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Especialmente para os amantes da velocidade, a Ford Performance tem uma ótima notícia, mas outra péssima. Começando pela novidade desalentadora, a repartição de alto desempenho da marca de Detroit encerrará a produção, até dezembro, do Ford GT. Lançado em 2005, o supercarro é a recriação do GT40, esportivo com motor V-8 que, em suas várias versões, assombrou as provas de resistência durante boa parte da década de ouro sessentista.
Por essa razão (e aí vem a boa nova), o adeus a este ícone das corridas – ou, esperemos, só mais um “até breve”-, será marcado de forma apoteótica com uma série muito especial e ainda mais personalizada, com produção limitada a 20 unidades.
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Batizada como Ford GT LM Edition 2022, a configuração de despedida presta homenagem à herança do GT40, o único modelo da América a vencer de forma absoluta a 24 Horas de Le Mans, a corrida de endurance mais difícil do mundo – e por quatro vezes consecutivas, de 1965 a 1969, incluindo o antológico domínio do pódio em 1966, quando ficou com as três primeiras posições na classificação geral da prova -, bem como à vitória do Ford GT na sua categoria, em 2016.
“Com materiais inovadores, design e engenharia, o Ford GT é diferente de qualquer outro supercarro de produção”, disse Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports.
E concluiu: “Ao fecharmos este capítulo do Ford GT, o LM Edition nos deu a chance de injetar ainda mais coração e alma de um carro de corrida que termina no pódio, promovendo o tributo às nossas vitórias em Le Mans.”
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O Ford GT LM Edition traz a carroceria de fibra de carbono coberta pela cor prata líquida, finalizada com detalhes em vermelho ou azul (à escolha do cliente), em referência ao Ford GT nº 68, que obteve a última vitória para o modelo no lendário circuito de La Sarthe.
As cores diferenciadas ressaltam a aerodinâmica inferior do supercarro, incluindo o defletor dianteiro, soleiras, suportes dos retrovisores externos, entradas de ventilação do motor e o difusor traseiro na parte final do assoalho.
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As rodas de fibra de carbono aparente, com aro de 20 polegadas, têm desenho de dez raios e detalhes no cubo central em vermelho ou azul correspondentes, além de porcas de titânio. As pinças de freio, fornecidas pela italiana Brembo, também são laqueadas em preto, para realçar a aparência sofisticada do LM Edition.
Outra exclusividade da série final do Ford GT é o par de saídas de escapamento de titânio, produzidas por meio de impressão em 3D (três dimensões), cujo design ciclônico indica o motor V-6 EcoBoost de 3,5 litros, biturbo, que despeja 660 cavalos de potência nas rodas traseiras. Ele é acoplado ao câmbio transversal de sete velocidades e com dupla embreagem, que oferece mudanças de marcha quase instantâneas. Acima das ponteiras do escape, o emblema GT LM de titânio também é impresso em 3D.
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O habitáculo biposto do Ford GT LM Edition apresenta elementos exclusivos, incluindo bancos de fibra de carbono revestidos de Alcantara(tipo de couro sintético com textura semelhante à da camurça) na cor preto ebony, com assento do motorista destacado em vermelho ou azul, cor que se repete nos detalhes do lado do passageiro e no botão de partida do motor.
O painel de instrumentos também é forrado em couro ebony e Alcântara, enquanto as colunas e o entorno do parabrisa são revestidos com o material acamurçado. Insertos com a trama da fibra de carbono aparente, com acabamento fosco, são vistos no console e nos arremates das colunas dianteiras.
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A fim de tornar o Ford GT LM Edition um tributo definitivo, a equipe Ford Performance procurou maneiras de incorporar o espírito do pódio de Le Mans em cada carro da série de despedida.
Como resultado, a preparadora localizou o motor do Ford GT (nº 69) que chegou no terceiro lugar na prova de 2016, que foi desmontado e guardado após a corrida. A partir de seu virabrequim (componente central que transforma o vai e vem dos pistões em movimento rotativo) foi produzido um pó de aço, do qual foi desenvolvida uma liga exclusiva, especialmente para esta ocasião. O material foi, então, usado para imprimir em 3D pequenas placas comemorativas, que serão fixadas no painel de instrumentos de cada uma das 20 unidades do Ford GT LM Edition.
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As entregas do Ford GT LM Edition começam neste início de outono no hemisfério norte (ou primavera, do lado de cá do Equador), encerrando em dezembro com a última unidade do superesportivo – ao menos como o conhecemos hoje.
Fonte: Ford global I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação