 2.0 (destrava e acende luzes de boas-vindas ao se aproximar do carro e tranca o veículo ao se afastar sem necessidade de encostar na chave, além de possibilitar a abertura do porta-malas por meio da aproximação do pé logo abaixo do parachoque traseiro.
Assim como o design e o conjunto mecânico, o conteúdo de tecnologias de assistência semi-autônomas ao condutor do novo BMW Série 3 também é elogiável. Vale destacar o Driving Assistant (assistente de condução inteligente), que em situações de trânsito congestionado ou em longos deslocamentos, informa o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado (por exemplo, ao sair de uma vaga de estacionamento do shopping); riscos de colisão traseira; mudanças involuntárias de faixa de rolamento; e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções.
O novo sedã nacional da BMW tamém inclui os sistemas Parking Assistant (assistente para estacionamento semi-autônomo) e Reversing Assist, que refaz em marcha a ré nos últimos 50 metros percorridos pelo veículo, sem que o motorista precise tocar no volante.
Há, ainda, o Intelligent Personal Assistant (ou, “Assistente Pessoal Inteligente BMW”), sistema testado e desenvolvido pela divisão de engenharia da fabricante no Brasil, por meio de uma parceria com a equipe global, sediada na Alemanha.
O recurso é capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos, ativado por comando de voz com a frase “Olá BMW”, ou qualquer outra que for programada pelo motorista.
O modelo pode, ainda, se conectar com a Amazon Alexa e casas inteligentes, além de estar apto para receber atualizações remotas de software quando disponíveis.
Fonte: BMW Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação