Desde a década de 1960, a letra T, de Touring, identifica os modelos da Porsche que oferecem a experiência de direção especialmente autêntica, graças à condução precisa, equipamentos exclusivos e motores eficientes. Anteriormente reservada aos modelos 911 e 718, agora é a vez do Macan ser adicionado a essa lista de modelos de sucesso da Casa de Stuttgart, surgindo como o primeiro esportivo de quatro portas que levará a denominação especial.
Fiel ao espírito do 911 T lançado em 1968, o novo Macan T apresenta configuração ainda mais dinâmica e motor 2.0 turbo com peso reduzido, junto ao design atlético e itens de série ideais para o estilo de direção esportivo. Assim, o modelo se posiciona entre o Macan e o Macan S.
A pintura na cor cinza ágata metálico aplicada no acabamento de elementos dianteiros, retrovisores externos, proteções laterais, spoiler de teto e logotipos na parte traseira distinguem-no dos demais integrantes da série.
Também são itens de diferenciação as saídas de escape esportivas e os frisos dos vidros laterais em preto brilhante (black piano), assim como as faixas como logotipo “Macan T”.
Rodas Macan S com aro de 20 polegadas, exclusivamente pintadas na cor titânio escuro, também fazem parte do pacote. Os clientes podem escolher entre uma gama de 13 cores sólidas, metálicas e especiais para a pintura externa.
O interior do Macan T tem caráter próprio. Os bancos esportivos contam com estofamento exclusivo de couro preto e oferecem aquecimento e ajustes elétrico de oito vias, tudo de série. A parte central dos assentos dianteiros e dos traseiros laterais são finalizadas com tecido Sport-Tex, ao mesmo tempo em que os apoios de cabeça frontais ostentam o escudo da Porsche em relevo.
A cor contrastante vista por fora continua no interior do veículo, na forma de costuras decorativas prateadas nos bancos, nos apoios de cabeça e no volante esportivo GT multifuncional e aquecido, de série. Opcionalmente, ele pode vir revestido como material acamurçado Race-Tex com detalhes em textura de fibra de carbono; o ionizador para o sistema de ar-condicionado também pode ser solicitado à parte.
A lista de equipamentos standart adicionados ao modelo incluem, ainda, o elegante cronômetro Sport Chrono na parte superior do painel e as soleiras de alumínio com acabamento em preto e o logotipo “Macan T”.
A edição especial do esportivo de quatro portas também se beneficia de todos os novos elementos adicionadas à linha Porsche em 2021, como o console central redesenhado e o sistema Porsche Communication Management (PCM), com uma tela sensível ao toque de 10,9 polegadas (27,6 cm).
O motor 2.0 turbo de quatro cilindros do Macan T combina grande agilidade, baixo peso e design compacto, resultando em um equilíbrio ideal entre peso e desempenho. Comparado ao motor V6 biturbo de 2,9 litros dos modelos Macan S e GTS, o propulsor do Macan T pesa 58,8 kg a menos no eixo dianteiro. Isso dá ao veículo um excelente desempenho na arrancada e maior estabilidade nas curvas.
O Macan T dispõe da potência de 265 cv e 40,7 kgf.m de torque – características que se adequam ao design preciso do veículo e proporcionam uma experiência de direção emocionante. O motor é acoplado à transmissão PDK de sete marchas e dupla embreagem, que torna as trocas extremamente rápidas, combinada ao sistema de tração integral ativa Porsche Traction Management (PTM).
O pacote Sport Chrono inclui o seletor de modos e o botão Sport Response no volante (todos itens de série), permitindo ao Macan T acelerar de zero a 100 km/h em 6,2 segundos e atingir a velocidade máxima de 232 km/h.
O Macan T também vem equipado com o Porsche Active Suspension Management (Pasm), que permite rebaixar a carroceria automaticamente em 15 mm. As barras estabilizadoras no eixo dianteiro são mais rígidas e o ajuste do chassi do carro foi otimizado para criar a suspensão perfeita para o veículo e para o eixo motriz, resultando em um estilo de condução muito sensível e ágil aos comandos.
O Porsche Traction Management (PTM) também foi adaptado às exigências de condução do Macan T e especialmente concebido para transmitir a maior parte da tração para o eixo traseiro, tornando o comportamento da direção ainda mais esportivo. Também é possível incluir, opcionalmente, a suspensão a ar compatível com o Pasm, possibilitando o rebaixamento da carroceria em mais 10 mm.
O Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) também pode ser adicionado ao modelo: o sistema foi adaptado às características do Macan T e aprimora ainda mais a dinâmica de direção.
O Porsche Macan T já está disponível para pré-vendas no Brasil com o preço público sugerido de R$ 479.000. As primeiras entregas deverão ocorrer ainda neste primeiro semestre.
Fonte: Porsche do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação