A Nissan apresenta a linha 2023 do Nissan Kicks, modelo mais vendido da marca no mercado brasileiro e fabricado em Resende (RJ). De forma geral, o novo Kicks é o mesmo carro lançado no início do ano passado que estreou a profunda reestilização do modelo. Segundo a marca, as novidades, agora, estão nas configurações de acabamento, conteúdo de equipamentos e cores externas.
No entanto, é preciso destacar outras duas mudanças relacionadas ao trem de força, não mencionadas na apresentação do novo modelo. A primeira é que o Nissan Kicks deixa de oferecer a opção de câmbio manual, antes disponível na configuração Sense. A partir de agora, o crossover compacto sai de fábrica exclusivamente com a transmissão automática continuamente variável Xtronic CVT.
Ao mesmo tempo, o motor 1.6 16V flex traz uma nova calibragem, que o deixou levemente mais econômico e baixou o nível de emissões. Mas, para isso, teve sua potência reduzida em um cavalo, quando abastecido somente com etanol, ou quatro cv, com 100% de gasolina, conforme os detalhes adiante. Contudo, nada que comprometa sensivelmente o desempenho do modelo ou suas aptidões para cumprir o papel de veículo familiar.
A novidade na lista de opções de acabamento para o Kicks 2023 é que a configuração Active não é mais uma exclusividade para o segmento de pessoas com deficiência (PcD) e passa a ser a porta de entrada para a linha, com preço inicial de R$ 110.990.
Com isso, o crossover compacto da Nissan amplia seu espectro de mercado oferecendo quatro níveis de finalização e de equipamentos – Active, Sense, Advance e Exclusive -, disponíveis em seis configurações. A tabela completa de preços está disponível no final do texto.
Externamente, a única “mudança” introduzida em todas as configurações do Kicks 2023 é o novo logotipo da marca japonesa, chamado de Nissan NEXT, visto na grade dianteira, tampa do porta-malas, centro do volante e cubo das rodas.
A maioria das novidades do Kicks 2023 se concentra no interior da cabine e visa aumentar a integração dos ocupantes com o veículo. Começando pela opção intermediária Advance, o console central e o apoio de braço trazem novo desenho, oferecendo 25% a mais de capacidade no porta-objetos e duas entradas USB tipo A (uma dentro e outra voltada para o banco traseiro).
Na Advance Pack Plus, os bancos trazem revestimento sintético e o retrovisor interno tem função eletrocrômica, que se ajusta automaticamente para evitar ofuscamentos ao motorista.
A configuração Exclusive, topo de linha, além de contar com o mesmo novo apoio de braço da Advance, volta a oferecer a opção cinza grafite para a pintura externa, combinada ao teto em preto brilhante e maçanetas na cor do carro.
Ao mesmo tempo, o sistema de monitoramento da pressão de pneus passa ser integrado como item de série.
No ponto mais alto do catálogo, o Kicks Exclusive Pack Tech 2023 traz o carregador para celular por indução e o pacote Nissan Safety Shield, que reúne avançados dispositivos de segurança, tanto com funções ativas -aquelas que ajudam a prevenir os acidentes – quanto passivas, capazes de reduzir os danos após a colisão.
Incorporado à linha Kicks desde o modelo lançado no ano passado, esse “escudo de segurança” (safety shield) engloba o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (Rcta); Monitoramento de Ponto Cego (BSW); Alerta Inteligente de Mudanças de Faixa (LDW); e o Acendimento Inteligente dos Faróis com ajuste de altura e intensidade (HBA). Essas tecnologias se juntaram aos recursos pré-existentes, como o Controle Dinâmico de Chassi (Chassi Control); Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB); Auxílio de Partida em Rampa (HSA); e Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento (MOD).
Quando o assunto é conforto e praticidade, outros dois itens se destacam a bordo do Kicks 2023. O primeiro é o sistema multimídia Nissan Connect, com tela sensível ao toque de 8″ (20,32 cm) e comandos extremamente intuitivos.
O equipamento permite a conexão com smartphones por meio das plataformas Android Auto e Apple CarPlay, além de contar com assistente de voz para leitura mensagens e aplicativos para reprodução de áudio. Também é possível conectar simultaneamente dois equipamentos via Bluetooth – um para fazer ou receber chamadas e o outro para conectar o aplicativo de navegação ou de música, por exemplo.
O outro é o sistema de áudio premium Bose Personal Plus, composto por oito alto-falantes de alta performance (sendo dois tweeters) e um amplificador digital, tem controles na tela do sistema multimídia e proporciona uma experiência de som imersivo em 360° (surround), seja apenas para os ocupantes dianteiros ou forma ampla por todo o interior da cabine.
Para o motorista, essa experiência é ainda mais envolvente, graças aos dois alto-falantes Bose UltraNearfiel de 2,5” (6,35 cm) embutidos no encosto de cabeça.
O Kicks 2023 mantém o motor HR16DE, também fabricado em Resende (RJ), de quatro cilindros em linha e 1.598 cm³ de cilindrada, flexível em combustível, com 16 válvulas e controle de abertura continuamente variável. Porém, sua potência declarada, a partir de agora, é de 113 cv, com torque máximo de 15,3 kgf.m, quando abastecido com etanol, e 110 cv e 15,2 kgf.m com gasolina. No modelo anterior, este mesmo engenho rendia 114 cavalos e o torque de 15,5 kgfm, com ambos os combustíveis.
Em que pese a marca não ter justificado essa pequena perda de potência, o motivo pode estar nas leves melhorias no índice de emissões de C02 na eficiência energética – leia-se consumo de combustível. De acordo com a tabela do Programa de Etiquetagem Veicular, mantido pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o Kicks Advance modelo 2022 emitia 0,279 g/km, caindo para 0,209 g/km agora, na versão 2023.
Em relação ao consumo, o crossover rodava, com etanol, 7,6 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada; com gasolina, as médias eram de 11,3 e 13,6 km/l, respectivamente. Já no modelo que está chegando às concessionárias, as médias com etanol melhoraram para 7,8 km/l, na cidade, e 9,6, na estrada; com gasolina, os números são de 11,4 e 13,9 km/l, na ordem. Em ambos os aspectos analisados – emissões e eficiência energética – o Nissan Kicks mantém a classificação B, em uma escala que vai de A (excelente) até E (péssimo).
A já conhecida transmissão Xtronic CVT é aperfeiçoada com a tecnologia D-Step, que simula a sequência de marchas, e com o modo Sport, para acelerações mais ágeis mesmo a partir de baixas rotações, o que contribui para baixar o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões, afirma a marca.
Confira a tabela completa da linha Nissan Kicks 2023:
CONFIGURAÇÃO | PREÇO |
Active CVT | R$ 110.990 |
Active CVT com central multimídia | R$ 112.990 |
Sense CVT | R$ 120.990 |
Advance CVT | R$ 129.990 |
Advance CVT Pack Plus | R$ 131.990 |
Exclusive CVT | R$ 143.490 |
Exclusive CVT Pack Tech | R$ 145.490 |
Fonte: Nissan do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação